Páginas

01/06/2011

O valor educativo da Confissão

Doutrina

Valor pedagógico para o sacerdote


Venhamos já ao recente discurso de Bento XVI. A Confissão tem um grande valor pedagógico, primeiro para o sacerdote, até ao ponto de que o confessionário «pode ser um ‘lugar’ real de santificação». Da administração do Sacramento da Penitencia o sacerdote pode extrair lições de fé, de humildade e também sobre a consciência da sua própria identidade.
Primeiro, o sacerdote reforça a sua própria fé, ao contemplar a «profissão de fé» que supõe ele facto de confessar-se. O confessor tem a oportunidade de «palpar os efeitos salvadores da cruz e da ressurreição de Cristo, em todo o tempo e para todo o homem». Com frequência encontra-se «ante autênticos dramas existenciais e espirituais, que não encontram resposta nas palavras dos homens, mas que são abraçados e assumidos pelo Amor divino, que perdoa e transforma». É verdade que conhecer os aspectos obscuros do coração do homem pode pôr à prova a sua humanidade e a sua fé. Mas isto, por outro lado, «alimenta nele a certeza de que a última palavra sobre o mal do homem e da historia é de Deus, é de sua misericórdia, capaz de fazer tudo de novo».
Exclama o Papa: «Quanto pode aprender o sacerdote de penitentes exemplares pela sua vida espiritual, pela seriedade com que fazem o exame de consciência, pela transparência com que reconhecem o seu pecado e pela docilidade aos ensinamentos da Igreja e às indicações do confessor!». Um valor pedagógico que se estende também «à verdade e pobreza da sua pessoa, e alimenta nele a consciência da identidade sacramental». E é que o sacerdote não escuta os seus irmãos unicamente como homem: «Se se aproximam a nós é só porque somos sacerdotes, configurados com Cristo sumo e eterno Sacerdote, e fomos capacitados para actuar em seu nome e em sua pessoa, para fazer realmente presente a Deus que perdoa, renova e transforma».

ramiro pellitero iglesias, conioZe, trad ama, 2011.04.29

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.