Páginas

10/08/2011

Evangelho do dia e comentário

S. Lourenço






T. Comum– XIX Semana




Evangelho: Jo 12, 24-26

24 Em verdade, em verdade vos digo que, se o grão de trigo que cai na terra não morrer, 25 fica infecundo; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á e quem aborrece a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26 Se alguém Me quer servir, siga-Me e, onde Eu estou, estará ali também o que Me serve. Se alguém Me servir, Meu Pai o honrará.

Comentário:

Para produzir fruto – muito fruto – há que morrer para as coisas do mundo. Retirar-se para um ermo, para um Convento?


Nada disso.


Retirar-se dentro de si mesmo, viver do mundo sem ser mundano, ter prioridades bem definidas. A consciência de que somos Filhos de Deus tem de levar-nos a comportarmos como tal em todos os momentos e circunstâncias.
Produzir fruto, que significa fazer boas obras, ser apóstolo, não é compatível com uma vida agitada na preocupação do ter, possuir, alcançar cada vez mais bens, posição social.
Trabalhar, sim, trabalhar com afinco na profissão que nos compete, fazendo sempre o melhor que podemos e sabemos mas, e sempre, com os olhos postos em Deus que é quem, no fim da vida, temos de dar contas.


Não levaremos nas mãos senão aquilo que conseguirmos com as nossas boas obras, o resto, ficará, talvez como recordação ou, em muitos casos, nem sequer isso.

(ama, comentário sobre Jo 12, 24-26, 2010.08.10)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.