06/11/2010

Textos de Reflexão para 06 de Novembro

Sábado 06 Nov

Evangelho: Lc 16, 9-15

9 «Portanto, Eu vos digo: Fazei amigos com as riquezas da iniquidade, para que, quando vierdes a precisar, vos recebam nos tabernáculos eternos.10 Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.11 Se, pois, não fostes fiéis nas riquezas iníquas, quem vos confiará as verdadeiras? 12 E se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso? 13 Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque, ou odiará um e amará o outro, ou se afeiçoará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro». 14 Ora os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam todas estas coisas e troçavam d'Ele.15 Jesus disse-lhes: «Vós sois aqueles que pretendeis passar por justos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; o que é excelente segundo os homens é abominação diante de Deus.

Comentário:

A verdadeira “chave” desta Parábola é a Fidelidade. O carácter firme e bem formado leva o homem a ser fiel a si mesmo, aos outros e a Deus. Não é possível merecer crédito algum quem não merece confiança e, só merece confiança quem é fiel. Aos seus princípios, à sua formação, àquilo que é como pessoa, como cristão, aos outros com quem se relaciona, sobretudo, com quem convive e assumiu compromissos e, finalmente, a Deus. As coisas pequenas como as grandes, o que escassa importância ou que tem muita, a pessoa fiel não faz acepções nem tem “variações” na sua conduta. Por isso mesmo se pode confiar nele sempre e sem reservas. 

(ama, comentário sobre Lc 16, 9-15, 2010.10.11)

Tema: Novíssimos - Morte 2
E se nós pensarmos que a morte nos leva à verdadeira vida? Fomos criados por Deus destinados a não morrermos. (CIC 1008) Então a verdadeira vida é aquela que não acaba, aquela que pela graça de Deus, estando preparados, alcançamos depois da morte.

(jma, sobre Morte 2, 2010.10.21)

Doutrina: CCIC – 451: Qual a atitude de Jesus em relação ao Sábado?                   
                   CIC – 2173

Jesus reconhece a santidade do Sábado e, com a sua autoridade divina, dá-lhe a sua interpretação autêntica: «O Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado» (Mc 2,27).

Festa: S. Nuno de Santa Maria

                                                                                                                                                              Nota Histórica 
Nuno Álvares Pereira, fundador da Casa de Bragança, nasceu em Santarém (Portugal) a 24 de Junho de 1360. Como Condestável do reino de Portugal, foi militar invencível; mas, vencendo se a si mesmo, pediu a admissão, como irmão leigo, na Ordem do Carmelo. Tinha uma admirável piedade e confiança para com a Santíssima Virgem Maria. Sentia grande satisfação em pedir esmolas pelas portas, desempenhar os ofícios mais humildes na casa de Deus, e mostrou sempre grande compaixão e liberalidade para com os pobres. Morreu no domingo da Ressurreição do ano 1431 (1 de Abril).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.