Páginas

06/01/2012

Porquê Deus se esconde? 6

Mas o mais interessante é a resposta dos discípulos do Baptista. “Onde vives?”, respondem a Jesus. A sua resposta é outra pergunta, mas sobre a morada de Jesus, a sua casa, o lugar onde se torna presente de modo mais cálido e habitual. O que dois homens procuram é onde vive Jesus. É como se para saber quem é Jesus tivessem que conhecer onde vive. Para tal perguntam-lho a Ele. A passagem termina informando que foram, viram onde vivia e ficaram com Ele aquele dia. Insolitamente o Evangelho precisa a hora do dia –“era cerca da hora décima”-.
A resposta dos discípulos é a resposta de quem quer encontrar Deus na sua vida. Não basta já a autoridade de quem nos assinala Cristo como rei do universo; já não é suficiente  uma busca  honesta mas imatura. Quem diz que quer saber onde vive Jesus para partilhar com Ele a sua vida é alguém que sabe o que quer. É um homem que além do mais lho pergunta a Ele (oração), que é ele o único que pode responder. Viver na morada de Deus, na sua Presença é o que o cristão procura na sua vida.
Costumamos ler esta passajem do Evangelho de João de modo linear. Viram Jesus, seguiram-no, foram interpelados por Ele, responderam-lhe e todos foram à casa do Messias onde passaram o dia.

(carlos jariod borrego [1], trad  ama)


[1] Professor de filosofia num Instituto de Toledo e professor convidado de teoria educativa num instituto de ciências religiosas da mesma cidade. Interessado pela educação, presidiu à Federação toledana de CONCAPA durante quatro anos e é co-fundador e presidente da associação toledana de professores Educação e Pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.