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17/07/2013

O homem forte sofre, mas resiste

Textos de S. Josemaria Escrivá
 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

Resumos da Fé cristã 46

TEMA 37. O oitavo mandamento do Decálogo

Com a graça de Cristo, o cristão pode fazer que a sua vida seja dirigida pela verdade.
«O oitavo mandamento proíbe falsificar a verdade nas relações com outrem. Esta prescrição moral decorre da vocação do povo santo para ser testemunha do seu Deus, que é e que quer a verdade. As ofensas à verdade exprimem, por palavras ou por actos, a recusa em empenhar-se na rectidão moral» (Catecismo, 2464).

1. Viver a verdade 

Leitura espiritual para 17 Jul

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Tratado das paixões da alma 84


Questão 40: Da esperança e do desespero.

Em seguida devemos tratar das paixões do irascível. E, primeiro, da esperança e do desespero. Segundo, do temor e da audácia. Terceiro, da ira.

Sobre a primeira questão oito artigos se discutem:

Art. 1 — Se a esperança é o mesmo que o desejo ou cobiça.
Art. 2 — Se a esperança pertence à potência cognitiva.
Art. 3 — Se os brutos têm esperança.
Art. 4 — Se o desespero é o contrário da esperança.
Art. 5 — Se a experiência é causa da esperança.
Art. 6 — Se a juventude e a embriaguez são causas da esperança.
Art. 7 — Se a esperança é causa do amor.
Art. 8 — Se a esperança coadjuva, ou antes, impede a nossa actividade.

Art. 1 — Se a esperança é o mesmo que o desejo ou cobiça.

(Supra, q. 24, a . 1, III Sent., dist. XXVI, q. 1, a . 3, q. 2, a . 3, qª 2, De Virtut., q. 4, a . 1, Compend. Theol., part. II, cap. VII).

O primeiro discute-se assim. — Parece que a esperança é o mesmo que o desejo ou cobiça.