Páginas

03/08/2011

Evangelho do dia e comentário







T. Comum– XVIII Semana



Evangelho: Mt 15, 21-28

21 e as nações esperarão no Seu nome”. 22 Então trouxeram-Lhe um endemoninhado, cego e mudo, e Ele curou-o, de modo que falava e via. 23 E as multidões ficaram admiradas e diziam: «Não será este o Filho de David?». 24 Mas os fariseus, ouvindo isto, disseram: «Este não expulsa os demónios senão por virtude de Belzebu, príncipe dos demónios». 25 Porém, Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse-lhes: «Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído; e toda a cidade ou família dividida contra si mesma não subsistirá. 26 Ora, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, então, o seu reino?  27 E se Eu expulso os demónios por virtude de Belzebu, por virtude de quem os expulsam os vossos filhos? Por isso é que eles serão os vossos juízes. 28 Se Eu, porém, expulso os demónios pela virtude do Espírito de Deus, chegou a vós o reino de Deus.

Meditação:

As pessoas simples, sem preconceitos aceitam com facilidade a evidência. Não precisam de grandes explicações nem que se lhes confirme o que vêm e ouvem e que concorda com o que sabem. As Escrituras descreviam os sinais que acompanhariam o Messias esperado na Sua missão na terra. Deste modo, ao verem as extraordinárias actuações de Jesus colocam-se a questão lógica: «Não será este o Filho de David?».
Ao contrário, os preconceituosos e convencidos da sua ciência e conhecimentos tendem a não verem o evidente, o óbvio, talvez porque não lhes convenha mas, seguramente, porque no seu conceito as coisas que vêm e ouvem não são suficientes para os convencerem.
Na sua teimosa renitência chegam a aduzir razões completamente disparatadas - «Este não expulsa os demónios senão por virtude de Belzebu, príncipe dos demónios» - que Jesus facilmente desmonta e reduz ao ridículo.
É sempre assim: para compreender e aceitar as verdades da Fé são necessários olhos e corações limpos, porque não há rigor científico nem doutrinal que possa explicar o que, só a Fé, leva a aceitar.


(ama, comentário sobre Mt 15, 21-28, 2010.08.04)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.