18/06/2010

Textos de Reflexão para 18 de Junho

Evangelho: Mt 6, 19-23

19 «Não acumuleis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça os consomem, e onde os ladrões arrombam as paredes e roubam. 20 Entesourai para vós tesouros no céu, onde nem a ferrugem nem a traça os consomem, e onde os ladrões não arrombam as paredes nem roubam. 21 Porque onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração. 22 «O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho for são, todo o teu corpo terá luz. 23 Mas, se teu olho for malicioso todo o teu corpo estará em trevas. Se, pois, a luz que há em ti é trevas, quão tenebrosas serão essas trevas!

Meditação:

Lembro-me dos olhos de minha Mãe, negros como azeviche, com um brilho muito peculiar que pareciam ler os meus. Lembro-me deles húmidos de lágrimas rebeldes quando passava a Custódia com o Santíssimo abençoando os doentes em Fátima nos quais, eu, jovem de seis ou sete anos, me incluía. Lembro-me dos olhos de minha Mãe e tenho muitas saudades deles.
Mas, Senhor, o que eu de facto queria era ter uns olhos como os de minha Mãe, puros, límpidos sem nenhum vestígio de maldade ou malícia.
Como que eu gostaria, Senhor, de ter os olhos de minha Mãe, que agora contemplam a Tua divina Face. (ama, meditação sobre Mt 6, 19-23, 2010.04.29)

Tema: Humildade: O verdadeiro tesouro

Encontro, algures na minha natureza, alguma coisa que me diz que não há nada no mundo que seja desprovido de sentido, e muito menos o sofrimento. Essa qualquer coisa, escondida no mais fundo de mim, como um tesouro num campo, é a humildade. É a última coisa que me resta, e a melhor (...). Ela veio-me de dentro de mim mesmo e sei que veio no bom momento. Não teria podido vir mais cedo nem mais tarde. Se alguém me tivesse falada dela, tê-la-ia rejeitado. Se ma tivessem oferecido, tê-la-ia rejeitado (...). É a única coisa que contém os elementos da vida, de uma vida nova (...). Entre todas as coisas ela é a mais estranha (...). É somente quando perdemos todas as coisas que sabemos que a possuímos
(Óscar Wilde, in "De Profundis")

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.