Páginas

27/11/2010

Textos de Reflexão para 27 de Novembro

Sábado 27 Nov

Evangelho: Lc 21, 34-36

34 «Velai, pois, sobre vós, para que não suceda que os vossos corações se tornem pesados com o excesso do comer e do beber e com os cuidados desta vida, e para que aquele dia não vos apanhe de improviso; 35 porque ele virá como uma armadilha sobre todos os que habitam a superfície de toda a terra. 36 Vigiai, pois, orando sem cessar, a fim de que vos torneis dignos de evitar todos estes males que devem suceder, e de aparecer com confiança diante do Filho do Homem».

Comentário:

Vigiar é a recomendação constante e final de Cristo. Vigiar com diligência, não deixando ao acaso ou para uma qualquer data posterior o que rtemmos de fazer hoje e agaora. Este é o tempo justo e conveniente para a preparação que nos é sugerida. Não teremos outro. Há que aproveitá-lo sem desperdício nem dilações. 

(ama, comentário sobre Lc 21, 34-36, 2010.10.28)

Tema: Novíssimos – Juízo 7

Estar preparado para Juízo Particular que ocorre logo a pós a nossa morte é uma atitude várias vezes recomendada por Jesus Cristo na Sua pregação: «Vigiai e orai; estai preparados porque não sabeis o dia nem a hora...» querendo com isto dizer-nos que é agora, hoje, e não depois, amanhã ou noutro tempo qualquer que temos de nos preparar. Sem temor, sem medo, receio ou inquietação, mas com verdadeiro espírito previdente e avisado

(ama, comentário sobre Juízo 7, 2010.10.25)

Doutrina: CCIC – 572: Porque é que a oração é um combate?
                   CIC – 2725

A oração é um dom da graça, mas pressupõe sempre uma resposta decidida da nossa parte, porque o que reza combate contra si mesmo, contra o ambiente e sobretudo contra o Tentador, que faz tudo para retirá-lo da oração. O combate da oração é inseparável do progresso da vida espiritual. Reza-se como se vive, porque se vive como se reza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.