01/06/2011

Deus surpreende-nos: os fenómenos sobrenaturais

Para o desconhecido
Há algumas décadas pôs-se em moda entre certa corrente «modernista» de teólogos católicos e protestantes a prática de «desmitificar» as Sagradas Escrituras. Tal significava desprezar tudo o que de sobrenatural Bíblia apresentava; quer dizer, aquilo que a razão humana não conseguia entender devia interpretar-se como «mito» e, portanto, como não histórico. Evidentemente que, com semelhante invenção a única coisa que se conseguiu foi converter Deus em escravo das próprias leis naturais que Ele criou, incapaz, portanto, de manifestar a Sua omnipotência. Assim, fenómenos como o esplendor no rosto de Moisés (cfr. Ex 34, 29-35) ou a força de Sansão (cfr. Jue 13-16) deviam considerar-se meras lendas.
Mas a verdade é que Deus não só fez o que a Bíblia diz que fez em tempos do Antigo Testamento, mas também, a partir do Novo, Ele faz isso e muito mais. Provas? A vida de numerosos varões e mulheres de Deus ao longo da era cristã.
Eis aqui alguns dos numerosíssimos fenómenos sobrenaturais:
Fenómenos de ordem cognoscitiva
As visões. São de três tipos.
1) Visões externas são aquelas em que os olhos do corpo percebem uma realidade naturalmente invisível ao homem; em tal caso não é necessário que o objecto que se vê (pessoa ou coisa) esteja física e realmente presente, mas basta que se forme a imagem na retina. É ao que de normalmente se chama aparições.
2) Visões imaginativas são aquelas em que Deus estimula a imaginação do indivíduo a fim de lhe comunicar uma mensagem, de maneira que o subconsciente humano não é capaz de controlar ou dirigir o processo. Deste tipo são os sonhos proféticos.
3) Visões intelectuais são aquelas nas quais já não intervêm os sentidos mas só a inteligência, mas sem necessidade de empregar a faculdade de raciocínio, por isso se acede a um entendimento puro, superior a tudo o humanamente possível.
As locuções. São comunicações que Deus faz. Podem ser percebidas pelos sentidos externos (o ouvido) ou interiormente. É comum que visões e locuções se dêem ao mesmo tempo, mas não necessariamente. O beato Francisco Marto via mas não podia ouvir a Virgem em Fátima.
As revelações. São manifestações sobrenaturais de uma verdade oculta ou um segredo divino que Deus decide comunicar para bem geral ou para a utilidade de quem a recebe. Podem ser privadas (quando são feitas a um individuo, e não entram no depósito da fé) ou universais (as Sagradas Escrituras e a Tradição).
Conhecimento do interior de outrem. Deus comunica a um servo Seu os segredos do coração de outras pessoas, por exemplo, os seus pecados. Foi algo que experimentaram frequentemente o Santo Cura d’Ars e o padre São Pio de Pietrelcina.
A hierognosis. É o conhecimento do que é sagrado. Os que recebem esta graça são capazes de distinguir sem nenhum esforço da sua parte um objecto benzido de um que não o está, ou as autênticas relíquias dos santos.
Ciencia infusa universal. Tem lugar quando, sem estudo algum se possui um vastíssimo conhecimento da Sagrada Escritura, dos princípios da vida espiritual ou da teologia.
Fenómenos de ordem corporal
Os estigmas. Trata-se de chagas ou feridas, visíveis ou invisíveis, que concordam com as de Jesus Cristo na Paixão. Podem ser várias ou só uma. [1]
Suor de sangue. [2] É a expulsão de líquido sanguinolento através dos poros da pele, particularmente os da cara. O facto histórico por excelência é o de Jesus Cristo (Lc 22, 44). Houve um pequeno número de santos e pessoas pias que também tiveram suor de sangue.
Lágrimas de sangue. São uma efusão sanguinolenta através dos lacrimais. Estes casos são mais raros.
Jejum absoluto. Na Igreja tem havido muitos casos de jejum absoluto prolongado sem detrimento algum da saúde. O de Santa Catarina de Sena durou oito anos; o de Santa Ludovina de Schiedman, 28 anos, o da beata Caterina de Raconigi, dez anos. [3]
A vigília ou privação prolongada do sono. São Macário de Alexandria passou 20 anos contínuos sem dormir.
A agilidade. Consiste na traslação corporal praticamente instantânea de um lugar a outro. A Bíblia recolhe o caso do diácono Felipe, que foi imediatamente transportado por Deus à cidade de Azoto depois de baptizar o etíope (cfr. Hch 8, 39-40). Outros santos que experimentaram este fenómeno foram São Felipe Neri, Santo António de Lisboa e São Martín de Porres.
A bi-locação. Consiste na presença de uma mesma pessoa em dois lugares diferentes ao mesmo tempo. [4]
As levitações. É a elevação espontânea do solo e a manutenção do corpo humano no ar sem causa visível. Se o corpo se eleva um pouco chama-se êxtase ascensional; se se eleva a grande altura recebe o nome de voo extático; e se começa a andar velozmente a rés do solo, mas sem o tocar, chama-se marcha extática. [5]
A sutileza. É a passagem de um corpo através de outro. São Raymundo de Peñafort entrou no seu convento com as portas fechadas.
Esplendores. São irradiações luminosas que por vezes os corpos dos santos despedem, sobre tudo durante a contemplação ou o êxtase.
Osmogénesis. É a emanação sobrenatural de um certo perfume de subtil suavidade do corpo dos santos. [6]
Fenómenos de ordem afectiva
Êxtase místico. Estado de contemplação tão profundo que se suspendem os sentidos.
Os incêndios de amor. Fenómeno no qual o amor a Deus se manifesta exteriormente sob a forma de fogo que queima, inclusive materialmente, a carne e a roupa próxima ao coração. [7]
diana r. garcia b., conoce, trad ama, 2011.04.30



[1] Nota de ama: S. Francisco de Assis, S. Padre Pio
[2]  Nota de ama: Hematidrose 
[3] Nota de ama: beata alexandrina de balasar, em jejum absoluto desde 27de Março de 1942 a 13 de Outubro de 1950
[4] Nota de ama: S. Padre Pio
[5] Nota de ama: Stª. Teresa de Ávila
[6] Nota de ama: Stª Teresa de Lisieux
[7] Nota de ama: S. Felipe de Néri tinha permanentemente um enorme calor na zona do coração sensível a quem o tocasse.

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