Páginas

24/04/2019

Leitura espiritual


A CASTIDADE

C. A CASTIDADE É POSSÍVEL? COMO?

1.           É possível viver a castidade?

Em alguns lugares o ambiente dificulta muito a vivência da castidade. Mas sempre é possível praticá-la com a ajuda de vários recursos que reunimos em três grupos: o próprio esforço, com a ajuda de Deus e dos homens.
Estes meios, podem exercitar-se no momento da batalha ou previamente para ganhar algum treino.

2. O próprio esforço na castidade aplica-se em vários campos:

Decisão de lutar.
- Repetir frequentemente o desejo firme de manter o coração limpo. Para fortalecer esta decisão, pode ajudar propor etapas curtas; por exemplo, até à próxima quarta-feira, etc.
- Fugir das ocasiões.
- Na medida em que sejam fonte de pecados, deverá reduzir ou suprir praias, discotecas, televisão, internet… Privar-se de algumas coisas apenas importa aos que defendem o seu amor.
Guardar a vista.
- A vista é um sentido muito ligado aos desejos e o seu domínio protege e educa o coração. Pode-se treinar afastando o olhar de imagens normais que a curiosidade deseja conhecer.
Servir os outros, para que o coração aprenda a amar.
Mortificar-se.
- O costume de dominar os gostos do próprio corpo serve de treino para controla-lo em temas sexuais.

2.           Exemplos de mortificação?

Alguns sacrifícios que ajudam a dominar o próprio corpo:

Comer com moderação, controlando o gosto e o apetite.
Sentar-se em posições menos cómodas, dominando o sentido do tacto, que precisamente está muito relacionado com os prazeres sexuais.
Tomar banho rapidamente, ainda que, ao tacto, apeteça continuar.

3.           Ajuda de Deus na castidade?

A ajuda de Deus na castidade consegue-se mediante a oração, os sacramentos, a devoção a Maria Santíssima, etc. Convém pedir o auxílio divino com perseverança e humildade. O próprio facto de rezar facto de rezar ajuda, pois eleva o coração em relação as coisas terrenas.

4.           Porque é importante a humildade para a castidade?

Uma pessoa orgulhosa mantém-se altiva perante Deus, enquanto que a humilde situa o homem no seu verdadeiro lugar face ao criador. Como consequência:

A humildade é necessária para avançar em qualquer virtude pois "Deus resiste aos soberbos e dá a Sua graça aos humildes".

*      A influência benéfica de Deus abarca a alma e o corpo. Quando a Alma se revolta contra Deus, quebra-se o equilíbrio e o corpo revolta-se contra a alma. Se a alma se coloca no seu lugar diante do Senhor, o corpo também respeitará a voz da vontade.

5.           Ajuda de outras pessoas na castidade?

Para crescer na vida cristã é recomendável uma direcção espiritual, onde se recebem conselho e ânimo que facilitam o esforço. Esta ajuda será eficaz na medida em que haja uma sinceridade prévia. No caso da castidade, o ânimo sincero é algo que custa mas presta um duplo benefício, pois além receber apoios proporciona melhoras na humildade. (O orgulho dificulta o reconhecimento dos defeitos; reconhecendo-os, exercita-se a humildade).

6.           Ajuda mútua no namoro?

Convém que os namorados estejam de acordo em viver a castidade, ajudando-se um ao outro a defender o seu coração, a sua dignidade e o seu amor. Algo semelhante se pode dizer dos casados; convém que se animem a ter filhos, a viver vem o casamento, a serem fiéis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.