01/11/2011

Secura

O meu irmão Joaquim escreveu algo no seu blog colectivo "Apenas Oração", (cujo link vem em baixo) que me suscitou um comentário e que me parece oportuno aduzir ainda:


"Não... não vou à Missa porque não sinto nada e, como sou honesto, acho que não seria sério ir apenas para fazer figura de corpo presente" .


Mais ou menos nestes termos ouvimos com frequência esta resposta sem sentido nenhum e que é, apenas, a manifestação de uma profunda ignorância do que é - deve ser - a participação na Santa Missa dominical.


Estas pessoas pensam ou querem pensar, que se deve ir à Missa para satisfação pessoal, para "sentir" talvez, para "ficar bem" aos olhos de Deus.


Estão profundamente erradas porque a Missa ao Domingo não é algo que existe para nos satisfazer-mos a nós próprios mas sim para satisfazer a Deus, prestar-lhe o Culto a que tem direito, cumprir um dever que os cristãos têm obrigação de observar.

1 comentário:

  1. Essa "desculpa" de não "sentir" nada na Missa era precisamente aquela que eu utilizava, quando afastado da Fé e da Igreja, era por vezes "confrontado" comigo próprio em relação à prátcia religiosa, fruto sem dúvida da tradição, mas muito mais da semente plantada no meu coração.

    Naquele tempo, resistia e não "ía" à Missa, com essa desculpa, alargada até com um pensamento incrível que era o de me querer convencer que Deus nem queria que eu fosse à Missa sem eu o desejar.

    Enfim, graças a Deus, a semente plantada pelos nossos pais e educadores, acabou por dar fruto, e hoje participo da Missa, algumas vezes sem grande vontade, mas acreditando firmemente que estou a louvar, a celebrar o meu Deus, que me ama, proteje e guarda.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.