Padroeiros do blog: SÃO PAULO; SÃO TOMÁS DE AQUINO; SÃO FILIPE DE NÉRI; SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ
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03/09/2018
Pequena agenda do cristão
(Coisas muito simples, curtas, objectivas)
Propósito:
Sorrir; ser amável; prestar serviço.
Senhor que eu faça "boa cara" que seja alegre e transmita aos outros, principalmente em minha casa, boa disposição.
Senhor que eu sirva sem reserva de intenção de ser recompensado; servir com naturalidade; prestar pequenos ou grandes serviços a todos mesmo àqueles que nada me são. Servir fazendo o que devo sem olhar à minha pretensa “dignidade” ou “importância” “feridas” em serviço discreto ou desprovido de relevo, dando graças pela oportunidade de ser útil.
Lembrar-me:
Papa, Bispos, Sacerdotes.
Que o Senhor assista e vivifique o Papa, santificando-o na terra e não consinta que seja vencido pelos seus inimigos.
Que os Bispos se mantenham firmes na Fé, apascentando a Igreja na fortaleza do Senhor.
Que os Sacerdotes sejam fiéis à sua vocação e guias seguros do Povo de Deus.
Pequeno exame:
Cumpri o propósito que me propus ontem?
Temas para reflectir e meditar
Ocorreu-me
agora [1] que
algumas vezes peço uma opinião.
Opinião
ou conselho?
Bom…
a minha maneira de ser, o meu “estatuto”, não se “compadece” com conselhos,
portanto, pedir uma opinião será como que uma cobarde forma de disfarçar uma
necessidade de conselho.
E
porquê este falso problema?
Pedir
uma opinião é considerar outro como capaz de nos revelar algo que não o estamos
a ver no imediato?
E
pedir um conselho equivale e dizer quem necessitamos de orientação?
Julgo
que se trata, fundamentalmente e uma questão directamente ligada à humildade
pessoal.
Somos
o que somos, sabemos o que julgamos saber, porque não aferir com outro de
confiança e critério reconhecidos aquilo sobre o que se verifica a dúvida ou
inquirição?
Só
não fazemos por dois motivos e referências principais:
Orgulho
pessoal;
Auto
convencimento.
Qualquer
das duas são péssimas razões.
AMA,
reflexões, 15.06.2018
Evangelho e comentário
São Gregório Magno –
Doutor da Igreja
Evangelho: Lc 4, 16-30
16
Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de
sábado na sinagoga e levantou-se para ler. 17 Entregaram-lhe o livro do profeta
Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito: 18 «O
Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos
pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação
da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, 19 a proclamar um ano favorável
da parte do Senhor.» 20 Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e
sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Começou,
então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais
de ouvir.» 22 Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam com as
palavras repletas de graça que saíam da sua boca. Diziam: «Não é este o filho de
José?» 23 Disse-lhes, então: «Certamente, ides citar-me o provérbio: ‘Médico,
cura-te a ti mesmo.’ Tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaúm, fá-lo
também aqui na tua terra.» 24 Acrescentou, depois: «Em verdade vos digo: Nenhum
profeta é bem recebido na sua pátria. 25 Posso assegurar-vos, também, que havia
muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou durante três
anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; 26 contudo, Elias
não foi enviado a nenhuma delas, mas sim a uma viúva que vivia em Sarepta de
Sídon. 27 Havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu, mas
nenhum deles foi purificado senão o sírio Naaman.» 28 Ao ouvirem estas palavras,
todos, na sinagoga, se encheram de furor. 29 E, erguendo-se, lançaram-no fora
da cidade e levaram-no ao cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada,
a fim de o precipitarem dali abaixo. 30 Mas, passando pelo meio deles, Jesus
seguiu o seu caminho.
Comentário:
Este episódio narrado por S. Lucas termina de modo algo insólito ou,
talvez, misterioso: «passando no meio deles, retirou-Se».
Tudo se passa de forma tão natural sem qualquer violência que ficamos
perplexos.
Como é possível?
Terá Jesus ficado, de repente, invisível como que num acto de magia?
Cristo não é um mago mas, é verdade, tem um poder divino que ultrapassa
em tudo a compreensão humana.
Não tinha chegado o momento de Se deixar prender ou “executar” pelos
Seus inimigos e, quando tal chegar é Ele que quer, e unicamente pela Sua
vontade soberana O deterão e levarão ao Calvário.
Talvez que, se os seus olhos não estivessem tão cerrados à verdade, os
seus conterrâneos tivessem compreendido, então, que quanto lhes dissera
momentos antes na Sinagoga, era verdade.
Mas, a verdade só é entendida com os olhos da alma e não com os
humanos e, quando o coração não está limpo de preconceitos e juízos de valor,
nem uns nem outros conseguem vê-la.
(ama,
comentário sobre Lc 4, 24-30,
2013.02.03)
O trabalho é uma bênção de Deus
O
trabalho é a vocação original do homem; é uma bênção de Deus; e enganam-se
lamentavelmente aqueles que o consideram um castigo. O Senhor, o melhor dos
pais, colocou o primeiro homem no Paraíso – "ut operaretur", para trabalhar. (Sulco, 482)
O
trabalho acompanha necessariamente a vida do homem sobre a terra. Com ele
nascem o esforço, a fadiga, o cansaço, as manifestações de dor e de luta que
fazem parte da nossa existência humana actual e que são sinais da realidade do
pecado e da necessidade da redenção. Mas o trabalho, em si mesmo, não é uma
pena nem uma maldição ou castigo: os que assim falam não leram bem a Sagrada
Escritura.
É
a hora de nós, os cristãos, dizermos bem alto que o trabalho é um dom de Deus e
que não tem nenhum sentido dividir os homens em diversas categorias segundo os
tipos de trabalho, considerando umas tarefas mais nobres do que outras. O
trabalho, todo o trabalho, é testemunho da dignidade do homem, do seu domínio
sobre a criação. É um meio de desenvolvimento da personalidade. É um vínculo de
união com os outros seres; fonte de recursos para sustentar a família; meio de
contribuir para o melhoramento da sociedade em que se vive e para o progresso
de toda a Humanidade.
Para
um cristão, essas perspectivas alargam-se e ampliam-se, porque o trabalho
aparece como participação na obra criadora de Deus que, ao criar o homem, o
abençoou dizendo-lhe: Procriai e multiplicai-vos e enchei a terra e subjugai-a,
e dominai sobre todo o animal que se mova à superfície da terra. (Cristo
que passa, 47)
Leitura espiritual
São Josemaria Escrivá
CRISTO QUE PASSA
29
Escutai os vossos filhos,
dedicai-lhes também o vosso tempo, mostrai que tendes confiança neles;
acreditai em tudo o que vos disserem, mesmo que alguma vez vos enganem; não vos
assusteis com as suas rebeldias, pois também vós, na idade deles, fostes mais
ou menos rebeldes; ide ao seu encontro, até meio do caminho, e rezai por eles.
E vereis que recorrerão aos seus pais com simplicidade - podeis ter a certeza
disso, se actuais cristãmente - em vez de irem ter, para satisfazer as suas
legítimas curiosidades, com um amigalhote desavergonhado ou brutal.
A vossa confiança, a vossa relação
amigável com os filhos, receberá como resposta a sinceridade deles para
convosco; e isto, mesmo que não faltem disputas e incompreensões de pouca
monta, é a paz familiar, a vida cristã.
Como descreverei - como um escritor
dos primeiros séculos - a felicidade desse matrimónio que a Igreja une, que a
entrega confirma, que a bênção sela, que os Anjos proclamam e que Deus Pai tem
por celebrado?...
Ambos os esposos são como irmãos,
servos um do outro, sem que entre eles se dê a separação alguma, nem na carne
nem no espírito. Porque verdadeiramente são dois numa só carne e onde há uma só
carne deve haver um só espírito...
Ao contemplar esses lares, Cristo
alegra-Se e envia-lhes a Sua paz; onde estão dois, aí está também Ele, e onde
está Ele não pode haver nada de mau.
30
Procurámos resumir e comentar alguns
dos traços desses lares em que se reflecte a luz de Cristo e que são, por isso,
luminosos e alegres, repito; nos quais a harmonia que reina entre os pais se
transmite aos filhos, à família inteira e a todos os ambientes que a envolvem.
Assim, em cada família
autenticamente cristã reproduz-se de algum modo o mistério da Igreja, escolhida
por Deus e enviada como guia do mundo.
A todos os cristãos, qualquer que
seja a sua condição - sacerdotes ou leigos, casados ou solteiros - se aplicam
plenamente as palavras do Apóstolo que se lêem precisamente na epístola da festa
da Sagrada Família: escolhidos de Deus, santos e amados.
É isso mesmo o que somos todos, cada
um no seu lugar e na sua tarefa no mundo: homens e mulheres escolhidos por Deus
para dar testemunho de Cristo e levar aos que nos rodeiam a alegria de se saberem
filhos de Deus, apesar dos nossos erros e procurando lutar contra eles.
É muito importante que o sentido
vocacional do matrimónio nunca falte, tanto na catequese e na pregação como na
consciência daqueles a quem Deus quer levar por esse caminho, porque estão real
e verdadeiramente chamados a integrar-se nos desígnios divinos da salvação de
todos os homens.
Por isso, talvez não possa
apresentar-se aos esposos cristãos melhor modelo que o das famílias dos tempos
apostólicos: o centurião Cornélio, que foi dócil à vontade de Deus e em cuja
casa se consumou a abertura da Igreja aos gentios; Áquila e Priscila, que
difundiram o cristianismo em Corinto e em Éfeso, e que colaboraram no
apostolado de S. Paulo; Tabita, que com a sua caridade assistiu aos necessitados
de Jope...
E tantos outros lares de judeus e de
gentios, de gregos e de romanos, nos quais lançou raízes a pregação dos
primeiros discípulos do Senhor.
Famílias que viveram de Cristo e que
deram a conhecer Cristo. Pequenas comunidades cristãs que foram centros de
irradiação da mensagem evangélica.
Lares iguais aos outros lares
daqueles tempos, mas animados de um espírito novo que contagiava aqueles que os
conheciam e com eles conviviam.
Assim foram os primeiros cristãos e
assim havemos de ser os cristãos de hoje: semeadores de paz e de alegria, da
paz e da alegria que Cristo nos trouxe.
31
Ainda não há muito tempo, tive
oportunidade de admirar um baixo-relevo em mármore, que representa a cena da
adoração de Deus Menino pelos Reis Magos.
Emoldurando esse baixo-relevo, havia
outros: quatro anjos, cada um com seu símbolo - um diadema, o mundo coroado
pela cruz, uma espada e um ceptro.
Deste modo, utilizando símbolos bem
conhecidos, ilustrava-se plasticamente o acontecimento que hoje comemoramos:
uns homens sábios - reis, segundo a tradição - prostram-se diante do Menino,
depois de perguntar em Jerusalém: Onde
está o rei dos judeus que acaba de nascer?
Também eu, instado por esta
pergunta, contemplo agora Jesus, deitado numa manjedoura, num lugar que só é
próprio para os animais.
Onde está, Senhor, a tua realeza: o
diadema, a espada, o ceptro? Pertencem-lhe e não os quer; reina envolto em
panos.
É um rei inerme, que se nos
apresenta indefeso; é uma criança. Como não havemos de recordar aquelas
palavras do Apóstolo: aniquilou-se a si
mesmo, tomando a forma de servo.
Nosso Senhor encarnou para nos
manifestar a vontade do Pai.
E começa a instruir-nos estando
ainda no berço. Jesus Cristo procura-nos - com uma vocação, que é vocação para
a santidade -, a fim de consumarmos com Ele a Redenção.
Considerai o seu primeiro
ensinamento: temos de co-redimir à custa de triunfar, não sobre o próximo, mas
sobre nós mesmos.
Tal como Cristo, precisamos de nos
aniquilar, de sentir-nos servidores dos outros para os conduzir a Deus.
Onde está o nosso Rei?
Não será que Jesus quer reinar,
antes de mais, no coração, no teu coração?
Por isso se fez menino: quem é capaz
de ter o coração fechado para uma criança?
Onde está o nosso Rei?
Onde está o Cristo que o Espírito
Santo procura formar na nossa alma?
Cristo não pode estar na soberba,
que nos separa de Deus, nem na falta de caridade, que nos isola dos homens.
Aí não podemos encontrar Cristo, mas
apenas a solidão.
No dia da Epifania, prostrados aos
pés de Jesus Menino, diante de um Rei que não ostenta sinais externos de
realeza, podeis dizer-lhe: Senhor, expulsa a soberba da minha vida, subjuga o
meu amor-próprio, esta minha vontade de afirmação pessoal e de imposição da
minha vontade aos outros.
Faz com que o fundamento da minha
personalidade seja a identificação contigo.
32
O caminho da fé
Não é fácil esta meta da
identificação com Cristo.
Mas também não é difícil, se vivemos
de acordo com os ensinamentos do Senhor, isto é, se recorrermos diariamente à
sua Palavra, se impregnarmos a nossa vida da realidade sacramental - a
Eucaristia - que Ele nos deixou como alimento, porque o caminho do cristão é
andadeiro, como diz uma antiga canção da minha terra.
Tal como os Reis Magos, descobrimos
uma estrela que é luz, rumo certo no céu da nossa alma.
Vimos a sua estrela no Oriente e
viemos adorá-lo.
Também nós vivemos esta experiência.
Também nós sentimos que, pouco a
pouco, se acendia na nossa alma uma luz nova: o desejo de ser cristãos em
plenitude, o desejo, por assim dizer, de tomar Deus a sério.
Se cada um de nós começasse agora a
contar em voz alta o processo interior da sua vocação sobrenatural, não
poderíamos deixar de pensar que tudo isso foi divino.
Agradeçamos, pois, a Deus Pai, a
Deus Filho, a Deus Espírito Santo e a Santa Maria - por cuja intercessão chegam
até nós todas as bênçãos do Céu - este dom, que, a par da fé, é o maior que o
Senhor pode conceder a uma criatura: a firme determinação de alcançar a
plenitude da caridade, com a convicção de que também é necessária, e não apenas
possível, a santidade no meio dos afazeres profissionais, sociais...
Considerai a delicadeza com que o
Senhor nos dirige este convite. Exprime-se com palavras humanas, como um
apaixonado: Eu chamei-te pelo teu nome... tu és meu.
Deus - que é a Beleza, a Sabedoria,
a Grandeza - anuncia-nos que somos seus, que fomos escolhidos como objecto do
seu amor infinito. É precisa uma vida forte de fé para não desvirtuar esta
maravilha que a Providência depõe nas nossas mãos, uma fé como a dos Reis
Magos, que nos leva a ter a certeza de que nem o deserto, nem a tormenta, nem a
tranquilidade do oásis nos impedirão de chegar à meta do presépio eterno: a
vida definitiva com Deus.
(cont)