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25/10/2017

Tratado da vida de Cristo 179

Questão 58: De Cristo sentado à direita do Pai

Em seguida devemos tratar de Cristo enquanto sentado à direita do Pai.

E nesta questão discutem-se quatro artigos:


Art. 1 — Se deve Cristo sentar-se à direita de Deus Pai.
Art. 2 — Se estar sentado à direita do Pai convém a Cristo enquanto Deus.
Art. 3 — Se estar sentado à direita do Pai convém a Cristo enquanto homem.
Art. 4 — Se estar sentado à direita do Pai é próprio de Cristo.

Art. 1 — Se deve Cristo sentar-se à direita de Deus Pai.

 O primeiro discute-se assim. — Parece que não deve Cristo sentar-se à direita de Deus Pai.

1. — Pois, a direita e a esquerda são diferentes posições dos corpos. Ora, a Deus não convém nada de corpóreo, como diz o Evangelho. Logo parece que Cristo não está sentado à direita do Pai.

2. Demais. — Quem se assenta à direita de outrem tem-no a esse à esquerda. Se, pois, Cristo está sentado à direita do Pai resulta que o Pai está sentado à esquerda de Cristo – o que é inconveniente.

3. Demais. — Sentar e estar de pé entre si opõem-se. Ora, Estevão diz: Eis estou eu vendo os céus abertos e o Filho do homem que está em pé à direita de Deus. Logo, parece que Cristo não está sentado à direita do Pai.

Mas, em contrário, o Evangelho: Na realidade o Senhor Jesus, depois de assim lhes haver falado, foi assunto ao céu, onde está assentado à mão direita de Deus.

Pela expressão — estar sentado podemos entender duas coisas: o repouso, segundo o Evangelho - Ficai de assento na cidade; e também o poder real ou judiciário, segundo aquele outro lugar - O rei que está assentado no seu trono de justiça, dissipa todo o mal só com o seu olhar. Ora, convém a Cristo, de ambos os modos, estar sentado à direita do Pai. — Primeiro, enquanto permanece eternamente incorruptível na beatitude do Pai, denominada à sua direita, segundo a Escritura: Deleitações à tua direita para sempre. Por isso diz Agostinho: Está sentado à direita do Pai. Estar sentado significa habitar, no sentido em que dizemos de alguém — habita naquela terra há três anos. Por estar, pois, Cristo sentado à direita do Pai, entendei que é bem-aventurado, sendo a dextra do Pai o nome da sua felicidade. - De outro modo dizemos que Cristo está sentado à direita do Pai, porque reina com ele, recebendo dele o seu poder de julgar; assim como quem se senta à direita do rei assiste-o nas suas funções de reinar e julgar. Donde o dizer Agostinho: Pela direita entendei o poder que Cristo homem recebeu de Deus, a fim de vir a julgar quem veio antes a ser julgado.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Como ensina Damasceno, não supomos um lugar material quando falamos na direita do Pai. Pois, como poderia ocupar a direita, enquanto lugar, aquele que é incircunscriptível? Porque direita e esquerda, materialmente falando, são propriedades dos seres circunscriptíveis. Donde, o que entendemos pela direita do Pai é a glória e a honra da divindade.

RESPOSTA À SEGUNDA. — A objecção colhe, entendendo-se que Cristo está materialmente sentado à direita do Pai. Por isso diz Agostinho: Se entendermos que Cristo está corporalmente sentado à direita do Pai, então lhe estará à esquerda. Pois, lá, isto é, na bem-aventurança eterna, só há direita, porque não existe aí nenhuma miséria.

RESPOSTA À TERCEIRA. — Diz Gregório: Estar sentado é próprio do juiz, ao passo que estar de pé o é de quem combate ou serve. Por isso Estevão, no meio dos trabalhos da luta, viu de pé quem o fortalecia. Marcos, porém, refere que o viu sentado depois da ascensão; porque o juiz será visto ao fim, depois da glória da sua ascensão.

Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.



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