16/01/2011

Evangelho e comentário do dia


Tempo comum - II Semana



Evangelho: Jo 1, 29-34

29 No dia seguinte João viu Jesus, que vinha ter com ele, e disse: «Eis o Cordeiro de Deus, eis O que tira o pecado do mundo. 30 Este é Aquele de Quem eu disse: Depois de mim vem um homem que é superior a mim, porque era antes de mim, 31 eu não O conhecia, mas vim baptizar em água, para Ele ser reconhecido em Israel». 32 João deu este testemunho: «Vi o Espírito descer do céu em forma de pomba e repousou sobre Ele. 33 Eu não O conhecia, mas O que me mandou baptizar em água, disse-me: Aquele sobre quem vires descer e repousar o Espírito, esse é O que baptiza no Espírito Santo. 34 Eu O vi, e dei testemunho de que Ele é o Filho de Deus».
Comentário:

O presente Evangelho explica de forma clara quem é Jesus Cristo  e porquê deseja o baptismo de João. Na verdade, ao ser baptizado segundo o rito de João, Jesus quer dar uma indicação clara que este baptismo é necessário para se ingressar no Reino que Ele vem anunciar. Com uma humildade sem limites, dispõe-se a que seja outro a fazer o que Ele próprio deseja que todos façam. 


Mais tarde dirá aos Seus discípulos como fazer: «Baptizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo», consagrando assim a “fórmula” do ritual. 


Não há outro título para os que aderem ao seu reino: Baptizados!


Este Baptismo, tal como o de João, limpa dos pecados que o baptizado possa ter cometido e, principalmente, restabelece a relação de Deus com a criatura que é baptizada. 


(ama, comentário sobre Jo 1, 29-34, 2010.12.22)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.