14/06/2011

Vocações na China comunista!

Observando
Uma povoação com apenas 400 católicos dá 14 vocações... na China comunista


A notícia chamou a atenção da agência Fides: uma pequena aldeia chinesa, em plena Rota da Seda, com uns 660 habitantes, dos quais uns 400 são católicos (umas 130 famílias), deu 14 vocações à Igreja nos últimos anos.


O povoadozinho, que se chama Zan Jia Cun, na diocese de Zhou Zhi, viu como das suas famílias surgiam 7 sacerdotes, 1 diácono, 3 religiosas, 2 seminaristas maiores e 1 menor. De facto, toda a diocese é famosa pelas suas muitas vocações.


O pároco de Zan Jia Cun comenta: “Muitos perguntam-nos qual é nosso segredo.  A verdade é que não sabemos se se trata de um segredo ou não. Vivemos a nossa fé intensamente. As famílias desta povoação rezam juntas todos os dias.  A Missa e reuniões de oração aos sábados e domingos são encontros fixos para todos. Inclusive aproxima-se gente de povoações vizinhas. Creio que estes pequenos testemunhos diários foram a base de uma evangelização forte e serviram para a formação de vocações."

Outra chave está na formação das crianças. "As crianças são educadas de acordo com princípios religiosos e de uma maneira simples desde o jardim-de-infância até à escola secundária.  As religiosas encarregam-se da formação ensinando o catecismo. Nunca há necessidade de preparar uma lista para a Adoração Eucarística na Semana Santa, ou noutras circunstâncias, pois a Igreja está sempre cheia, 24 horas por dia”, afirma o pároco.

Outras comunidades católicas visitam este povoado para trocar experiências de evangelização e de vocações. Também os não católicos assistem. Esta povoação é, além disso, modelo de desenvolvimento económico. “Alguns não católicos perguntam-nos como é que somos tão felizes, e dizemos-lhes que é pela nossa fé” conclui o pároco.
“Quando a gente teve mais dinheiro a primeira coisa que pensaram foi construir e renovar a casa de Deus. O nosso templo é o mais formoso em toda a região. Os sacerdotes e as religiosas que atendem esta povoação acordam às 4 da manhã com a reza do Rosário pelos fiéis”.

ReligionenLibertad, trad ama

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.