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Questão 1: Do fim último
do homem.
Art. 8 — Se todos os outros seres têm o mesmo fim último do homem.
(1, q. 103, a . 2, II Sent.,
dist. XXXVIII, a . 1, 2, Cont. Gent., cap. XVII, XXV, Verit., q. 5, a . 6, ad
4).
O
oitavo discute-se assim. — Parece que todos os outros seres têm o mesmo fim
último que o homem.
1. — Pois, o fim corresponde ao princípio. Ora, Deus, princípio dos homens, é também o de todos os demais seres. Logo, todos estes têm o mesmo fim do homem.
2.
Demais. — Como diz Dionísio, Deus converte tudo para si, como fim último. Ora,
ele é o fim último do homem porque só dele é que se há-de fruir. Logo, todos os
outros seres têm o mesmo fim último do homem.
3.
Demais. — O fim último do homem é objecto da vontade. Ora, o objecto desta é o
bem universal, fim de todos os seres. Logo, é necessário que todos eles tenham
o mesmo fim último que o homem.
Mas,
em contrário, o fim último dos homens é a bem-aventurança, que todos desejam,
como diz Agostinho. Ora, não está nos animais desprovidos de razão o serem
felizes, como diz ainda Agostinho. Logo, todos os outros seres não têm o mesmo
fim último que o homem.
Donde
se deduzem claras as RESPOSTAS ÀS OBJECÇÕES. — Pois, bem-aventurança significa
obtenção do último fim.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama.
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