01/12/2010

Bom Dia! 63


Há fórmulas e esquemas variadíssimos para fazer esse exame e os autores espirituais dedicam-lhe muitas páginas de considerações e conselhos práticos para o levar a cabo.
Cabe a cada um encontrar a melhor forma, honesta e séria, que responda às suas necessidades de pacificação consigo mesmo e, também, de encontrar respostas adequadas aos problemas que sabe que tem. 


O exame exaustivo e pormenorizado de quanto se fez durante o dia não parece ser nem prático nem útil porque, além de difícil execução pode conduzir a uma complexidade de avaliações que acabam, quase sempre, em sentimentos derrotistas e cheios de escrúpulos, deformando aquilo que se é e, tendencialmente, estabelecendo comparações com aquilo que se desejaria ser se fosse possível.
A maior parte das vezes não somos, de facto, quem gostaríamos de ser e, em muitas coisas, não procedemos como consideramos que seria o ideal.


Porque, se temos uma ânsia, legítima, de perfeição, é preciso ter bem em conta se essa “fasquia” está de facto ao nosso alcance ou se não se trata de uma mera ambição impossível de conseguir.
63


Para ver desde o início, clicar aqui: http://sextodosnove-ontiano.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.