Páginas

01/06/2011

João Paulo II e o Opus Dei

Entrevista com D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, por ocasião da beatificação de João Paulo II.

D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei, teve o privilégio de estar muito perto de João Paulo II durante todo o seu pontificado. Por ocasião da beatificação de João Paulo II, pedimos-lhe recordações que ajudem a compreender a pessoa do novo beato, e, em particular, que nos fale da relação de João Paulo II com o Opus Dei.


- O Senhor viveu muito de perto todo o pontificado de João Paulo II. O que é que lhe ficou mais gravado da sua pessoa?



- João Paulo II insistiu frequentemente em que cada homem, cada mulher, atinge a sua plenitude na doação, na entrega de si mesmo a Deus e aos outros. E ele pessoalmente entregou-se ao Senhor e à Igreja com constante generosidade e autêntico sacrifício. A diferença entre o Papa cheio de fortaleza física, que tomou o l da Igreja em 1978, e João Paulo II nos seus últimos anos, inclinado sob o peso do cansaço e da doença, não indica somente a passagem do tempo, mas assinala também a medida total da sua entrega.



Numa ocasião acompanhei D. Álvaro del Portillo ao apartamento pontifício a uma hora avançada da tarde. Enquanto esperávamos a chegada do Papa, ouvimos uns passos que se aproximavam por um corredor, como que arrastando os pés. Era o Santo Padre, muito fatigado. D. Álvaro exclamou: “Santo Padre, como está cansado!”. O Papa olhou-o e, com voz firme e amável, respondeu: “Se a estas horas não estivesse cansado, seria sinal de que não teria cumprido o meu dever”.



michele dolz, Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet, 2011/05/16

2011.06.01

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.