21/11/2010

Textos de Reflexão para 21 de Novembro

Domingo 21 Nov
                                                                                                             
Evangelho: Lc 23, 35-43  Domingo de CRISTO REI ir

35 O povo estava a observar. Os príncipes dos sacerdotes com o povo O escarneciam, dizendo: «Salvou os outros, salve-Se a Si mesmo, se é o Cristo, o escolhido de Deus». 36 Também O insultavam os soldados que, aproximando-se d'Ele e oferecendo-Lhe vinagre, 37 diziam: «Se és o rei dos Judeus, salva-Te a Ti mesmo!». 38 Estava também por cima da Sua cabeça uma inscrição: «Este é o Rei dos Judeus». 39 Um daqueles ladrões que estavam suspensos da cruz, blasfemava contra Ele, dizendo: «Se és o Cristo, salva-Te a Ti mesmo e a nós». 40 O outro, porém, tomando a palavra, repreendia-o, dizendo: «Nem tu temes a Deus, estando no mesmo suplício? 41 Quanto a nós fez-se justiça, porque recebemos o castigo que mereciam as nossas acções, mas Este não fez nenhum mal». 42 E dizia a Jesus: «Senhor, lembra-Te de mim, quando entrares no Teu reino». 43 Jesus disse-lhe: «Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no paraíso».
Comentário:

Na última hora, quase no derradeiro momento Jesus escuta o arrependido, concede o perdão e o prémio da vida eterna. Este episódio que São Lucas relata, levou alguém a considerar na XII Estação da Via-Sacra:
“Assim Jesus premeia o arrependido de última hora. Até ao último momento esperas por nós, pelo nosso arrependimento para nos dares o prémio da salvação eterna. Pudesse eu, Senhor, ter sido crucificado contigo e ser eu o destinatário das Tuas palavras.
Arrependo-me dos meus pecados passados e faço o firme propósito de não voltar a pecar, para que, em qualquer momento que possas chamar-me, mereça encontrar-me contigo no Paraíso.” 

(ama, meditação sobre Lc 23, 35-46, 2010.10.25)

Tema: Novíssimos – Paraíso 5
Essa adoração contínua de Deus é o supremo gozo, a felicidade mais completa que se possa imaginar. A alma encontra finalmente o fim para o qual foi criada por Deus. 

(ama, comentário sobre Paraíso 5, 2010.10.20)

Doutrina: CCIC – 566:  Quais os lugares favoráveis à oração?
                   CIC 2691; 2696

Em toda a parte se pode rezar, mas a escolha de um lugar apropriado não é indiferente para a oração. A igreja é o lugar próprio da oração litúrgica e da adoração eucarística. Também outros lugares ajudam a rezar, como um «recanto de oração» em casa; um mosteiro; um santuário.

Festa: Apresentação da Santíssima Virgem

                                                                                                                             
Nota Histórica 
Neste dia da dedicação (ano 543) da igreja de Santa Maria a Nova, construída perto do templo de Jerusalém, celebramos, juntamente com os cristãos da Igreja Oriental, a «dedicação» que Maria fez de Si mesma a Deus, já desde a infância, movida pelo Espírito Santo que a encheu de graça desde a sua Imaculada Conceição.                                                                                                


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.