por El Reto del amor
Padroeiros do blog: SÃO PAULO; SÃO TOMÁS DE AQUINO; SÃO FILIPE DE NÉRI; SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ
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10/02/2019
Tu e eu procedemos como filhos de Deus?
Um filho de Deus não tem medo da vida nem medo da morte, porque o
fundamento da sua vida espiritual é o sentido da filiação divina: Deus é meu
Pai, pensa, e é o Autor de todo o bem, é toda a Bondade. – Mas tu e eu
procedemos, de verdade, como filhos de Deus? (Forja, 987)
A nossa condição de filhos de Deus levar-nos-á – insisto – a ter
espírito contemplativo no meio de todas as actividades humanas – luz, sal e
levedura, pela oração, pela mortificação, pela cultura religiosa e profissional
–, fazendo realidade este programa: quanto mais dentro do mundo estivermos,
tanto mais temos de ser de Deus. (Forja, 740)
Quando se trabalha por Deus, é preciso ter "complexo de
superioridade" – fiz-te notar. – Mas – perguntavas-me – isso não é uma
manifestação de soberba? – Não! É uma consequência da humildade, de uma
humildade que me faz dizer: – Senhor, Tu és o que és. Eu sou a negação. Tu tens
todas as perfeições: o poder, a fortaleza, o amor, a glória, a sabedoria, o
império, a dignidade... Se eu me unir a Ti, como um filho quando se põe nos
braços fortes do pai ou no regaço maravilhoso da mãe, sentirei o calor da tua
divindade, sentirei as luzes da tua sabedoria, sentirei correr pelo meu sangue
a tua fortaleza. (Forja,
342)
Leitura espiritual
Cartas de São Paulo
Rm 2 cont
Ser circuncidado não garante a
salvação
25A circuncisão é, de facto, proveitosa, se pões a Lei em prática. Mas se
és um transgressor da Lei, então a tua circuncisão passa a ser incircuncisão.
26Se, portanto, quem não é circuncidado observa os preceitos da Lei, não deverá
a sua incircuncisão ser considerada como circuncisão? 27E ele, que, não sendo
fisicamente circuncidado, cumpre a Lei, há-de julgar-te a ti que, com a letra
da Lei e a circuncisão, és um transgressor da Lei. 28É que não é aquele que o
manifesta exteriormente que é judeu, nem a circuncisão é aquela que se manifesta
exteriormente na carne. 29Mas aquele que o é no íntimo, esse sim é que é judeu,
e a circuncisão que conta é a do coração, operada pelo Espírito e não por causa
da letra da Lei. Esse é que merece louvor, não dos homens, mas de Deus.
1Que vantagem têm então os judeus? Ou que utilidade tem a circuncisão?
2Muita, em todos os aspectos! Em primeiro lugar, porque lhes foram confiadas as
palavras de Deus. 3Que importa, então, se alguns foram infiéis? Irá,
porventura, a infidelidade deles anular a fidelidade de Deus? 4De maneira
nenhuma! Fique claro que Deus é verdadeiro, mesmo que todo o homem seja falso!
Tal como está escrito:
Para que te
mostres justo nas tuas palavras
e saias
vitorioso no litígio que houver contigo.
5Mas, se a nossa injustiça faz com que se manifeste a justiça de Deus,
que diremos? Não estará Deus a ser injusto, ao aplicar-nos a sua ira? Isto
digo-o segundo critérios humanos. 6De maneira nenhuma! Senão, como poderia Deus
julgar o mundo?
7Mas, se foi devido à minha falsidade que a verdade de Deus tanto se
evidenciou para sua glória, porque hei-de eu então, ainda por cima, ser
condenado como pecador? 8Não será mesmo de agir conforme aquilo que certa gente
caluniosamente afirma termos dito: «Façamos
o mal, para que venha o bem?» É gente que justamente merece a condenação.
Todos são pecadores - 9Afinal qual é a conclusão? Temos ou não vantagem
alguma sobre os outros? Absolutamente nenhuma! Foi exactamente a acusação que
acabámos de fazer: judeus e gregos, todos estão sob o domínio do pecado.
10Assim está escrito:
Não há justo
algum, nem um sequer.
11Não há quem
seja sensato,
não há quem
procure a Deus.
12Todos se
extraviaram, todos se corromperam.
Não há quem
faça o bem,
não há um
sequer.
13Sepulcro
aberto é a sua garganta,
com a sua
língua espalhavam enganos;
há nos seus
lábios veneno de serpente.
14A sua boca
está cheia de maldição e azedume.
15Velozes são
os seus pés para derramar sangue;
16há
devastação e miséria pelos seus caminhos,
17e o caminho
da paz, não o conheceram.
18Não há temor
de Deus diante dos seus olhos.
19Ora, nós sabemos que tudo o que a Lei diz, é dito para os que estão sob
a Lei, a fim de que toda a língua se cale, e todo o mundo se reconheça culpado
diante de Deus. 20Pois, pelas obras da Lei, ninguém será justificado diante
dele. De facto, pela Lei só se chega ao reconhecimento do pecado.
Deus
salva-nos pela morte de Cristo
21Mas agora foi sem a Lei que se manifestou a justiça de Deus, testemunhada
pela Lei e pelos Profetas: 22a justiça que vem para todos os crentes, mediante
a fé em Jesus Cristo. É que não há diferença alguma: 23todos pecaram e estão
privados da glória de Deus. 24Sem o merecerem, são justificados pela sua graça,
em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus. 25Deus ofereceu-o para, nele,
pelo seu sangue, se realizar a expiação que actua mediante a fé; foi assim que
ele mostrou a sua justiça, ao perdoar os pecados cometidos outrora, 26no tempo
da divina paciência. Deus mostra assim a sua justiça no tempo presente, porque
Ele é justo e justifica quem tem fé em Jesus.
27Onde está, pois, o motivo para alguém se gloriar? Foi excluído! Por
qual lei? Pela das obras? De modo nenhum! Mas pela lei da fé. 28Pois estamos
convencidos de que é pela fé que o homem é justificado, independentemente das
obras da lei. 29Será Deus apenas Deus dos judeus? Não o é também dos gentios?
Sim, Ele é também Deus dos gentios, 30uma vez que há um só Deus. É Ele que
há-de justificar pela fé os circuncidados, e os não-circuncidados, mediante a
fé.
31Quer isso dizer então que, com a fé, anulamos a Lei? De maneira
nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a Lei.
Rm 3
Será Deus
infiel à sua palavra?
1Que vantagem têm então os judeus? Ou que utilidade tem a circuncisão?
2Muita, em todos os aspectos! Em primeiro lugar, porque lhes foram confiadas as
palavras de Deus. 3Que importa, então, se alguns foram infiéis? Irá,
porventura, a infidelidade deles anular a fidelidade de Deus? 4De maneira
nenhuma! Fique claro que Deus é verdadeiro, mesmo que todo o homem seja falso!
Tal como está escrito:
Para que te
mostres justo nas tuas palavras
e saias
vitorioso no litígio que houver contigo.
5Mas, se a nossa injustiça faz com que se manifeste a justiça de Deus,
que diremos? Não estará Deus a ser injusto, ao aplicar-nos a sua ira? Isto
digo-o segundo critérios humanos. 6De maneira nenhuma! Senão, como poderia Deus
julgar o mundo?
7Mas, se foi devido à minha falsidade que a verdade de Deus tanto se
evidenciou para sua glória, porque hei-de eu então, ainda por cima, ser
condenado como pecador? 8Não será mesmo de agir conforme aquilo que certa gente
caluniosamente afirma termos dito: «Façamos o mal, para que venha o bem?» É
gente que justamente merece a condenação.
Todos são pecadores - 9Afinal qual é a conclusão? Temos ou não vantagem
alguma sobre os outros? Absolutamente nenhuma! Foi exactamente a acusação que
acabámos de fazer: judeus e gregos, todos estão sob o domínio do pecado.
10Assim está escrito:
Não há justo
algum, nem um sequer.
11Não há quem
seja sensato,
não há quem
procure a Deus.
12Todos se
extraviaram, todos se corromperam.
Não há quem
faça o bem,
não há um
sequer.
13Sepulcro
aberto é a sua garganta,
com a sua
língua espalhavam enganos;
há nos seus
lábios veneno de serpente.
14A sua boca
está cheia de maldição e azedume.
15Velozes são
os seus pés para derramar sangue;
16há
devastação e miséria pelos seus caminhos,
17e o caminho
da paz, não o conheceram.
18Não há temor
de Deus diante dos seus olhos.
19Ora, nós sabemos que tudo o que a Lei diz, é dito para os que estão sob
a Lei, a fim de que toda a língua se cale, e todo o mundo se reconheça culpado
diante de Deus. 20Pois, pelas obras da Lei, ninguém será justificado diante
dele. De facto, pela Lei só se chega ao reconhecimento do pecado.
Deus
salva-nos pela morte de Cristo
21Mas agora foi sem a Lei que se manifestou a justiça de Deus, testemunhada
pela Lei e pelos Profetas: 22a justiça que vem para todos os crentes, mediante
a fé em Jesus Cristo. É que não há diferença alguma: 23todos pecaram e estão
privados da glória de Deus. 24Sem o merecerem, são justificados pela sua graça,
em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus. 25Deus ofereceu-o para, nele,
pelo seu sangue, se realizar a expiação que actua mediante a fé; foi assim que
ele mostrou a sua justiça, ao perdoar os pecados cometidos outrora, 26no tempo
da divina paciência. Deus mostra assim a sua justiça no tempo presente, porque
Ele é justo e justifica quem tem fé em Jesus.
27Onde está, pois, o motivo para alguém se gloriar? Foi excluído! Por
qual lei? Pela das obras? De modo nenhum! Mas pela lei da fé. 28Pois estamos
convencidos de que é pela fé que o homem é justificado, independentemente das
obras da lei. 29Será Deus apenas Deus dos judeus? Não o é também dos gentios?
Sim, Ele é também Deus dos gentios, 30uma vez que há um só Deus. É Ele que
há-de justificar pela fé os circuncidados, e os não-circuncidados, mediante a
fé.
31Quer isso dizer então que, com a fé, anulamos a Lei? De maneira
nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a Lei.
Evangelho e comentário
Evangelho: Lc 5, 1-11
1
Encontrando-se junto do lago de Genesaré, e comprimindo-se à volta dele a
multidão para escutar a palavra de Deus, 2 Jesus viu dois barcos que se
encontravam junto do lago. Os pescadores tinham descido deles e lavavam as
redes. 3 Entrou num dos barcos, que era de Simão, pediu-lhe que se afastasse um
pouco da terra e, sentando-se, dali se pôs a ensinar a multidão. 4 Quando
acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a
pesca.» 5 Simão respondeu: «Mestre, trabalhámos durante toda a noite e nada
apanhámos; mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes.» 6 Assim fizeram e
apanharam uma grande quantidade de peixe. As redes estavam a romper-se, 7 e
eles fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os
viessem ajudar. Vieram e encheram os dois barcos, a ponto de se irem afundando.
8 Ao ver isto, Simão caiu aos pés de Jesus, dizendo: «Afasta-te de mim, Senhor,
porque sou um homem pecador.» 9 Ele e todos os que com ele estavam encheram-se
de espanto por causa da pesca que tinham feito; o mesmo acontecera 10 a Tiago e
a João, filhos de Zebedeu e companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: «Não
tenhas receio; de futuro, serás pescador de homens.» 11 E, depois de terem
reconduzido os barcos para terra, deixaram tudo e seguiram Jesus.
Comentário:
Como
é que aqueles homens, simples pescadores da Galileia, deixam tudo para trás e
seguem Jesus?
Nem
fazem qualquer pergunta porque, aliás, o Senhor já tinha esclarecido o
“programa” que preparara para eles nas palavras dirigidas a Pedro: «Não tenhas receio; de futuro, serás
pescador de homens.»
Receio?
Não! Não podem sentir qualquer receio mesmo que não se dêem conta da dimensão e
grandeza da missão que os espera porque têm uma garantia: aquele Senhor que os
chamava estaria com eles.
Evidentemente
que, como Pedro, todos deveriam sentir-se indignos de Jesus, consideravam-se
fracos e pecadores mas, nem por isso, sentiam medo.
Jesus
tinha conquistado a sua inteira confiança e, se Ele os chamava que mais
poderiam fazer a não ser segui-Lo?
(AMA,
comentário sobre Lc 5, 1-11, 23.11.2018)
Temas para reflectir e meditar
Acções de graças
Estás ali (na acção de graças da Comunhão) com as mesmas disposições que a Virgem Santíssima no Calvário, tratando-se da presença de um mesmo Deus e da consumação de igual sacrifício?
Estás ali (na acção de graças da Comunhão) com as mesmas disposições que a Virgem Santíssima no Calvário, tratando-se da presença de um mesmo Deus e da consumação de igual sacrifício?
(São joão maria vianney, Sermão sobre o pecado)