06/08/2010

Evangelho para 06 Agosto

Evangelho: Lc 9, 28-36

28 Cerca de oito dias depois destas palavras, tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu a um monte para orar.29 Enquanto orava modificou-Se o aspecto do Seu rosto, e as Suas vestes tornaram-se brancas e resplandecentes.30 E eis que dois homens falavam com Ele: Moisés e Elias, 31 os quais apareceram cheios de majestade, e falavam da morte que Ele devia sofrer em Jerusalém.32 Entretanto, Pedro e os que estavam com ele tinham-se deixado vencer pelo sono. Mas despertando, viram a majestade de Jesus e os dois varões que estavam com Ele.33 Enquanto estes se separavam d'Ele, Pedro que não sabia o que dizia, disse a Jesus: «Mestre, que bom é nós estarmos aqui; façamos três tendas, uma para Ti, uma para Moisés, e uma para Elias». 34 Estando ele ainda a falar, formou-se uma nuvem, que os envolveu; e tiveram medo quando entraram na nuvem.35 Então saiu uma voz da nuvem que dizia: «Este é o Meu Filho dilecto, escutai-O». 36 Ao soar aquela voz, Jesus ficou só. Eles calaram-se, e naqueles dias a ninguém disseram nada do que tinham visto.
Comentário:

A Transfiguração de Jesus é, talvez, um dos episódios mais misteriosos da vida pública de Jesus. Como se tivesse chegado a um ponto tal de cansaço ou desânimo pelas sucessivas incompreensões por parte dos que O rodeavam, incluindo alguns dos discípulos, Jesus como que "desvela" a Sua verdadeira identidade divina e humana. O Seu corpo de homem reveste-se então da glória e do esplendor da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
Fá-lo, justamente, na presença dos três Apóstolos que hão-de presenciar a Sua agonia no Monte da Oliveiras, como que preparando-os para o indizível choque que tal constituirá para eles.
A única coisa que manifestam, que ocorre a Pedro dizer, é que desejam ficar ali para sempre: «façamos três tendas...» dirá ele absorto pela beleza e grandiosidade do que contemplavam. (ama, comentário sobre Lc 9, 28-36, Julho 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.