Páginas

31/10/2021

Publicações em Outubro 31

 


 

1

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

Meditação

 

Neste último dia de Outubro, o teu Mês Minha Mãe, o Mês que toda a cristandade te dedica muito especialmente como SENHORA DO ROSÁRIO, aqui fica o meu amor tão pobremente expresso nas palavras que te escrevo.

São apenas uma pobre e singela homenagem deste teu filho que não sei mais como expressar o que me vai no meu coração cheio de ternura.

Senhora de Fátima: A ti recorro diáriamente oferecendo-te a Coroa de Rosas que compõem o teu Rosário: Quero que sejam sempre rosas frescas e as mais belas e perfeitas por mim cultivadas com o maior amor e carinho.

Ajuda-me a ser fiel, a honrar-te e acarinhar-te com todas as veras da minha alma todos os dias da minha vida na esperada confiança que um dia os teus braços carinhosos me acolham para sempre na eternidade.

 

30/10/2021

Publicações em Outubro 30

  


1

Oração

Ajuda-me Senhora de Fátima a não me esquecer das tuas recomendações, principalmente aquela em que tanto insististe: Rezar pelos pecadores!

Fazendo-o rezo também por mim com a mesma intenção de reconversão e recomeço de vida.

2

O que me acontece e o que penso

 

Amor próprio

Talvez devesse dizer antes orgulho.

O velho e pateta orgulho que desde que me conheço está sempre presente na minha vida.

Como combater este terrível defeito? Tento, mas por cada pequeno passo em frente logo dou dois ou três passos atrás. É este o espinho na minha carne? Não sei, mas condiciona-me e entristece-me. Peço diariamente a São Filipe de Néri, mestre da simplicidade, que me ajude. Agora peço que me sugira o que posso fazer em concreto para ir progredindo.

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

 

Meditação

Justiça de Jesus

 

Eu diria que não é possível não considerar Jesus Cristo como a JUSTIÇA perfeita.

Antes da salvação do Mundo operada por Jesus Cristo com a Sua Paixão, Morte e Ressurreição os seres humanos correctos, sem pecados ou faltas graves eram chamados “JUSTOS”. Assim, concluo que Sendo Jesus Cristo Perfeito Deus e Perfeito Homem tem de ser JUSTO em grau absoluto.

Eu muitas vezes penso no exercício da justiça num sentido, diria… negativo directamente conectado com uma sentença emanada de um julgamento mas, de facto, justiça não é isso. Justiça é agir correctamente em todas as circunstâncias da vida.

A dificuldade, para mim, está em ter absoluta certeza que o que penso, desejo ou faço, é correcto.

Não tenho outro remédio a não ser pedir insistentemente ao Senhor que me ensine “o Seu segredo” de tal forma que se possa dizer de mim como diziam dEle: «Tudo fez bem».

E a Minha Santíssima Mãe… não está ali sempre a meu lado para me dizer que sim, com um terno sorriso: Sim.., António podes… deves fazer isso!

Tranquilizo o meu espírito e não não tenho mais dúvidas!

Que afortunado sou!

 

 

29/10/2021

Publicações em Outubro 29

 


1

Oração

São Filipe de Néri ajuda-me a ser simples. Mas... simples... como? Como tu foste simples! Que me deixe de sonhos e quimeras, desejos de ter e possuir.

2

O que me acontece e o que penso

 

Pedir a santidade pessoal.

Parece-me uma atitude absolutamente normal e correcta e, além do mais, lógica.

Normal, porque pedir algo que, sei será bom para mim,

Correcta, porque aplico a minha fé.

Lógica porque por mim mesmo não sou capaz, mas, O Senhor pode tudo!

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

 


Meditação

 

Jeus Cristo Mestre

 

O Mestre é aquele que ensina e guia os que não sabem e possam estar perdidos no caminho.

E Ele ensina de nunca alguém ensinou, em primeiro lugar com o seu exemplo – façam como Eu faço – e depois com sem longas teorias ou explicações.

Serve-Se de imagens simples que todos podem compreender, imagens da vida corrente de todos os dias, factos com que cada um se vai deparando ao longo da vida.

Quando me detenho a pensar o que fazer em determinadas circusntâncias encontro no Evangelho a resposta: Jesus diz-me como semear a para difundir a Sua Palavra, mostra-me como devo orar e, até me ensina uma Oração que contém quanto necessito dizer.

O Pai-Nosso é a minha oração por excelência que procuro rezar com convicção e concentração pensando bem nas palavras que digo.

Os contemporâneos de Cristo comentam que nunca tinha ouvido falar assim de forma tão clara e acessível.

A Santíssima Virgem também é Mestra de Oração.
No Evangelho constam as muito poucas palavras que terá pronunciado e, de facto, penso que a vida de Nossa Senhora é toda ela uma oração, já que a estreita e contínua união com o seu Filho não precisava de palavras para se afirmar.

Quero ser assim, rezar assim!

Ajuda-me Mãe a unir-me de tal modo ao teu Filho que possa sempre, em qualquer circunstância, falar com Ele de tudo quanto me ocorre, que penso que preciso, com a certeza absoluta que Ele não desprezará uma só palavra que Lhe diga.

 

28/10/2021

Publicações em Outubro 28

 


1

Oração

Meu Jesus ensina-me a ser prudente a agir com poderação em todos os actos da minha vida.

2

O que me acontece e o que penso

Poucos ou muitos, notáveis ou de escasso relevo os talentos recebi-os todos - absolutamente - de Deus. Deu-mos gratuitamente sem qualquer mérito da minha parte mas, na Sua Sabedoria Infinita, terá encontrado uma razão para o fazer.

 

Não me custa adivinhar essa razão: estes talentos são os que Ele acha que necessito para levar a cabo os Seus planos a meu respeito. Sem eles como faria ou me atreveria a fazer o que devo: cumprir em tudo a Sua Vontade Santa.

 

Por isso tenho de estar grato, muito grato e tudo fazer para não "desiludir" o meu Senhor.

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

 

Meditação

 

Prudência de Jesus

 

O Evangelho refere algumas vezes que Jesus Cristo aconselhava a PRUDÊNCIA.

 

Não ser prudente e ponderado nas acções e atitudes pode constituir como que um desafio - quase sempre desnecessário - ou, também, o que é pior, orgulho sem sentido. Ser prudente não se opõe à coragem nem à determinação de fazer o que é correcto e necessário mas, antes, ser ponderado nas decisões e actos.

 

A prudência é uma virtude que devo pedir com insistência sobretudo quando se trata de responder a questões que, de algum modo, tenham a ver com a nossa Santa Religião Cristã.

Já referi algumas vezes que nem todas as perguntas merecem resposta porque feitas com espírito malévolo e intencionalmente crítico. Ser prudente no que digo e também no que escrevo e, em caso de dúvida, pedir conselho. Sim, algumas vezes o que escrevo pode ou não ser adequado ou poderá ser deficientemente interpretado. O homem prudente é avisado, não age nem por impulso nem por entusiasmo. Prepara convenientemente a sua acção tomando conselho apropriado de quem melhor o poderá guiar. Ao enviar dois discípulos com instruções tão “misteriosas” para escolherem a sala onde iriam comer a Última Páscoa, Jesus quer pôr a recato a possibilidade de Judas, que sabia o iria trair, se poder adiantar no seu torpe desígnio. Assim, ninguém saberia, de antemão, onde se encontraria Jesus e os Seus discípulos antes da hora que, desde sempre, estava destinada a ser a hora da prisão, no Getzemani.

 

A Santíssima Virgem deu-me um precioso exemplo de Prudência: quando saben do perseguição de Herodes para matar o Menino Jesus decide partir para o Egipto, e, pergunto-me: Se o não tivessesse feito?


Festa

São Simão e São Judas - Apóstolos

 

 

27/10/2021

Publicações em Outubro 27

 


1

Oração

 

Olho para mim Senhor e quase tenho vergonha de Te chamar Pai.

Tantos disparates, faltas, pecados!

Mas, depois, sabendo como é Bom e Compassivo me perdoas e fico empaz.

Ajuda-me Senhor a não ter vergonha de te dizer o que for.

2

O que me acontece e o que penso

 

A vaidade ou "gabarolice", aberta ou insinuada.

 

Sem dúvida que me é muito difícil resistir à tentação de me referir às minhas capacidades, os meus talentos, o que faço, os êxitos que alcanço. Talvez não me gabe propriamente, mas, secretamente, desejo impressionar para que me gabem e admirem. Procuro uma satisfação íntima, desejo alimentar o meu orgulho. Luz acesa para que vejam as minhas boas obras - como o Senhor recomendou - e isso deve bastar-me.

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

 

Meditação

 

Jesus como Amigo

 

No Evangelho consta que Jesus Cristo afirmou aos Seus seguidores mais directos que já não lhes chamava servos mas amigos.

Acondição do servo é estar ás ordens do seu Senhor, aquele que detem sobra ele – como era então – poder quase absoluto de vida e de morte.

O servo não tinha vontade própria porque em tudo cumpria a vontade do seu senhor.

Um amigo não!

Faz o que o seu amigo deseja não para obedecer a uma ordem mas porque quer agradar-lhe fazendo o que sabe lhe dá gosto, prazer, contentamento.

Ou seja exerce a sua vontade própria porque quer, por escolha sua e não por imposição seja qual for.

Os amigos têm entre si uma intimidade que o o senhor não tem de ter com o seu servo.

Como que vivem todos os momentos em uníssuno com o seu amigo, as suas tristezas ealegrias, os momentos mais defícieis e os mais felizes, os desejos e aspeirações,partilham planos, juntam esforços, completam-se no que precisam.

 

A Santíssima Virgem naturalmente como qualquer jovem da sua idade teria amigos e amigas com quem partiçlava as “suas coisas”.

Como depois faria com os Apóstolos trocariam impressões, ouviria o que eles teriam a dizer, esclarecendo as dúvidas que pudessem apresentar, dando-lhe um apoio e e assistência dedicada e interessada. Afinal… era amigos do seu Divino Filho!

Eu gosto de pensar em Jesus Cristo como um amigo íntimo, embora sabendo como sei que Ele me conhece muitíssimo melhor que eu me conheço a mim mesmo, estou constantetemente a contar-lhe coisas da minha vida, sempre na esperança confiada de que Ele não me faltará ccom o que possa ajudar-me.

Fico tranquilo, com uma visão mais clara e serena do que me vai acontecendo, esqueço o que já se passou e não foi tão agradável, sinto-me muito bem.

 

Mas… o que talvez contribua mais para aminha felicidade é a certezaque tenho que este AMIGO nunca me abandonará mesmo que por vezes – muitas vezes – eu o desiluda com o que penso e faço.

 

Com a minha Mãe do Céu… igual tenho-a como a minha maior amiga em quem possaa confiar inteira e totalmente.

 

 

26/10/2021

Publicações em Outubro 26

 


1

Oração

Servir sem esperar recompensa! Sem reserva de intenção de ser recompensado; servir com naturalidade; prestar pequenos ou grandes serviços a todos! Mesmo àqueles que nada me são. Servir fazendo o que devo sem olhar ás minhas pretensas “dignidade” e “importância” feridas em serviço discreto ou desprovido de relevo. Pelo contrário, será ocasião de dar graças pela oportunidade de um trabalho, de um serviço. Bem hajas, Senhor

2

O que me acontece e o que penso

 

As omissões! Algo que refiro sempre quando rezo a "confissão", mas que, talvez, não absorva bem o seu significado. De facto, deixar de fazer algo que deveria e poderia fazer é um pecado.

Tenho que ter bem presente que o que deixo de fazer pode constituir prejuízo para alguém - para mim próprio - e que é irrecuperável porque mesmo que venha a ser feito por outrem, nunca será como se tivesse sido eu a fazê-lo.

Desperdício de oportunidade e de aplicar um talento que o Senhor expressamente me concedeu para tal.

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

 

Meditação

 

Dor e Obediência de Jesus

 

A Encarnação, a Vida, a Paixão e a Morte de Jesus são actos vísiveis, comprovados da Sua obediência.

Ele prórpio a firma por várias vezes como consta nos Evangelhos e veio a este mundo com uma única Missão: Obedecer em tudo à Vondade do Seu Pai.

 

Num único momento de fraqueza a Sua humanidade pede ao Pai que afaste aquele cálice de tormento e dor.

Foi na agonia de Getzemani em que o pavor se terá poderado dEle de tal modo que suou sangue.

 

Mas logo reconvém dizendo que não se faça a Sua vontade mas a do Pai.

 

A minha natureza humana rejeita o sofrimento físico e, de facto, Deus não me criou para sofrer mas para ser feliz.

Penso pois, que evitar, fugir à dor física é pois algo natural e compreensível.

 

De certo modo a dor, o sofrimento físico é um mistério que não consigo entender sobretudo porque há muitas pessoas que sofrem muito durante muito tempo, ao passo que outras parecem incólomes a padecimentos ou incómodos.

 

Mas a dor é algo mais que o padecimento físico pois é como que uma contracção do espírito que se sente quase sem querer.

Esta, sim, é uma dor que pode dominar uma pessoa ao ponto de condicionar as suas acções e pensamentos.

 

Jesus Cristo doía-Se dos doentes, enfermos, estropiados e de todos aqueles a quem chamava «Ovelhas sem Pastor». Sentia o Seu Coração Amoroso contraído e como que “forçado” a solucionar esses casos.

 

Parece-me que é o que acontece exactamente em Fátima quando a nossa Mãe vê à sua volta reunidas multidões dos seus filhos implorando cura para os males que os afligem.

 

Sabemos muito bem quantas vezes isso acontece, algumas de forma bem visível como está documentado, mas, eu tenho a certeza que acontece sempre uma cura, um apoio, um lenitivo e quando se regressa a casa a tristeza e apreensão que levávamos como que ficaram lá, aos seus pés, e regressamos aliviados e cheios de esperança.

 

 

 

25/10/2021

Publicações em Outubro 25

 


1

Oração

Peço-Te Senhor coerência na minha vida que os meus desejos e sobretudo os meus actos, pequenos ou grandes, estejam de acordo com o meu amor por Ti.

2

O que me acontece e o que penso

 

Quando é decidida dar morte a Jesus o Sumo-Sacerdote dá uma razão para tal: «convém que morra um homem pelo povo e que não pereça toda a nação!».

Fazer o mal, portanto, pode não ser passível de punição se acaso se pensa estar a fazer bem.

O mal absoluto é o pecado e só pode considerar-se pecado quando existe pleno conhecimento.

Praticar o mal - pecar - pode ser fruto de um hábito, o que não se passa com a prática do bem porque aqui não se qualificará como hábito, mas como rotina e o bem praticado nestas condições pouco ou nenhum mérito tem.

A rotina é um defeito tremendo que tenho de evitar a todo o custo não só porque desvirtua a sinceridade do que se faço como posso – o que será muito pior – cair no “poço sem fundo” dos escrúpulos em que, mais ou menos, pensa: ‘Não me apetece fazer isto, mas… é melhor que o faça não vá acontecer-me algo mau…’

Tenho um modo infalível para tornear estas questões e que é fazer sempre e em tudo a Vontade de Deus.

Assim, o passo que tenho de dar, é pedir a Deus que me faça conhecer a Sua Vontade e se na base do meu pedido está o desejo sincero de cumpri-la posso estar certs que o Senhor satisfará o meu pedido.

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

Meditação

 

Jesus a Luz do mundo

Nas trevas, na ausência de luz que ilumine não posso fazer o que seja.

Na escuridão não consigo caminhar para onde for porque não vejo onde colocar os pés.

E, esta luz que necessito não pode ser uma luz qualquer, tem de ter brilho, força, alcance suficientes para que veja com clareza o caminho, consiga distinguir os barrancos, evitar os obstáculos e assim caminhar com segurança.

E porque tenho de caminhar?

Porque se ficar parado no mesmo local não verei como fazer para encontrar os alimentos que necessito para me alimentar, confeccionar a roupa que me é necessária para vestir a minha nudez, encontrar outros com quem conviver.

Sou, de facto, um caminhante!

Iniciei uma viagem desde que nasci, primeiro levado pela minha mãe, depois conduzido pelos meus próprios passos.

Nas trevas perco-me ierremediavelmente e ninguém consegue encontrar-me para me prestar a ajuda que necessite e, então… morrerrei.

Jesus Cristo intitulou-Se A LUZ DO MUNDO e de facto não há luz comparável à que dEle irradia.

È este o mundo  que Ele me deu para viver onde tudo está claramente disiponível para meu uso.

Não me é possível outra forma de viver e, por isso, não concebo como poderia o Senhor ter-me dado vida para a viver na escuridão.

Assim vou caminhando esforçando-me o melhor que posso e sei para que, fazendo o bem que tenho de fazer, permaneça na Sua Luz.

Realmente, acontece-me por vezes não fazer esse bem e fazendo exactamente o contrário e, então, caio nas trevas de onde não conseguirei sair sem que Ele não me perdoe retirarando-me delas.

A Santíssima Virgem, “uma Senhora mais brilhante que O sol”, como lhe chamaram os Pastorinhos em Fátima está sempre presente em todos os momentos da minha vida e não me é possivel afastar os olhos da sua face materna, do seu olhar que me chama e atrai como íman poderoso a que não quero resistir.

Tenho confiança absoluta que ela me guiará até essa luz incomensurável que brilhará para sempre na Eternidade.

 

24/10/2021

Publicações em Outubro 24

 


1

Oração

Senhor peço-Te ajuda quando a "minha humanidade" me assalta. O "Espinho da 

Carne" que São Paulo algumas vezes refere, até com um grito "Quem me livrará deste 

corpo de morte" tem, penso, uma correspondência com a "minha humanidade". Sossega-me a Tua resposta ao Apóstolo: 

"Basta-te a Minha Graça!"

 

2

O que me acontece e o que penso

A impaciência pode ser, e quase sempre é, uma limitação grave no desenrolar da vida de todos os dias, na medida em que mantém como que um estado de alerta para tudo, distraindo do verdadeiro objectivo: 

Fazer o que devo quando devo.

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

 

Meditação

 

Confiança em Jesus

 

Muitas vezes, tantas coisas se entrechocam no meu espírito como que num vendaval 

que não consigo controlar. E, sem querer, deixo-me ir, assim, meio tonto, nas asas desse

vento impetuoso que me impele não sei para onde. Quero deter-me e pensar, de facto, no

que posso fazer, melhor, no que devo fazer.

Lembro-me, então, que em Caná, a Santíssima Virgem dá uma “solução” a esses 

probelmas e inquietações: «Fazei o que Ele vos disser».

Mas, eu enfrento este problema: E o que é que, em cada momento, Ele me diz para fazer, 

para onde ir?

Chego à conclusão que não me resta nada mais seguro e “infalível” que abandonar-me, 

serena e confiadamente, nos braços dulcíssimos da minha Mãe do Céu.

Ela me levará para onde devo ir, Ela me dirá o que devo fazer.

Como um filho pequeno e obediente sei muito bem que esta é a solução do que procuro: 

a Confiança em Jesus Cristo.

Se a Sua própria Mãe confia absolutamente nEle ao ponto de O indicar como o Guia 

para vida diária de cada um como duvidar.

Só que, bem sabes, por vezes me rebelo e queira fazer a minha própria vontade.

Talvez que, se fosse um dos empregados das Bodas de Caná me perguntasse da necessidade de encher todas as talhas de água até cima… sobraria tanto vinho!

Talvez que se Ele me chamasse para O seguir me demorasse um pouco a acabar o que 

estava a fazer, ou a ir experimentar aquela junta de bois que tinha comprado, ou a 

acompanhar o funeral do meu pai, ou a ver bem aquele novo campo que adquirira…

Pois… confiança nEle que nunca deixará que essas coisas deixem de ser feitas se de facto 

são necessárias mas, a seu devido tempo e sem pressas.

Ir por aquele caminho sempre cheio de salteadores e isolado Não seria melhor 

seguir antes por outro mais seguro e movimentado?

 

Não! Confio nEle! Confio nEle!