Páginas

13/06/2010

Carta ao Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

António Mexia Alves
R. António Cardoso, 184
4150-079 PORTO


Revmº Senhor 

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

Venho pôr à consideração de V. Reverendíssima o seguinte:

Na sequência da infeliz actuação do actual Presidente da Republica Portuguesa, a que sua Eminência, o Cardeal Patriarca de Lisboa se referiu com tanta propriedade e firmeza, venho expor:

A futura eleição do Presidente da República afigura-se crucial para o futuro imediato do País.
Se na verdade o actual Presidente defraudou a esperanças e boa fé dos católicos portugueses - e a própria Igreja - a eleição do seu sucessor toma um vulto e importância que não se pode ignorar.

Precisamos de alguém em quem possamos confiar que não trairá os seus princípios cristãos, católicos em nome, ou a pretexto, de outras razões quaisquer, sejam quais forem.

O Dr. António Bagão Félix é uma pessoa deste calibre e com os conhecimentos e experiência suficientes para o desempenho do cargo.

Parece evidente que, neste momento, este ónus não o atrai, justamente porque, sendo quem é, sabe que muito teria que "limpar" e "endireitar" no panorama político nacional.

Com enormíssimo respeito, permito-me recordar que o querido João Paulo II não hesitou em intervir na sua terra natal, dando apoio claro e iniludível a Lech Wallesa, na sua luta por uma Polónia livre das forças comunistas e maçónicas.

Logo, parece-me que a Igreja Portuguesa, por meio dos seus Bispos e altos dignitários,  não só poderá como terá, talvez, o dever de intervir claramente e sem rebuços neste momento gravíssimo da vida nacional.

Convencer o Dr. António Bagão Félix a aceitar o espinhoso encargo será, eventualmente difícil sem o apoio declarado da CEP.

Deixo à v. consideração este apelo confiante que este povo que exultou com a recente visita do Papa, correspondendo massivamente ao apelo da Igreja Portuguesa,     que vai a Fátima, reza e peregrina, acatará com dócil obediência as indicações que os seus Bispos que entendam dar~lhe.

Com os meus respeitosos cumprimentos

Porto, 2010.06.12


--
António Mexia Alves

E-mail: cep.sgeral@ecclesia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.