Evangelho: Jo 15, 1-8
1 «Eu sou a videira verdadeira, e Meu Pai é o agricultor. 2 Todo o ramo que não dá fruto em Mim, Ele o cortará; e todo o que der fruto, podá-lo-á, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos em virtude da palavra que vos anunciei.4 Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode por si mesmo dar fruto se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. 5 Eu sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanecer em Mim, será lançado fora como o ramo, e secará; depois recolhê-lo-ão, lançá-lo-ão no fogo e arderá. 7 Se permanecerdes em Mim, e as Minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e ser-vos-á concedido. 8 Nisto é glorificado Meu Pai: Em que vós deis muito fruto e sejais Meus discípulos.
Meditação:
Quando, Senhor, vieres vindimar nesta Tua vinha, encontrarás frutos maduros, cheios, generosos ou, pelo contrário, não acharás senão uns raros cachos meio secos e murchos com umas uvas que não prestam para nada? Talvez eu não tenha podado o que devia, sempre que necessário; é possível que tenha adiado os tratamentos devidos à vinha e as pragas atacaram-na sem resistência; talvez eu tenha adormecido e tenha vindo um ladrão que roubou os melhores cachos deixando apenas os que não prestam…
Ó meu Deus! Ajuda-me a ser diligente e trabalhador, a permanecer vigilante e atento a cuidar desta vinha como devo, e Tu, tens o direito de esperar porque Te pertence.
(ama, meditação sobre Jo 15, 1-8, 2009.07.23)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.