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23/10/2012

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 32


Questão 110: Do governo dos anjos sobre a criatura corpórea.
Art. 3 — Se os corpos obedecem aos anjos quanto ao movimento local.


(De Pot., q. 6, a. 3, De Malo, q. 16, a. 1, ad 14, a. 10, Quodl. IX. Q. 4, a. 5, In Iob, cap. I, lect III).

O terceiro discute-se assim. — Parece que os corpos não obedecem aos anjos, quanto ao movimento local.

1. — Pois, o movimento local dos corpos naturais resulta da forma deles. Ora, os anjos não causam as formas dos corpos naturais, como já se disse (a. 2). Logo, também não podem causar-lhes o movimento local.

2. Demais. — Como prova Aristóteles, o movimento local é o primeiro dos movimentos. Ora, os anjos não podem causar os outros movimentos, transmutando formalmente a matéria. Logo, também não podem causar o movimento local.

3. Demais. — Os membros corpóreos obedecem às concepções da alma, quanto ao movimento local, por terem em si mesmos um princípio vital. Ora, nos corpos naturais não há nenhum princípio vital. Logo, eles não obedecem aos anjos, quanto ao movimento local.

Mas, em contrário, diz Agostinho, que os anjos aplicam os germes corpóreos para produzirem certos efeitos. Ora, tal não podem fazer, senão movendo-se localmente. Logo, os corpos obedecem-lhes, quanto ao movimento local.

Como diz Dionísio, a divina sabedoria une as ínfimas, das criaturas superiores, às supremas, das inferiores. Donde se vê, que a natureza inferior, no que há nela de supremo, tem contacto com a natureza superior. Ora, a natureza corpórea é inferior à espiritual. Entre todos os movimentos corpóreos, porém, o movimento local é o mais perfeito, como prova Aristóteles, e a razão é que o móvel, no movimento local, não é potencial em relação a algo do intrínseco, como tal, mas só a algo de extrínseco, que é o lugar. E por isso da natureza corpórea é natural ser movida, quanto ao movimento local, imediatamente, pela natureza espiritual. Donde, os filósofos ensinaram, que os corpos supremos são movidos localmente pelas substâncias espirituais, e por isso vemos que a alma move o corpo, primária e principalmente, pelo movimento local.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJEÇÃO. — Há nos corpos outros movimentos locais, além dos que resultam das formas, assim, o fluxo e o refluxo do mar não resultam da forma substancial da água, mas dão-se por virtude da lua. E com maior razão, certos movimentos locais podem ser causados pela virtude das substâncias espirituais.

RESPOSTA À SEGUNDA. — Os anjos, causando o movimento local, que é o primeiro, podem, por este, causar os outros movimentos, empregando os agentes corpóreos, para produzirem tais efeitos, assim como o ferreiro emprega o fogo para amolecer o ferro.

RESPOSTA À TERCEIRA. — Os anjos têm virtude menos limitada que a alma. Donde, a virtude motiva desta é limitada pelo corpo a que está unida, que ela vivifica e mediante o qual pode mover outros seres. Enquanto, a virtude do anjo, não estando limitada por nenhum corpo, ele pode mover localmente corpos que não lhe estão conjuntos.

Nota: Revisão da tradução portuguesa por ama

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