Páginas

06/01/2013

Evangelho do dia e comentário




TEMPO DE NATAL






Epifania


Evangelho: Mt 2, 1-12

1 Naquele tempo, num dia de sábado, passava Jesus por umas searas, e Seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas e a comê-las. 2 Vendo isto os fariseus, disseram-Lhe: «Olha que os Teus discípulos fazem o que não é permitido fazer ao sábado». 3 Jesus respondeu-lhes: «Não lestes o que fez David e os seus companheiros, quando tiveram fome? 4 Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães sagrados, dos quais não era lícito comer, nem a ele, nem aos que com ele iam, mas só aos sacerdotes? 5 Não lestes na Lei que aos sábados os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? 6 Ora Eu digo-vos que aqui está Alguém que é maior que o templo. 7 Se vós soubésseis o que quer dizer: “Quero misericórdia e não sacrifício”, jamais condenaríeis inocentes. 8 Porque o Filho do Homem é senhor do próprio sábado».9 Partindo dali, foi à sinagoga deles,10 onde se encontrava um homem que tinha atrofiada uma das mãos; e, eles, para terem de que O acusar, perguntaram-Lhe: «É permitido curar aos sábados?». 11 Ele respondeu-lhes: «Que homem haverá entre vós que, tendo uma ovelha, se esta cair no dia de sábado a uma cova, não a agarre, e não a tire de lá? 12 Ora quanto mais vale um homem do que uma ovelha? Logo, é permitido fazer bem no dia de sábado».

Comentário:

Tanta gente com fome anda pelo mundo! Nos áridos desertos e nas buliçosas metrópoles há um número de seres humanos que cresce dia a dia assustadoramente que têm fome.
É verdade que há muitíssima gente individual ou organizada, jovens e não tão jovens que procura Com enorme generosidade, minimizar as carências, socorrer as aflições.
Mas há, continua a haver, pessoas cuja preocupação é fazer crescer o muito que já têm e governantes que fecham os olhos preferindo gastar somas escandalosamente avultadas em armamentos ou obra faraónicas cuja necessidade não se descortina

(ama, comentário sobre Mt 12, 1-8, 2012.07.20)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.