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24/11/2012

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 63


Questão 116: Se há fado. [i]


Art. 3 — Se o fado é imutável.

 (Opusc. XXVIII, De Fato, cap. II, III).




O terceiro discute-se assim. — Parece que o fado não é imutável.


1. — Pois, diz Boécio: Assim como o intelecto está para o raciocínio, o que é, para o que é gerado, o tempo, para a eternidade, o círculo, para o ponto central, assim está a série mutável do fado para a estável simplicidade da providência.

2. Demais. — Como diz o Filósofo, quando nos movemos, move-se tudo o que está em nós. Ora, o fado é uma disposição inerente às coisas móveis, como diz Boécio. Logo o fado é imutável.

3. Demais. — Se o fado é imutável, as coisas que lhe estão submetidas se realizarão imutável e necessariamente. Ora, as coisas atribuídas ao fado são as mais contingentes. Logo, nada haverá de contingente mas tudo se realizará necessariamente.

Mas, em contrário, diz Boécio: o fado é uma disposição imutável.

A disposição das causas segundas, a que chamamos fado, pode ser duplamente considerada. Em relação a si mesmas, de tal modo, dispostas ou ordenadas, e em relação ao princípio primeiro, pelo qual são ordenadas que é Deus. — Ora, alguns ensinam que a própria série ou disposição das causas é em si necessária, de modo que tudo se realiza necessariamente, porque qualquer efeito tem a sua causa e, posta esta, aquele segue-se necessariamente. Mas esta opinião é claramente falsa, em virtude do que já se disse. — Outros porém, contrariamente, dizem que o fado é mutável, mesmo no que depende da divina Providência. Por isso os Egípcios diziam que o fado pode ser mudado por certos sacrifícios, como refere Gregório Nisseno. Mas, esta opinião já foi excluída antes, porque repugna à imutabilidade divina.

E portanto deve-se dizer que o fado relativamente à consideração das causas segundas, é mutável, mas enquanto sujeito à divina Providência, participa da imutabilidade, não por necessidade absoluta, mas condicionada. É assim que consideramos esta condicional verdadeira ou necessária: Se Deus prevê que tal coisa há-de ser, ela será. Por onde, depois de ter dito que a série do fado é mutável, Boécio acrescentou, após poucas palavras: a qual, originando-se da imutável Providência, também há-de necessariamente ser imutável.

Donde se deduzem as RESPOSTAS ÀS OBJECÇÕES.

Nota: Revisão da tradução portuguesa por ama.



[i] Nota: no sentido ‘fatal, destino’ e equiparados.

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