27/10/2010

Textos de Reflexão para 27 de Outubro

Evangelho: Lc 13, 22-30

22 Ia pelas cidades e aldeias ensinando, e caminhando para Jerusalém. 23 Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?». Ele respondeu-lhes: 24 «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque vos digo que muitos procurarão entrar e não conseguirão. 25 Quando o pai de família tiver entrado e fechado a porta, vós, estando fora, começareis a bater à porta, dizendo: Senhor, abre-nos. Ele vos responderá: Não sei donde sois. 26 Então começareis a dizer: Comemos e bebemos em tua presença, tu ensinaste nas nossas praças. 27 Ele vos dirá: Não sei donde sois; “afastai-vos de mim vós todos os que praticais a iniquidade”. 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacob, e todos os profetas no reino de Deus, e vós serdes expulsos para fora. 29 Virão muitos do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e se sentarão à mesa do reino de Deus. 30 Então haverá últimos que serão os primeiros, e primeiros que serão os últimos».
Comentário:

O que significa esta «porta estreita»? Porque muitos não conseguirão entrar por ela? Trata-se talvez de uma passagem reservada só a alguns eleitos? De facto, este modo de raciocinar dos interlocutores de Jesus, olhando bem, é sempre actual: a tentação de interpretar a prática religiosa como fonte de privilégios ou de seguranças está sempre presente. Na realidade, a mensagem de Cristo vai exactamente na direcção oposta: todos podem entrar na vida, mas para todos a porta é «estreita». Não há privilégios. A passagem à vida eterna está aberta a todos, mas é «estreita» porque é exigente, requer empenho, abnegação, mortificação do próprio egoísmo. 

(Bento XVI, Angelus, Castel Gandolfo, 2007.08.26)

Tema: Amigos 1
Bem disse do seu amigo o que lhe chamou a “metade da sua alma”. 

(S. Tomás de aquino, Suma Teológica, 2-2, q. 28, a. 1.)

Doutrina: CCIC – 441: É possível observar o Decálogo?
                   CIC –  2074, 2082

Sim, porque Cristo, sem o qual nada podemos fazer, nos torna capazes de observá-lo, com o dom do seu Espírito e da sua graça.

Festa: São Gonçalo de Lagos


Nota Histórica
Nasceu em Lagos (Portugal), no ano 1360; partiu para Lisboa, ainda jovem, com o intuito de ingressar num instituto religioso e tomou o hábito na Ordem dos Eremitas de S. Agostinho. Renunciou, por humildade, a doutorar se em Teologia. Foi prior em vários conventos da sua Ordem. Morreu em Torres Vedras no dia 15 de Outubro de 1422. (snl)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.