16/08/2010

Evangelho para 16Ago

Evangelho: Mt 19, 16-22

16 Aproximando-se d'Ele um jovem, disse-Lhe: «Mestre, que hei-de fazer de bom para alcançar a vida eterna?». 17 Jesus respondeu-lhe: «Porque me interrogas acerca do que é bom? Um só é bom. Porém, se queres entrar na vida eterna, guarda os mandamentos». 18 «Quais?», perguntou ele. Jesus disse: «Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19 honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo». 20 Disse-Lhe o jovem: «Tenho observado tudo isso. Que me falta ainda?». 21 Jesus disse-lhe: «Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-Me». 22 O jovem, porém, tendo ouvido estas palavras, retirou-se triste, porque tinha muitos bens.
Meditação:

Perfeito! Tu, Senhor, queres que seja perfeito? Sabes o que me pedes? A mim?!
Espanta-me este Teu pedido como se eu fosse capaz!
Sei que, Tu, não pedes impossíveis.
Reconheço que me conheces melhor – muito melhor - que eu próprio me conheço.
Então…tenho de concluir, que, ser perfeito, está ao meu alcance.
No meu caso, penso, que “não posso desfazer-me de tudo o que tenho e dá-lo aos pobres” porque as coisas que tenho não são minhas. O que posso, sim, é desapegar-me delas e, também, dos desejos de ter outras. Isso sim, posso fazer. Quero fazer. 

(ama, meditação sobre Mt 19, 16-22, 2010.07.13)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.