Art.
8 — Se Cristo ficou sujeito ao dízimo na pessoa de Abraão.
O oitavo discute-se assim. — Parece que
Cristo, ficou sujeito ao dízimo na
pessoa de Abraão.
1. — Pois diz o Apóstolo, que Levi,
bisneto de Abraão, foi ficou sujeito ao dízimo em Abraão, porque quando este
pagou dízimos a Melquisedeque, ainda Levi estava nos lombos de seu pai. Ora,
semelhantemente, Cristo estava nos lombos de Abraão, quando pagou dízimos.
Logo, também Cristo pagou dízimos na pessoa de Abraão.
2. Demais. — Cristo é da raça de
Abraão, pela carne que recebeu de sua mãe. Ora, a sua mãe pagou dízimos na
pessoa de Abraão. Logo, pela mesma razão, Cristo.
3. Demais. — Pagou dízimos em Abraão
tudo quanto tinha necessidade de cura, como diz Agostinho. Ora, toda carne
sujeita ao pecado tem necessidade de cura. Como, pois, a carne de Cristo estava
sujeita ao pecado, como se disse, resulta que a carne de Cristo pagou dízimos
em Abraão.
4. Demais. — Isto de nenhum modo vai contra
à dignidade de Cristo. Pois, nada impede que um pontífice, cujo pai pagou o
dízimo a um simples sacerdote, o sobrepuje a este em dignidade. Embora, pois,
se diga que Cristo pagou dízimos, quando Abraão os pagou a Melquisedeque, nem
por isso fica excluído que Cristo fosse maior que Melquisedeque.
Mas, em contrário, Agostinho diz, que
Cristo não pagou dízimos em Abraão, porque a sua carne não tirou daí a
virulência de um ferimento, mas a matéria de um remédio.

Donde se deduz clara a RESPOSTA À
PRIMEIRA OBJECÇÃO.
RESPOSTA À SEGUNDA. — A Santa Virgem
foi concebida no pecado original e por isso existiu em Abraão como quem
precisava de cura. Por isso ficou sujeita ao dízimo nele, como nele descendente
por via seminal. Mas tal não se deu com o corpo de Cristo, como dissemos.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Diz-se que a
carne de Cristo foi contaminada do pecado, nos antigos patriarcas, pela
qualidade que tinha nesses patriarcas, que ficaram sujeitos ao dízimos, mas não
pela qualidade que tem em Cristo, actualmente nele existente, pois assim não
foi ficou sujeito ao dízimo .
RESPOSTA À QUARTA. — O sacerdócio
Levítico tinha uma origem carnal. Por isso, não existiu menos em Abraão que em
Levi. Donde, o facto de ter Abraão pago dízimos a Melquisedeque, como seu
maior, mostra que o sacerdócio de Melquisedeque, como simbolizando a figura de
Cristo, é maior que o sacerdócio levítico. Mas o sacerdócio de Cristo não teve
uma origem carnal, mas transmite-se pela graça espiritual. E assim podia dar-se
que o pai pagasse dízimos a um sacerdote, como o maior o paga ao menor; e
contudo o filho, sendo pontífice, fosse maior que esse sacerdote, não pela
origem carnal, mas pela graça espiritual, que recebeu de Cristo.
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.
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