O meu irmão Joaquim escreveu algo no seu blog colectivo "Apenas Oração", (cujo link vem em baixo) que me suscitou um comentário e que me parece oportuno aduzir ainda:
"Não... não vou à Missa porque não sinto nada e, como sou honesto, acho que não seria sério ir apenas para fazer figura de corpo presente" .
Mais ou menos nestes termos ouvimos com frequência esta resposta sem sentido nenhum e que é, apenas, a manifestação de uma profunda ignorância do que é - deve ser - a participação na Santa Missa dominical.
Estas pessoas pensam ou querem pensar, que se deve ir à Missa para satisfação pessoal, para "sentir" talvez, para "ficar bem" aos olhos de Deus.
Estão profundamente erradas porque a Missa ao Domingo não é algo que existe para nos satisfazer-mos a nós próprios mas sim para satisfazer a Deus, prestar-lhe o Culto a que tem direito, cumprir um dever que os cristãos têm obrigação de observar.
Essa "desculpa" de não "sentir" nada na Missa era precisamente aquela que eu utilizava, quando afastado da Fé e da Igreja, era por vezes "confrontado" comigo próprio em relação à prátcia religiosa, fruto sem dúvida da tradição, mas muito mais da semente plantada no meu coração.
ResponderEliminarNaquele tempo, resistia e não "ía" à Missa, com essa desculpa, alargada até com um pensamento incrível que era o de me querer convencer que Deus nem queria que eu fosse à Missa sem eu o desejar.
Enfim, graças a Deus, a semente plantada pelos nossos pais e educadores, acabou por dar fruto, e hoje participo da Missa, algumas vezes sem grande vontade, mas acreditando firmemente que estou a louvar, a celebrar o meu Deus, que me ama, proteje e guarda.
Um abraço