19/04/2011

A ALEGRIA DA SEMANA SANTA

Ao tomar este título para guia da minha meditação de hoje estou bem ciente da dificuldade que se me apresenta.
Nestes dias santos, a Igreja traz-me aos olhos as cenas dramáticas da Paixão do Senhor começando na noite do Getzemani até ao Sepultamento ao entardecer de Sexta-Feira Santa!

Como, pois, falar de alegria tendo como referências tão marcantes as cenas dramáticas - de tragédia - que se recordam?

O Senhor suando sangue em indizível agonia!

A farsa do julgamento no Sinédrio, as troças, impropérios, cuspidelas, insultos, a turba vociferando "crucifica-o!", os espinhos, a selvática flagelação, a vacilante subida ao monte Calvário com extrema dor e inaudito sofrimento, os grossos pregos a rasgarem a carne...onde a alegria!?

Não é mais natural - e fácil - sentir pena, dó...tristeza?

Alegria!?

Olho para mim, constato as minhas misérias e fraquezas e pasmo em ter sido objecto de tamanhos sacrifício e entrega.

E, então, sim, sinto uma alegria indizível porque o Senhor - o meu Deus e Senhor - me salvou!

Esta alegria da Semana Santa é, talvez, a mais justificada das alegrias, tem as raízes em forma de cruz, baseia-se no sofrimento, explica-se na doação e entrega mais absolutas.

ama, 2011.04.19

1 comentário:

  1. Alegremo-nos sim, porque o Senhor na sua misericórdia nos faz dignos da sua salvação!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.