18/02/2011

Evangelho e comentário do dia












Tempo comum - VI Semana


Evangelho: Mc 8, 34 - 9, 1

34 Depois, chamando a Si o povo com os Seus discípulos, disse-lhes: «Se alguém quer seguir-Me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me.
9 1E dizia-lhes: «Em verdade vos digo que alguns dos que aqui se encontram não morrerão sem terem visto antes o reino de Deus vir com poder».

Comentário:

As condições para seguir Jesus são muito claras não deixando qualquer margem a tergiversações.

Qualquer homem tem a sua cruz de diferentes peso e tamanho consoante a justiça de Deus que não consente que sejamos provados além das nossas forças e, se permite a carga também dá a graça para a levar.

Mas isso depende de nós, de cada um em concreto porque não se pode seguir o Senhor levando a cruz de rastos, a contragosto, com raiva.

Não!

A cruz, a nossa cruz particular – e muito do seu peso deve-se a nós porque, como dizia São Filipe de Néri, somos muitas vezes os carpinteiros da nossa cruz – não deve ser transportada como um castigo, uma inevitabilidade. Por mais dolorosa que seja não se compara minimamente à Cruz onde Cristo nos mereceu a Redenção e, essa Cruz, carregou-a Ele sem ter culpa absolutamente nenhuma.

Ou seja, era, de facto, a nossa cruz!

Sim é verdade, seguir Jesus tem o seu preço, por vezes elevado mas, o bem do prémio é absolutamente desproporcionado ao sacrifício que a ele leva.

(ama, comentário sobre Mc 8, 34 - 9, 1, 2011.01.14) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.