Páginas

08/09/2011

Princípios filosóficos do Cristianismo

Caminho e Luz

Princípio de substância (I)

A substância
A metafísica é, portanto, a ciência que trata de tudo o que existe no quanto é uma realidade. Mas de que realidade se trata? A realidade que trata a metafísica é a substância. Com efeito, captamos que existem coisas, realidades, independentemente de mim. Isto é a substância: todo aquilo que existe em si. A substância não é um substrato físico que está debaixo de: substância é igual a subsistência. Como diz Brugger, o característico da substância não é a sua relação aos acidentes, mas a subsistência própria. Substância é o que tem o seu ser não no outro mas em si.
À captação do no sim das coisas só se chega pela inteligência e nunca pelos sentidos. Eu capto que aí há algo, uma realidade, uma substância, um ente, e isto capto-o com a minha inteligência. Os animais carecem de inteligência e por isso jamais fazem a experiência de captar que há realidades no sim à sua frente. É por isso que carecem de linguagem simbólica.

josé antonio sayés, [i]trad ama,



[i] Sacerdote, doutor em teologia pela Universidade Gregoriana e professor de Teologia fundamental na Faculdade de Teologia do Norte de Espanha.
Escreveu mais de quarenta obras de teologia e filosofia e é um dos Teólogos vivos mais importantes da Igreja Católica. Destacou-se pelas suas prolíferas conferências, a publicação de livros quase anualmente e pelos seus artigos incisivos em defesa da fé verdadeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.