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24/07/2013

Leitura espiritual para 24 Jul

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.
Evangelho: Mc 1, 1-22

1 Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2 Conforme está escrito na profecia de Isaías: “Eis que envio o Meu mensageiro diante de Ti, o qual preparará o Teu caminho”. 3 Voz do que brada no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as Suas veredas”. 4 Apareceu João Baptista no deserto, pregando o baptismo de penitência para remissão dos pecados. 5 E ia ter com ele toda a região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém, e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. 6 Andava João vestido de pêlo de camelo, trazia um cinto de couro atado à volta dos rins e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 7 E pregava, dizendo: «Depois de mim vem Quem é mais forte do que eu, a Quem eu não sou digno de me inclinar para Lhe desatar as correias das sandálias. 8 Eu tenho-vos baptizado em água, Ele, porém, baptizar-vos-á no Espírito Santo». 9 Ora aconteceu naqueles dias que Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no Jordão. 10 No momento de sair da água, viu os céus abertos e o Espírito Santo que descia sobre Ele em forma de pomba; 11 e ouviu-se dos céus uma voz: «Tu és o Meu Filho amado, em Ti pus as Minhas complacências». 12 Imediatamente o Espírito impeliu Jesus para o deserto. 13 E permaneceu no deserto quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos O serviam. 14 Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus 15 e dizendo: «Completou-se o tempo e aproxima-se o reino de Deus; arrependei-vos e acreditai no Evangelho». 16 Passando junto do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. 17 Jesus disse-lhes: «Vinde após Mim e Eu vos farei pescadores de homens». 18 Imediatamente, deixadas as redes, seguiram-n'O. 19 Prosseguindo um pouco, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam também numa barca a consertar as redes. Chamou-os logo. 20 Eles, tendo deixado na barca seu pai Zebedeu com os jornaleiros, seguiram-n'O. 21 Depois foram a Cafarnaum; e Jesus, tendo entrado no sábado na sinagoga, ensinava. 22 Os ouvintes ficavam admirados com a Sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.



CONFISSÕES SANTO AGOSTINHO

DE MAGISTRO (DO MESTRE)

CAPÍTULO V

SINAIS RECÍPROCOS

AGOSTINHO
– Raciocínio correcto, vejamos agora se é possível encontrar sinais que se signifiquem reciprocamente, tais que, assim como este significa aquele, também aquele signifique este, e não me parece ser o caso entre aquele quadrissílabo “conjunctio” e as coisas que este significa, tais como: “si” (se), “vel” (ou), “nam” (pois), “namque” (e pois), “nisi” (se não), “ergo” (logo), “quoniam” (´porque) e outras semelhantes, porque aquela palavra sozinha significa todas estas, mas não há nenhuma entre estas que signifique aquele quadrissílabo.
ADEODATO
– Compreendo, e gostaria de saber quais os sinais que se significam reciprocamente.
AGOSTINHO
– Sabes, então, que, quando dizemos “nome” e “palavra”, dizemos duas palavras?
ADEODATO
– Sei, sim.
AGOSTINHO
– E não sabes que, quando dizemos “nome” e “palavra”, dizemos dois nomes?
ADEODATO
– Também sei.
AGOSTINHO
– Portanto, sabes que tanto o nome pode ser significado com a palavra, quanto a palavra com o nome.
ADEODATO
– Concordo.
AGOSTINHO
– E podes dizer-me, salvo a diversidade de escrita e de pronúncia, em que diferem entre si?
ADEODATO
– Talvez possa, pois parece-me tratar-se do mesmo caso de que falei há pouco. De facto, quando dizemos “palavra”, entendemos tudo o que proferimos com algum significado, assim, todo nome, e ainda o próprio termo “nome”, é uma palavra, mas nem toda palavra é nome, embora quando dizemos “palavra” entendemos “nome”.
AGOSTINHO
– E se alguém afirmasse e demonstrasse que, assim como cada nome é palavra, também cada palavra é nome, poderias ainda determinar sua diferença, afora o diverso som da sua pronúncia?
ADEODATO
– Creio que não poderia, e julgaria não haver diferença alguma.
AGOSTINHO
– Como? Se tudo o que proferimos, com algum significado, tanto são palavras como nomes e, contudo, por certas razoes, são palavras e, por outras razões são nomes, não haverá entre nome e palavra distinção alguma?
ADEODATO
– Não compreendo como isto possa dar-se.
AGOSTINHO – Isto entendes certamente: tudo o que é “colorido” é visível e tudo o que é visível é “colorido”, apesar destas duas palavras significarem coisas distintas e separadas.
ADEODATO
– Entendo.
AGOSTINHO
– E porventura será difícil admitir que do mesmo modo toda palavra é nome e todo nome é palavra, embora estes dois termos “nome” e “palavra” tenham significado diferente?
ADEODATO
– Percebo que isto pode acontecer, mas espero que me mostres como isto acontece.
AGOSTINHO
– Creio que reparaste que tudo o que nossa voz profere com algum significado fere o ouvido onde é percebido, e daí é enviado à memória para ficar conhecido.
ADEODATO
– Sim, reparo.
AGOSTINHO
– Acontecem, portanto, duas coisas quando falamos algo.
ADEODATO
– Assim é.
AGOSTINHO
– Aceitarias que por uma destas qualidades fosse chamadas palavras (“verba” de “verberare” : percutir, bater) e pela outra nomes (“nomina”, de “nosco” : conhecer)? E o primeiro termo assim se chamasse por causa do ouvido, e o segundo, por causa do espírito?
ADEODATO
– Concordarei assim que me tiveres demonstrado que podemos, com acerto, chamar nomes a todas as palavras.
AGOSTINHO
– Será fácil, pois creio que aprendeste e recordas que se chama “pronome” aquilo que está em lugar do nome, ainda que denote a coisa com menor intensidade que o nome. parece-me que foi assim que o definiu o gramático que mencionaste: “Pronome é uma parte da oração que, usada no lugar do nome, significa a mesma coisa que este, porém menos plenamente”.
ADEODATO
– Lembro-me e concordo.
AGOSTINHO
– Vemos portanto que, de acordo com esta definição, os pronomes se referem só aos nomes, e só podem ser empregados no lugar destes, como quando se diz: este homem, o mesmo rei, a mesma mulher, esse ouro, aquela prata , os termos “este”, “mesmo”, “mesma”, “esse”, “aquela” são pronomes, “homem”, “rei”, “mulher”, “ouro”, “prata” são nomes que, mais plenamente que os mesmos pronomes, significam as coisas.
ADEODATO
– Percebo e estou de acordo.
AGOSTINHO
– Enuncia-me agora algumas conjunções, as que quiseres.
ADEODATO
– “E” (et), “também” (que), “mas” (at), “senão” (atque).
AGOSTINHO
– Tudo o que disseste parece ser nome?
ADEODATO
– De maneira alguma.
AGOSTINHO
– Mas ao menos julgaste que eu falei bem dizndo: “tudo isso”, “tudo o que” disseste?
ADEODATO
– Completamente correcto, e compreendo, quão admiravelmente me demonstraste que enunciei nomes, pois se assim não fosse não se poderia dizer: “tudo isto” (haec omnia), como se poderia dizer com acerto “todas estas palavras” (haec omnia verba). Todavia, se me perguntares a que parte da oração pertence “palavra”, responderei que é um nome. Eis a razão de, a este nome, acrescentares o pronome, para que a tua frase estivesse correcta.
AGOSTINHO
– Sem dúvida estás enganado, embora demonstres certa agudeza. Para desfazer o engano, presta mais atenção ao que vou dizer, posto que eu consiga dizê-lo como quero, pois falar sobre palavras com palavras é tão complicado como entrelaçar os dedos e assim tentar coçá-los, quando apenas quem os mexe pode distinguir os dedos que têm comichão dos que ajudariam a acalmar-lhe o prurido.
ADEODATO
– Eis-me aqui todo ouvidos e atenção, pois a comparação despertou-me profundo interesse.
AGOSTINHO
– As palavras resultam certamente de som e de letras.
ADEODATO
– Assim é, de facto.
AGOSTINHO
– Ora, lançando mão de uma autoridade que nos é caríssima, quando o Apóstolo Paulo diz: “Não havia em Cristo o sim e o não, mas somente havia nele o sim”, não creio que seja o caso de pensar que as três letras que pronunciamos dizendo “sim” (est) existissem em Cristo mas, antes, o que estas três letras significam.
ADEODATO
– Entendo e acompanho-te.
AGOSTINHO
– E compreendes com certeza que não há diferença entre dizer: “se chama virtude” ou “se nomeia virtude”.
ADEODATO
– É claro.
AGOSTINHO
– Assim é, pois, igualmente claro não haver diferença se alguém disser: “o que havia nele (em Cristo) se chama “sim” ou se nomeia “sim”.
ADEODATO
– Percebo que aqui também não há diferença.
AGOSTINHO
– E já vislumbraste aonde quero chegar?
ADEODATO
– Ainda não.
AGOSTINHO
– Não percebes que nome é aquilo com que se nomeia uma coisa?
ADEODATO
– Não há para mim coisa mais clara.
AGOSTINHO
– Então notas que “est” (é – sim) é nome, se o que havia em Cristo se chama “est” (é – sim).
ADEODATO
– Não há como negá-lo.
AGOSTINHO
– Mas se indagasse a que parte do discurso pertence “est” (é – sim), creio que não responderias “nome”, mas “verbo”, embora o raciocínio tenha demonstrado que é também nome.
ADEODATO
– É exactamente como dizes.
AGOSTINHO
– Poderás ainda duvidar que também as outras partes da oração sejam nomes, como demonstraremos no caso do verbo “est”?
ADEODATO
– Não duvido, pois percebo que significam algo, mas se me perguntares a respeito das próprias coisas que elas significam, isto é, como cada uma, individualmente, se chame ou nomeie, só poderei responder com aquelas partes da oração que não chamamos de nomes, mas que, ao que parece, deveríamos chamar palavras?
AGOSTINHO
– Nem te preocupa que o nosso arrazoado possa ser abalado pela afirmação que se deve atribuir ao Apóstolo autoridade de doutrina, mas não de palavras, e que, portanto, as bases da nossa persuasão não são tão firmes como parecia? E pode ser que Paulo, embora tenha vivido e ensinado rectissimamente, não tenha falado com igual exatidão quando disse: “o sim era nele” (em Cristo), tanto mais que ele mesmo confessa inepto na arte de falar? Como julgas que se possa refutar tal objecção?
ADEODATO
– Não saberia o que responder, e rogo-te que procures um dos que são tidos como autoridades máximas na arte da palavra, para esclarecer o que desejas.
AGOSTINHO
– Parece-te, pois, que a razão por si só, sem o aval da autoridade, não bastaria para demonstrar que todas as partes da oração tem um significado e que, por isso, cabe-lhes uma denominação, ora, se se chamam, também se nomeiam, e, se se nomeiam, terão de nomear-se com um nome, o que se vê facilmente comparando diversas línguas. Pois é evidente que se perguntarmos como os gregos nomeiam o que nós nomeamos “quis” (quem), nos responderiam tis, como nomeiam o que nós nomeamos “bene” (bem), eles kalõs, o que nós nomeamos “scriptum” (escrito), eles to gegrammenon, o que nós “et” (e), eles kaí, o que nós “ab” (por, de), eles, ápò o que nós “heu” (ai), eles oi, e quanto a todas estas partes da oração que enumerei, estaria certo quem fizesse a pergunta: seria isto possível se não fossem nomes? Podemos demonstrar, mediante este processo, que o apóstolo Paulo falou correctamente, sem apelar para a autoridade de outros oradores: que necessidade há, pois, de procurarmos em outros o apoio para a nossa opinião?
– Mas se houver alguém tão tardo ou tão teimoso que não ceda e teime não ceder sem a autoridade daqueles autores, aos quais o consenso geral atribui as regras da arte de falar, quem se poderia encontrar na língua latina mais exímio do que Cícero? Ora, nas suas nobilíssimas orações, apelidadas “verrinas”, ele chama “nome” ao termo “coram” (diante de), embora naquela passagem possa ser tomado como preposição ou como advérbio. Mas, como poderia ocorrer que eu não esteja compreendendo bem aquela passagem, que poderia ser interpretada diversamente por outrem, vou citar um caso a que não creio se possa fazer objeção alguma. Os mais renomados mestres de dialética afirmam que uma frase completa é formada pelo nome e pelo verbo, quer seja afirmativa ou negativa, o que Túlio (Cícero), em certa passagem, denomina enunciado ou proposição. Quando o verbo está na terceira pessoa, dizem que o caso do nome deve ser o nominativo, e está certo, e se, quando dizemos: “O homem senta, o cavalo corre”, examinares o que ficou dito, reconhecerás, segundo julgo, que ocorrem aí duas proposições.
ADEODATO
– Reconheço-o.
AGOSTINHO
– Observas que em cada proposição há um nome – na primeira, “homem”, e na segunda, “cavalo” – e que está associado a um verbo, “senta” e “corre” respectivamente?
ADEODATO
– Percebi.
AGOSTINHO
– Ora, se eu dissesse apenas “senta” ou “corre”, com toda a razão me perguntarias quem ou o que eu responderia “homem”, ou “cavalo”, ou “animal”, ou qualquer outra coisa que ligasse o nome referido ao verbo para completar o enunciado, isto é, a proposição, que poderia ser afirmativa ou negativa.
ADEODATO
– Compreendo.
AGOSTINHO
– Suponhamos agora que estamos vendo algo bem distante e não distinguimos se se trata de um animal, de uma pedra ou de outra coisa, e que eu afirmasse: “porque um homem, é (também) animal”, não faria eu uma afirmação temerária?
ADEODATO
– Muito temerária, mas não o seria se dissesses: “Se é um homem, é um animal”.
AGOSTINHO
– Dizes o certo. Portanto, na tua frase o “se” satisfaz a mim e a ti, e, ao contrário, aos dois desagrada o “porque” da minha.
ADEODATO
– Concordo.
AGOSTINHO
– Observa agora se estas duas proposições, “se satisfaz”, e “porque desagrada”, estão completas.
ADEODATO
– Completas, certamente.
AGOSTINHO
– Vamos, diga-me então quais são os verbos e quais os nomes.
ADEODATO
– Vejo que os verbos são “satisfaz” e “desagrada”, e os nomes, quais outros haveriam de ser senão “se” e porque”?
AGOSTINHO
– Logo, está suficientemente demonstrado que estas duas conjunções também são nomes.
ADEODATO
– Sim, suficientemente.
AGOSTINHO
– E poderias por ti mesmo, seguindo esta regra, demonstrar a mesma coisa nos confrontos das demais partes da oração?
ADEODATO
– Poderia.

(Revisão trad. portuguesa e grafismo por ama)


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