Páginas

04/06/2011

Decenário do Espírito Santo

O Espírito Santo: Dons




Sabedoria [i],  
Inteligência [ii], 
Ciência [iii],  
Conselho [iv]
Fortaleza [v],  
Piedade [vi]
Temor de Deus [vii].  

ama, 2011.06.04


[i] Entre os Dons do Espírito Santo, diria que há um de que temos especial necessidade todos os cristãos: o Dom de Sabedoria que, ao fazer-nos conhecer Deus e provar Deus, coloca-nos em condições de poder julgar com verdade sobre as situações e as coisas desta vida. (S. JOSEMARIA, Cristo que Passa, 133)

[ii] O Dom de Inteligência descobre-nos com maior clareza as riquezas da fé. (f. fernández carvajal, Hablar con Dios, Quaresma, 6ª Sem., 2ª Fª. trad ama)

[iii] As inspirações do Espírito Santo, às quais o Dom de Ciência faz com que sejamos dóceis, aclaram-nos pouco a pouco a ordem admirável do plano providencial, ainda e precisamente naquelas coisas que antes nos deixavam desconcertados, nos casos dolorosos e imprevistos, permitidos por Deus com vista a um bem superior. (r. garrigou-lagrange, Las três edades de la vida interior, Palabra, 4ª ed., Madrid 1982, vol. II, pg. 195 trad ama)

[iv] O Dom de Conselho supõe ter posto os outros meios para actuar com prudência: recolher os elementos necessários, prever as possíveis consequências das nossas acções, utilizar a experiência em casos análogos, pedir conselho oportuno quando o assunto o requeira... É a prudência natural, que fica esclarecida pela graça. Sobre ela actua este dom; é o que torna mais rápida e segura a escolha dos meios, a resposta oportuna, o caminho que devemos seguir. (f. fernández carvajal, Hablar con Dios, Páscoa, 7ª Sem, 2ª F. trad ama)

[v] O Dom de Fortaleza converte-se no grande recurso contra a tibieza, que leva ao desleixo e ao aburguesamento. (f. fernández carvajal, Hablar con Dios, Páscoa, 7ª Sem, 4ª F. trad ama)

[vi] Entre os frutos que o Dom de Piedade produz nas almas dóceis às graças do Paráclito, encontra-se a serenidade em todas as circunstâncias; é o abandono confiado na Providência, pois se Deus cuida de tudo o criado, muita mais ternura manifestará com os Seus filhos. Francisco Fernández carvajal, Hablar con Dios, Páscoa, 7ª Sem, 3ª F.

[vii] O Dom de Temor induz-nos a fugir das ocasiões de pecar, a não ceder à tentação, a evitar todo o mal que possa contristar o Espírito Santo (Ef. 4, 030), a temer radicalmente separarmo-nos daquEle a quem amamos e constitui a nossa razão de ser e de viver. (f. fernández carvajal, Hablar con Dios, Quaresma, 6ª Sem., 2ª Fª. trad ama)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.