Páginas

17/10/2011

Princípios filosóficos do Cristianismo

Filósofo
Rembrandt

Princípio da substância (II):

O esquecimento da substância

B) Kant

O problema de Kant é, nem mais nem menos, que a pretensão de fazer filosofia sem contar com o noumeno, com o em si, de modo que a metafísica se converte em epistemologia.
Das coisas não conhecemos mais que a manifestação sensível que captamos pelos sentidos, mas não o noumeno, não o em si. Kant diz assim: «da coisa só conhecemos os fenómenos, deixando-nos sem conhecer a coisa em si, por mais que para si mesma seja real».
Os nossos conceitos não os formamos, em consequência, a partir do em si das coisas, senão aplicando as categorias à priori à informação sensível e caótica que recebemos pelos sentidos. Com efeito, Kant, que queria dar à filosofia um rigor científico como o que possuía a ciência física de Newton, colocou-se o problema de fundamentar os juízos sintéticos à priori que são os que fazem avançar o conhecimento, posto que neles se torna a síntese do universal e do particular.
Ora bem, posto que o universal não pode proceder do particular, haverá que alojá-lo no a priori das categorias da consciência. Diz assim Kant: «os conceitos empíricos e o seu fundamento, o seja a intuição empírica, nunca podem fornecer-nos mais proposições sintéticas que as puramente empíricas, quer dizer, experimentais e que por conseguinte não podem nunca conter necessidade e absoluta universalidade». Não se pode sacar da experiência uma proposição universal ".

josé antonio sayés, [i] trad ama,


[i] Sacerdote, doutor em teologia pela Universidade Gregoriana e professor de Teologia fundamental na Faculdade de Teologia do Norte de Espanha.
Escreveu mais de quarenta obras de teologia e filosofia e é um dos Teólogos vivos mais importantes da Igreja Católica. Destacou-se pelas suas prolíferas conferências, a publicação de livros quase anualmente e pelos seus artigos incisivos em defesa da fé verdadeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.