Páginas

01/11/2011

Evangelho do dia e comentário

Todos os Santos [i]












T. Comum– XXXI Semana




Evangelho: Mt 5, 1-12

1 Vendo Jesus aquelas multidões, subiu a um monte e, tendo-Se sentado, aproximaram-se d'Ele os discípulos. 2 E pôs-Se a falar e ensinava-os, dizendo: 3 «Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4 «Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5 «Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. 6 «Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7 «Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 «Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9 «Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 «Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11 «Bem-aventurados sereis, quando vos insultarem, vos perseguirem, e disserem falsamente toda a espécie de mal contra vós por causa de Mim. 12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois também assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós.

Comentário:

Bem-aventurados!

A generosidade do Senhor que desde logo revela o prémio que aguarda os que são ou procedem como Ele próprio indica, manifesta-se de forma muito clara neste Sermão da Montanha:

Seremos consolados;
Herdaremos a terra;
Seremos saciados;
Alcançaremos misericórdia;
Veremos a Deus;
Seremos chamados filhos de Deus;
Será nosso o Reino dos Céus;
Alegrar-nos-emos e exultaremos.

Podemos ficar tranquilos.

Ele nunca falta ao que promete.

(ama, comentário sobre Mt 5, 1-12, Herdade de Vale da Arca, Torrão, 2011.01.30)


[i] Todos os Santos
Todos os Santos, Fra Angelico, 1428-30
Galeria Nacional, Londres
«Os Santos, tendo atingido pela multiforme graça de Deus a perfeição e alcançado a salvação eterna, cantam hoje a Deus no Céu, o louvor perfeito e intercedem por nós.
A Igreja proclama o mistério pascal, realizado na paixão e glorificação deles com Cristo, propõe aos fiéis os seus exemplos, que conduzem os homens ao Pai por Cristo; e implora, pelos seus méritos, as bênçãos de Deus.
Segundo a sua tradição, a Igreja venera os Santos e as suas relíquias autênticas, bem como as suas imagens. É que as festas dos Santos proclamam as grandes obras de Cristo nos Seus servos e oferecem aos fiéis os bons exemplos a imitar»
(Constituição Litúrgica, n.º 104 e 111).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.