O segundo discute-se assim. — Parece que
nos anjos não pode haver somente os pecados da soberba e da inveja.
1. — Quem quer que seja capaz do deleite
de qualquer pecado é também capaz desse pecado. Ora, os demónios deleitam-se
também com as obscenidades dos pecados carnais, como diz Agostinho. Logo, neles
também podem existir esses pecados.
2. Demais. — Como a soberba e a inveja são
pecados espirituais, assim também a preguiça, a avareza e a ira. Mas, como convém
ao espírito os pecados espirituais, à carne convém os carnais. Logo, não só a
soberba e a inveja podem existir nos anjos, mas também a preguiça e a avareza.
3. Demais. — Segundo Gregório, da soberba
nascem vários vícios e, semelhantemente da inveja. Ora, posta a causa, segue-se
o efeito. Se portanto, a soberba e a inveja podem existir nos anjos, por uma
razão semelhante, também o podem os outros vícios.
Mas, em contrário, diz Agostinho que o diabo não é fornicador, ou ébrio, nem vicioso de maneiras
semelhantes; é contudo, soberbo e invejoso.
DONDE A RESPOSTA À
PRIMEIRA OBJEÇÃO. — Os demónios
não se deleitam com as obscenidades dos pecados carnais, como se as desejassem;
mas tudo procede da inveja: deleitam-se com quaisquer pecados dos homens, por
serem estes impedimentos ao bem humano.
RESPOSTA À SEGUNDA. — A avareza, como pecado especial, é o apetite
imoderado das coisas temporais aplicadas ao uso da vida humana e que podem ser
avaliadas em dinheiro; e essas coisas, bem como as deleitações carnais, os demónios
não as desejam. Donde, a avareza, em acepção própria, não pode existir neles.
Mas, se por avareza se entender toda cobiça imoderada de possuir qualquer bem
criado, então ela inclui-se na soberba, que existe nos demónios. Porém a ira,
assim como a concupiscência, já é acompanhada de certa paixão; por isso não
pode existir nos demónios senão metaforicamente. Quanto à preguiça, ela é uma
forma de tristeza, que torna o homem tardo para os actos espirituais, por causa
do trabalho corporal, o qual não convém aos demónios. Assim, resulta claro, que
somente a soberba e a inveja são pecados puramente espirituais, que podem competir
aos demónios; contanto porém, que não se tome a inveja como uma paixão, mas
como vontade rebelada contra o bem de outrem.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Na inveja e soberba dos demónios se
compreendem todos os pecados delas derivados.
Revisão
da tradução portuguesa por ama
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