Páginas

01/09/2019

Evangelho e comentário


TEMPO COMUM


Evangelho: Lc 14, 1. 7-14

Naquele tempo, Jesus entrou, num sábado, em casa de um dos principais fariseus para tomar uma refeição. Todos O observavam. Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugares, Jesus disse-lhes esta parábola: «Quando fores convidado para um banquete nupcial, não tomes o primeiro lugar. Pode acontecer que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu; então, aquele que vos convidou a ambos, terá que te dizer: ‘Dá o lugar a este’; e ficarás depois envergonhado, se tiveres de ocupar o último lugar. Por isso, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar; e quando vier aquele que te convidou, dirá: ‘Amigo, sobe mais para cima’; ficarás então honrado aos olhos dos outros convidados. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado». Jesus disse ainda a quem O tinha convidado: «Quando ofereceres um almoço ou um jantar, não convides os teus amigos nem os teus irmãos, nem os teus parentes nem os teus vizinhos ricos, não seja que eles por sua vez te convidem e assim serás retribuído. Mas quando ofereceres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás feliz por eles não terem com que retribuir-te: ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos.

Comentário:

Como sempre, Jesus Cristo aproveita os episódios da vida corrente para doutrinar os que O ouvem.
Trata-se de uma doutrina que é facilmente compreensível porque, na verdade, ela versa sobre o comportamento correcto e adequado a ter nas diferentes ocasiões e circunstâncias.
Pode ver-se que o comportamento humano terá de ser contido e discreto, com uma total ausência desejos de proeminência ou destaque, como que atribuindo-se a si mesmo uma categoria ou um estatuto que ele próprio define.

Claro que, no fim e ao cabo, tudo tem a ver com o orgulho pessoal e a falta de modéstia.
E, é bem verdade, que estes comportamentos sendo desagradáveis para os outros não podem granjear nem simpatia nem amizades.

(AMA, comentário sobre Lc 14, 1. 7-14, 19.06.2019)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.