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28/02/2021

São Josemaria – Textos

 

Estás triste, meu filho?

Nunca desanimes, se és apóstolo. – Não há contradição que não possas superar. – Porque estás triste? (Caminho, 660)

 

A verdadeira virtude não é triste nem antipática, mas amavelmente alegre. (Caminho, 657)

 

Se as coisas correm bem, alegremo-nos, bendizendo a Deus que dá o incremento. – Correm mal? – Alegremo-nos, bendizendo a Deus que nos fez participar da sua doce Cruz. (Caminho, 658)

 

Para dar remédio à tua tristeza, pedes-me um conselho. – Vou dar-te uma receita que vem de boa mão – do apóstolo Tiago: – "Tristatur aliquis vestrum?" estás triste, meu filho? – "Oret!" Faz oração! – Experimenta e verás. (Caminho, 663)

Leitura espiritual Fev 28

 


Novo Testamento [i]


Evangelho


Lc I, 57-80

 

Nascimento de João

57 Entretanto, chegou o dia em que Isabel devia dar à luz e teve um filho. 58 Os seus vizinhos e parentes, sabendo que o Senhor manifestara nela a sua misericórdia, rejubilaram com ela. 59 Ao oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. 60 Mas, tomando a palavra, a mãe disse: «Não; há-de chamar-se João.» 61 Disseram-lhe: «Não há ninguém na tua família que tenha esse nome.» 62 Então, por sinais, perguntaram ao pai como queria que ele se chamasse. 63 Pedindo uma placa, o pai escreveu: «O seu nome é João.» E todos se admiraram. 64 Imediatamente a sua boca abriu-se, a língua desprendeu-se-lhe e começou a falar, bendizendo a Deus. 65 O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos, e por toda a montanha da Judeia se divulgaram aqueles factos. 66 Quantos os ouviam retinham-nos na memória e diziam para si próprios: «Quem virá a ser este menino?» Na verdade, a mão do Senhor estava com ele.

 

Cântico de Zacarias

67  Então, seu pai, Zacarias, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou com estas palavras: 68 «Bendito o Senhor, Deus de Israel, que visitou e redimiu o seu povo 69 e nos deu um Salvador poderoso na casa de David, seu servo, 70 conforme prometeu pela boca dos seus santos, os profetas dos tempos antigos; 71 para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam, 72 para mostrar a sua misericórdia a favor dos nossos pais, recordando a sua sagrada aliança; 73 e o juramento que fizera a Abraão, nosso pai, que nos havia de conceder esta graça: 74 de o servirmos um dia, sem temor, livres das mãos dos nossos inimigos, 75 em santidade e justiça, na sua presença, todos os dias da nossa vida. 76 E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos, 77 para dar a conhecer ao seu povo a salvação pela remissão dos seus pecados, 78 graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente, 79 para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz.» 80 Entretanto, o menino crescia, o seu espírito robustecia-se, e vivia em lugares desertos, até ao dia da sua apresentação a Israel.

 

Textos



  Morte

  Aproxima-se o tempo de prestar contas!

 Vaticínio? Profecia? Adivinhação?

  Bem pelo contrário. Uma certeza!

  Cada dia que passa, ficamos mais próximos desse último dia.

  Isto sendo uma realidade para todos homens, para o cristão não é um drama.

Não deve ser um drama.

Todos ouvimos em cerimónias fúnebres, o sacerdote repetir o que a nossa fé afirma e a Igreja apresenta:

  Uma mudança de estado, uma passagem para outra realidade, o início da Verdadeira Vida.

  Isto, sabemo-lo e acreditamos mas, sendo, como de facto é, uma consequência do pecado original, custa aceitar porque, naturalmente, ninguém gosta de ser castigado.

  E a questão põe-se desde sempre:

  Castigo?

Mas que culpa tenho eu que Adão e Eva tenham pecado?

  Culpa?

De facto, não temos culpa nenhuma.

Mas sofremos as consequências naturais.

  Adão e Eva foram criados em determinadas circunstâncias e com determinados predicados.

Um destes predicados era o estado permanente de inocência, o desconhecimento do bem e do mal.

Uma das circunstâncias era a ausência da morte, exactamente, porque a morte é consequência do pecado.

Assim compreende-se que Adão e Eva, ao pecar, tenham feito desaparecer a “circunstância” e, o ser humano, ficou sujeito à morte.

Esta questão tem sido debatida ao longo de toda a história e vultos importantes da filosofia e teologia se têm debruçado sobre ela.

   “O pecado original foi o grande fracasso, diga-se da humanidade. Esta rebelião contra Deus, seu Amigo, seu Pai, desencadeou uma total desintegração na sua unidade perfeita, e perdeu-se a harmonia inicial.

Adão e Eva que, até então, passeavam com o seu Pai Deus 'ao entardecer' - como significativamente narra a Sagrada Escritura -, escondem-se por temor. [1]

Esta quebra da amizade com Deus leva à ruptura com o próximo.

Provoca também a ruptura entre eles próprios: descobrem que estão nus e, envergonhados, vestem-se.

Finalmente, a desunião estende-se à natureza exterior, que lhes negará os frutos, e à sua própria natureza, que conhecerá a fadiga, a doença, a morte, as dores do parto e das doenças, o erro.” [2]

  Mas… se o homem não conhecesse a morte, como poderiam caber todos neste planeta?

Esta é uma questão infantilmente colocada?

  Perante o mistério da morte ficamos surpreendidos com a confusão que, por vezes, se instala no nosso espírito.

  Há uma mescla de sentimentos, onde, naturalmente, avulta a tristeza que o sentimento de perda provoca, mas que, surpreendentemente, não é o principal e é isto que mais nos causa estranheza e incompreensão.

  Fere-nos singularmente algum sentimento de alívio, do terminar de um sofrimento, do arrastar de uma situação séria, grave, por vezes dolorosa, em que a pessoa querida se vai degradando, fisicamente, perdendo gradualmente a sua autonomia, até acabar totalmente dependente para os mais elementares e simples actos fisiológicos.

  E este “sentirmo-nos feridos” quase nos envergonha porque pensamos – e bem – que não desejávamos que essa pessoa morresse, ao mesmo tempo que não queríamos que continuasse, assim, naquele estado de vida tão condicionada e sofredora.

Não é por essa morte ser previsível num espaço de tempo não muito longo, que se torna menos cortante - porque se trata de um corte definitivo e sem remédio -, porque, graças a uma espécie de esperança que nunca morre, esperamos sempre estar enganados e que uma súbita alteração das circunstâncias, mesmo sem explicação aparente – mas que sabemos acontece por vezes – venha alterar definitivamente a situação.

  De facto, a morte não tem remédio absolutamente nenhum, é definitiva.

 É este – definitivo – que nos leva à tal surpresa que falávamos no início.

  Não estamos habituados a que algo seja definitivo porque a vida, a nossa própria vida tal como a dos outros, está sempre em evolução e o hoje não é igual ao amanhã, nada se repete tal e qual, tudo se vai transformando, evoluindo.

  Vêm, depois, os outros, os familiares, mais ou menos próximos, os amigos mais ou menos chegados, companheiros de trabalho… e todos nos dizem mais ou menos as mesmas coisas.

Frases feitas, termos usuais nestas circunstâncias, ar contristado, pesaroso, tentando parecer muito mais íntimos do que na verdade são.

Depois, cumpridas estas formalidades, retiram-se para o exterior para “espairecer”, fumar um cigarro e, daí a pouco, estabelece-se como que uma assembleia que conversa, convive, troca impressões.

Sentimo-nos, talvez, como que numa espécie de teatro um pouco requentado e com um enredo pouco ou nada atraente.



[1] Cfr. Gen 3, 8

[2] FRANCISCO FERNÁNDEZ CARVAJAL & PEDRO BETTETA LÓPEZ, Filhos de Deus, DIEL, nr. 120



[i] Sequencial todos os dias do ano

Segundo Domingo da Quaresma

 

A Transfiguração, lida neste Domingo, depois de, no Domingo anterior, ter sido escutada a tentação, faz com ela, como que num grande painel de duas alas, uma espécie de grande abertura da Quaresma: mortificação e glorificação, tentação e glória, morte e ressurreição; são elas, de facto, a síntese do Mistério Pascal que vamos celebrar na Páscoa. Jesus vive em Si o mistério que a Sua Igreja agora celebra, e que ela viverá até à sua própria Transfiguração.

Reflexão

 

A Santa Missa

Alguns dizem: Assistir à Missa pela televisão, o computador… não interessa nada, não “vale”.

O conceito é profundamente errado porque, “assistir” à Missa não faz sentido nenhum.

Se vamos à Igreja “assistir” à Missa, porque não o poderemos fazer pela Televisão ou telemóvel?

O que está em causa é “assistir” quando o que deveria ser era: PARTICIPAR!

É aqui que  reside a diferença… assistir e partcipar são duas coisas completamente diferentes. Assisto à projecção de um filme, a uma peça de teatro e digo bem porque não participo nem no filme nem nas cenas teatrais.

Mas, a Santa  Missa não é para “assistir” é para participar. «Fazei isto em minha memória» foi o que Jesus disse clarissímamente e que os Apóstolos e os que se lhes seguiram entendenderam perfeitamente.

Donde, concluo: se pela televisão ou computador… “assisto” à celebração da Santa Missa, e a minha atenção, a minha alma tudo o que sou, quer, verdadeiramente quer, participar, então aúnica coisa que diferencia uma Missa da outra será a Comunhão Eucaristica, mas, esta é perfeitamente “substituida” pela Comunhão Espiritual, que é a que verdadeiramente interessa.

Uma Comunhão Eucaristica presencial, física, só é verdadeiramente Comunhão se no íntimo do nosso coração tivermos esses “sentimentos de pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e fervor dos Santos”.

Donde…

AMA 18.01.2021

Sacramentos

 


O Matrimónio

 

4. A paternidade responsável

 

«Se existem motivos sérios para distanciar os nascimentos, que derivem ou das condições físicas ou psicológicas dos cônjuges, ou de circunstâncias exteriores, a Igreja ensina que então é lícito ter em conta os ritmos naturais imanentes às funções geradoras, para usar do matrimónio só nos períodos infecundos e, deste modo, regular a natalidade» (Paulo VI, Enc. Humanae Vitae, 26-VII-1968, 16)

 

É intrinsecamente má «toda a acção que, ou em previsão do acto conjugal, ou durante a sua realização, ou também durante o desenvolvimento das suas consequências naturais, se proponha, como fim ou como meio, tornar impossível a procriação» (Ibidem, 16)

 

Mesmo que se procure atrasar uma nova concepção, o valor moral do acto conjugal realizado no período infecundo da mulher é diferente do efectuado com o recurso a um meio contraceptivo. «O acto conjugal, ao mesmo tempo que une profundamente os esposos, torna-os aptos para a geração de novas vidas, segundo leis inscritas no próprio ser do homem e da mulher. Salvaguardando estes dois aspectos essenciais, unitivo e procriador, o acto conjugal conserva integralmente o sentido de amor mútuo e verdadeiro e a sua ordenação para a altíssima vocação do homem para a paternidade» (Ibidem, 12). O acto conjugal realizado com a exclusão de um dos significados é intrinsecamente desonesto: «Um acto conjugal imposto ao próprio cônjuge, sem consideração pelas suas condições e pelos seus desejos legítimos, não é um verdadeiro acto de amor e nega, por isso mesmo, uma exigência da recta ordem moral, nas relações entre os esposos; ou «um acto de amor recíproco, que prejudique a disponibilidade para transmitir a vida que Deus Criador de todas as coisas nele inseriu segundo leis particulares, está em contradição com o desígnio constitutivo do casamento e com a vontade do Autor da vida humana. Usar deste dom divino, destruindo o seu significado e a sua finalidade, ainda que só parcialmente, é estar em contradição com a natureza do homem, bem como com a da mulher e da sua relação mais íntima» ( Ibidem, 13).

Pequena agenda do cristão

  


DOMINGO

Pequena agenda do cristão

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Viver a família.

Senhor, que a minha família seja um espelho da Tua Família em Nazareth, que cada um, absolutamente, contribua para a união de todos pondo de lado diferenças, azedumes, queixas que afastam e escurecem o ambiente. Que os lares de cada um sejam luminosos e alegres.

Lembrar-me:
Cultivar a Fé

São Tomé, prostrado a Teus pés, disse-te: Meu Senhor e meu Deus!
Não tenho pena nem inveja de não ter estado presente. Tu mesmo disseste: Bem-aventurados os que crêem sem terem visto.
E eu creio, Senhor.
Creio firmemente que Tu és o Cristo Redentor que me salvou para a vida eterna, o meu Deus e Senhor a quem quero amar com todas as minhas forças e, a quem ofereço a minha vida. Sou bem pouca coisa, não sei sequer para que me queres mas, se me crias-te é porque tens planos para mim. Quero cumpri-los com todo o meu coração.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?



[i] Cfr. Lc 1, 38
[ii] AMA, orações pessoais
[iii] AMA, orações pessoais
[iv] AMA, orações pessoais
[v] Btº Álvaro del Portillo (oração pessoal)





























27/02/2021

Pequena agenda do cristão

     



SÁBADO

Pequena agenda do cristão

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Honrar a Santíssima Virgem.

A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da Sua serva, de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome. O Seu Amor se estende de geração em geração sobre os que O temem. Manifestou o poder do Seu braço, derrubou os poderosos do seu trono e exaltou os humildes, aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel Seu servo, lembrado da Sua misericórdia, como tinha prometido a Abraão e à sua descendência para sempre.

Lembrar-me:

Santíssima Virgem Mãe de Deus e minha Mãe.

Minha querida Mãe: Hoje queria oferecer-te um presente que te fosse agradável e que, de algum modo, significasse o amor e o carinho que sinto pela tua excelsa pessoa.
Não encontro, pobre de mim, nada mais que isto: O desejo profundo e sincero de me entregar nas tuas mãos de Mãe para que me leves a Teu Divino Filho Jesus. Sim, protegido pelo teu manto protector, guiado pela tua mão providencial, não me desviarei no caminho da salvação.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?





Orações sugeridas:

São Josemaria – Textos

 

Jesus, em teu nome procurarei almas

«Duc in altum» – Ao largo! – Repele o pessimismo que te torna cobarde. «Et laxate retia vestra in capturam» – e lança as redes para pescar. Não vês que podes dizer, como Pedro: «In nomine tuo, laxabo rete». – Jesus, em teu nome procurarei almas? (Caminho, 792)

Acompanhemos Jesus nesta pesca divina. Jesus está junto do lago de Genesaré e as pessoas comprimem-se à sua volta, ansiosas por ouvirem a palavra de Deus. Tal como hoje! Não estais a ver? Estão desejando ouvir a mensagem de Deus, embora o dissimulem exteriormente. Talvez alguns se tenham esquecido da doutrina de Cristo; talvez outros, sem culpa sua, nunca a tenham aprendido e olhem para a religião como coisa estranha... Mas convencei-vos de uma realidade sempre actual: chega sempre um momento em que a alma não pode mais; em que não lhe bastam as explicações vulgares; em que não a satisfazem as mentiras dos falsos profetas. E, mesmo que nem então o admitam, essas pessoas sentem fome, desejam saciar a sua inquietação com os ensinamentos do Senhor. (Amigos de Deus, nn. 260)

Leitura espiritual Fev 27

 


Novo Testamento [i]


Evangelho


Lc I, 29-56


 
Maria visita Isabel

39 Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43 E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? 44 Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. 45 Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.»

 

Magnificat

46 Maria disse, então: «A minha alma glorifica o Senhor 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. 48Porque pôs os olhos na humildade da sua serva. De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações. 49 O Todo-poderoso fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome. 50 A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. 51 Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. 52 Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53 Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. 54 Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55 como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência, para sempre.» 56 Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois regressou a sua casa.

Textos



  Cobardia

  No primeiro pensamento de Deus está o homem e quanto lhe respeita, porque o amor de Deus pela criatura é de tal dimensão, que só se satisfaz quando esta é absolutamente feliz.

  Talvez que este respeito do Criador pela liberdade que deu à criatura, seja um dos pontos mais difíceis de entender.

  De facto, Deus criou o homem perfeitamente ordenado para ser feliz, e esta felicidade consistia, exactamente, como de resto consiste, em a criatura viver de acordo e harmonia com o Criador.

  O que, afinal, por ser absolutamente lógico, não apresenta qualquer problema.

Falando na linguagem humana - que é a nossa - podemos aduzir que o Criador cometeu uma temeridade ao consentir à criatura a capacidade de opção, de querer ou não, de escolher entre uma e outra coisa.

  Mas, é claro, temos de convir que, sendo Deus perfeito, o objectivo do Seu acto criador só pode ter a perfeição como fim donde que, sem mais lucubrações, há que convir que a criatura saída das mãos de Deus é uma obra o mais perfeita possível.

  Ou, considerando outro ponto de vista, uma criatura sem liberdade não passaria de uma manipulação divina cujos actos por natureza, intrinsecamente bons, não teriam qualquer mérito já que seriam como que uma emanação inevitável da sua condição.

E o interessante é verificar que tal não se aplica somente à criatura humana já que, na criação das criaturas superiores, os anjos, Deus procede exactamente da mesma forma.

  Se tivermos em conta que. sendo Deus a plenitude, Se completa e basta a Si mesmo, de forma absolutamente eficiente e total, ou seja, não tem nenhuma necessidade de outra coisa qualquer, seja um espírito como um anjo ou uma criatura humana.

Criá-los não foi, portanto, uma decisão de autossatisfação, como que um narcisismo divino de dispor de uma criação que correspondesse ao desejo de ser venerado, desejado ou obedecido.

  Então... foi o quê?

  Só se pode concluir que foi a consequência natural da própria essência divina e que é o Amor.

  A criação do homem terá sido como que a sequência natural da criação dos espíritos puros, os anjos.

  Dotados, também de liberdade porque o amor de Deus Criador não se sobrepõe - nem prescinde - à Sua Justiça, estes de alguma forma defraudaram a Criação quando alguns se rebelaram contra Deus, rebelião que se baseia na inveja e na insidiosa pretensão de prescindir d’Ele.

  Talvez fossem “puros demais” ou as suas capacidades fossem excessivas.

Uma criatura mais simples, com muito menos capacidades, talvez fosse mais estável e imune a pretensões desse tipo.

Mas, esta criatura não pode - o imenso amor de Deus - não o permite - aparecer, assim, de qualquer forma, num ambiente amorfo ou abstracto.

E então, Deus dá-se à tarefa de criar, antes, um ambiente fabuloso, ordenado e disposto de tal forma que, desde que o homem tomou dele conhecimento, não deixou de se surpreender com a maravilhosa arquitectura e, mais, todos dias descobrir coisas novas.

  Data/hora: Sexta-Feira Santa, 6 de Abril de 2012 - 14:21

  Hoje será, talvez, o único dia em que o meu orgulho não só não é pecado como, até, justificando-se, é uma virtude.

Estranha ilacção assim, posta, sem mais, e até incompreensível para quem, como eu, sabe que o orgulho é uns dos pecados mais terríveis da humanidade e, frequentemente, a origem de muitas faltas graves e de terríveis consequências.

  Mas… atente-se na data/hora em que escrevo já se perceberá a minha “razão”.

Neste momento, Jesus Cristo agonizava na Cruz, esperando a graça da morte, por mim!

Mais: este momento estava planeado desde o princípio dos tempos - antes de haver tempo - como se eu fora o único ser humano existente à face da terra!

  Fora eu o único homem à face da terra e Cristo teria morrido por mim!

  Então… esta enormidade não é motivo de orgulho, de alegria, de vitória?

  Orgulho… pois recebo algo de tão desmesuradas dimensão e amplitude que me faz sentir grande, cheio de valor, de uma importância ímpar!

  Alegria… porque percebo, com meridiana clareza, que as minhas faltas e fraquezas, os meus defeitos e debilidades, a minha pequenez, se esbatem e desaparecem na grandeza da Cruz!

  Vitória… porque o medo, a tristeza, o tédio, a vergonha, o apoucamento, a ansiedade, o merecimento ficam, definitivamente desgarrados pela Misericórdia do Gólgota!

  Daqui a poucos minutos, o meu Senhor entregará o Seu espírito ao Pai e, o que me consola e alegra é que Quem o recebe é o Pai Comum porque, pela Graça desta Morte, eu António, mereci ser, também, Filho de Deus![1]



[1] ama, meditação em Sexta-feira Santa, 2012.



[i] Sequencial todos os dias do ano

Ano de São José

 


EXORTAÇÃO APOSTÓLICA REDEMPTORIS CUSTOS

do SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II sobre a figura e a missão de SÃO JOSÉ na vida de CRISTO e da IGREJA

 

O CONTEXTO EVANGÉLICO

 

IV

 

O TRABALHO EXPRESSÃO DO AMOR

 

22. A expressão quotidiana deste amor na vida da Família de Nazaré é o trabalho. O texto evangélico especifica o tipo de trabalho, mediante o qual José procurava garantir o sustento da Família: o trabalho de carpinteiro. Esta simples palavra envolve toda a extensão da vida de José. Para Jesus este período abrange os anos da vida oculta, de que fala o Evangelista, a seguir ao episódio que sucedeu no templo: «Depois, desceu com eles para Nazaré e era-lhes submisso» (Lc 2, 51). Esta «submissão, ou seja, a obediência de Jesus na casa de Nazaré é entendida também como participação no trabalho de José. Aquele que era designado como o «filho do carpinteiro», tinha aprendido o ofício de Seu «pai» putativo. Se a Família de Nazaré, na ordem da salvação e da santidade, é exemplo e modelo para as famílias humanas, é-o analogamente também o trabalho de Jesus ao lado de José carpinteiro. Na nossa época, a Igreja pôs em realce isto mesmo, também com a memória litúrgica de São José Operário, fixada no primeiro de Maio. O trabalho humano, em particular o trabalho manual, tem no Evangelho um acento especial. Juntamente com a humanidade do Filho de Deus ele foi acolhido no mistério da Encarnação, como também foi redimido de maneira particular. Graças ao seu banco de trabalho, junto do qual exercitava o próprio ofício juntamente com Jesus, José aproximou o trabalho humano do mistério da Redenção.

23. No crescimento humano de Jesus «em sabedoria, em estatura e em graça» teve uma parte notável a virtude da laboriosidade, dado que “o trabalho é um bem do homem”, que “transforma a natureza” e torna o homem, “em certo sentido, mais homem”. (Cf. Carta Enc. Laborem exercens (14 de Setembro de 1981), n. 9: AAS 73 (1981), pp. 599-600)

A importância do trabalho na vida do homem exige que se conheçam e assimilem todos os seus conteúdos, “para ajudar os demais homens a aproximarem-se através dele de Deus, Criador e Redentor, e a participarem nos seus desígnios salvíficos quanto ao homem e quanto ao mundo; e ainda, a aprofundarem na sua vida e amizade com Cristo, tendo, mediante a fé vivida, uma participação no seu tríplice múnus: de Sacerdote, de Profeta e de Rei”. (Ibid., n. 24: l.c., p. 638. Os Sumos Pontífices, nos tempos mais recentes, têm apresentado constantemente S. José como « modelo » dos operários e dos trabalhadores em geral, cf., por exemplo, Leão XIII, Carta Enc. Quamquam pluries (15 de Agosto de 1889): l.c., p. 180; Bento XV, Motu proprio Bonum sane (25 de Julho de 1920): l.c., pp. 314-316; Pio XII, Alocução (11 de Março de 1945), n. 4: AAS 37 (1945), p. 72; Alocução (1 de Maio de 1955): AAS 47 (1955), p. 406; João XXIII, Radiomensagem (1 de Maio de 1960): AAS 52 (1960), p. 398)

24. Trata-se, em última análise, da santificação da vida

quotidiana, no que cada pessoa deve empenhar-se, segundo o próprio estado, e que pode ser proposta  apontando para um modelo acessível a todos: São José é o modelo dos humildes, que o Cristianismo  enaltece para grandes destinos; ... é a prova de que para ser bons e autênticos seguidores de Cristo não se necessitam “grandes coisas», mas requerem-se somente virtudes comuns, humanas, simples e autênticas”. (Paulo VI, Alocução (19 de Março de 1969): Insegnamenti, VII (1969), p. 1268)