Páginas

20/12/2010

Era digital no Natal de sempre!

HISTÓRIA DE NATAL CONTADA NA ERA DIGITAL (COM VÍDEO)

Experiência de cruzar dois mundos resultou num dos grandes sucessos do YouTube

Juntar a narrativa bíblica às linguagens das novas tecnologias foi o desafio assumido por uma agência portuguesa especialista em marketing digital, dando origem a um vídeo que já ultrapassou um milhão e 300 mil visualizações no YouTube.

Jorge Teixeira, director criativo de publicidade, explica que o objectivo era criar um cartão de Natal que “apresentasse uma mensagem e tivesse a capacidade de tocar as pessoas”.

Uma ideia que, como confessa à ECCLESIA, se revelou “muito complicada”, dado que os responsáveis não tinham a certeza de que o público acolheria bem esta proposta.

Num vídeo que usa como pano de fundo a narrativa bíblica do nascimento de Jesus, as Redes Sociais, a Web e o mobile contam a história do Natal através do Facebook, Twitter, YouTube, Google, Wikipedia, Google Maps, GMail, Foursquare e Amazon, entre outros.

“Quisemos contar a história do nascimento de Jesus nesta perspectiva, como se fosse hoje”, explica Jorge Teixeira.

“São esses meios que estão a espalhar a boa nova, a contar a história da natividade”, acrescenta.

Este responsável assegura que o trabalho em causa exigiu investigação para saber quais são “os passos mais importantes daquela narrativa”.

“Tivemos o cuidado de não nos cingirmos só àquilo que nos lembrávamos da catequese, quando éramos pequeninos”, assinala.

Só depois de definido devidamente o “facto relatado” pelos Evangelhos se passou a construir o vídeo, utilizando as “novas linguagens”

Os toques de humor foram também construídos “com pinças” em cima da “narrativa histórica”, procurando não “ofender ninguém”.

“A mensagem não tem de chocar com o veículo que a veicula”, conclui este director criativo de publicidade.

«Os tempos mudam, o sentimento continua o mesmo». É esta a mensagem que a «História do Natal Digital», que pode ver aqui:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.