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30/09/2010

Textos de Reflexão para 30 de Setembro

Evangelho: Lc 10, 1-12

1 Depois disto, o Senhor escolheu outros setenta e dois, e mandou-os dois a dois à Sua frente por todas as cidades e lugares onde havia de ir.2 Disse-lhes: «Grande é na verdade a messe, mas os operários poucos. Rogai, pois, ao dono da messe que mande operários para a Sua messe.3 Ide; eis que Eu vos envio como cordeiros entre lobos.4 Não leveis bolsa, nem alforge, nem calçado, e não saudeis ninguém pelo caminho.5 Na casa em que entrardes, dizei primeiro: A paz seja nesta casa.6 Se ali houver algum filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; senão, tornará para vós.7 Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que tiverem, porque o operário é digno da sua recompensa. Não andeis de casa em casa.8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que vos puserem diante;9 curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: Está próximo de vós o reino de Deus.10 Mas, em qualquer cidade em que entrardes e não vos receberem, saindo para as praças, dizei:11 Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós; não obstante isto, sabei que o reino de Deus está próximo.12 Digo-vos que, naquele dia, haverá menos rigor para Sodoma que para essa cidade.
Comentário:

O apostolado dos leigos é sempre um trabalho de conjunto e nunca uma série de actos isolados ao sabor da decisão ou gosto de cada um.
Para ser eficaz, o apóstolo – que é qualquer baptizado – tem de operar em conjunto e sob orientação de quem, em nome da Igreja, define e conduz essa actividade.
É por isso que o apóstolo tem de ser essencialmente humilde e obediente. Humilde para reconhecer que o que faz não é em seu nome ou para si, mas em nome de Deus e para Ele.
Obediente para fugir à tentação de pôr coisas da sua lavra, ou dar-se pressa, quando se lhe pede um trabalho contínuo, perseverante de paciente disponibilidade para com o objecto do seu apostolado. 

(ama, comentário sobre Lc 10, 1-12)

Tema: Eucaristia 5

A participação nos benefícios da Eucaristia depende mais da qualidade das disposições interiores, pois os Sacramentos da nova lei, actuam ao mesmo tempo ex opere operato, produzem um efeito tanto maior quanto mais perfeitas são as condições em que se recebem

(S. Pio X, Decreto Sacra Tridentina Synodus, Roma, 20.12.1905, trad do castelhano por ama)

Doutrina: CCIC – 415: O que é a lei moral?
                   CIC – 1950

A lei moral é obra da Sabedoria divina. Prescreve-nos caminhos e normas de conduta que levam à bem-aventurança prometida, proibindo-nos os caminhos que nos desviam de Deus.

 Festa: São Jerónimo, Doutor da Igreja
                                                                                                                               
Nota Histórica
Nasceu em Estridon (Dalmácia) cerca do ano 340. Estudou em Roma e aí foi baptizado. Tendo abraçado a vida ascética, partiu para o Oriente e foi ordenado sacerdote. Regressou a Roma e foi secretário do papa Dâmaso. Nesta época começou a revisão das traduções latinas da Sagrada Escritura e promoveu a vida monástica. Mais tarde estabeleceu se em Belém, onde continuou a tomar parte muito activa nos problemas e necessidades da Igreja. Escreveu muitas obras, principalmente comentários à Sagrada Escritura. Morreu em Belém no ano 420. (snl)

Tema para breve reflexão - 2010.09.30

Virtudes – Castidade 

A castidade é açucena das virtudes: ela torna os homens quase iguais aos anjos; nada é formoso sna pureza e a pureza dos homens chama-se castidade. Dá-se à castidade o nome de honestidade, e à sua profissão e prática o de honra; também se chama inteireza e o seu contrário corrupção; em suma, tem uma glória toda à parte por ser bela e franca virtude da alma e do corpo.

(S. Francisco de Sales, Introdução à Vida Devota, Cap. XII)

29/09/2010

Textos de Reflexão para 29 de Setembro

Evangelho: Jo 1, 47-51

45 Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: «Encontrámos Aquele de Quem escreveu Moisés na Lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José». 46 Natanael disse-lhe: «De Nazaré pode porventura sair coisa que seja boa?». Filipe disse-lhe: «Vem ver». 47 Jesus viu Natanael, que vinha ter com Ele, e disse dele: «Eis um verdadeiro israelita em quem não há fingimento». 48 Natanael disse-lhe: «Donde me conheces?». Jesus respondeu-lhe: «Antes que Filipe te chamasse, Eu te vi, quando estavas debaixo da figueira». 49 Natanael respondeu: «Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel». 50 Jesus respondeu-lhe: «Porque te disse que te vi debaixo da figueira, acreditas?; verás coisas maiores que esta». 51 E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subir e descer sobre o Filho do Homem».
Comentário:

O segredo de todo o apostolado: Vem e vê por ti mesmo se o que te digo é ou não verdade!
Nós não temos de “convencer” ninguém por nós próprios, isto é, deve, em princípio, bastar o exemplo que damos que, naturalmente, deve confirmar o que dizemos.
Mas, quando isso não chega, temos sempre a melhor “estratégia”: Vem e vê!
Levamos o nosso amigo a Jesus e entregamo-lo nas Suas mãos amorosas.
Ele, saberá o que fazer. 

(ama, comentário sobre Jo 1, 47-51, 2010.07.31)

Tema: Eucaristia 4

A Eucaristia é sinal de unidade, vínculo de Amor. 

(Stº Agostinho, In Ioannis Evangelium tractatus, 26, 13; Pl 35, 1613, trad do castelhano por ama)

Doutrina: CCIC – 414: Como se manifesta a solidariedade humana?
                   CIC – 1939 – 1942; 1948

A solidariedade, exigência da fraternidade humana e cristã, manifesta-se, em primeiro lugar, na justa repartição dos bens, équa na remuneração do trabalho e no esforço por uma ordem social mais justa. A virtude da solidariedade pratica também a repartição dos bens espirituais da fé, ainda mais importantes que os materiais.

Festa: São Miguel, São Gabriel, São Rafael, Arcanjos


Nota Histórica
Entre «os puros espíritos que também são denominados Anjos» (Credo do Povo de Deus), sobressaem três, que têm sido especialmente honrados, através do séculos e a Liturgia une na mesma celebração. Além das funções próprias de todos os Anjos, eles aparecem-nos, na Escritura Sagrada, incumbidos de missão especial.

S. Miguel (= «Quem como Deus»?) é o príncipe dos Anjos, identificado, por vezes, como o Anjo do turíbulo de ouro de que fala o Apocalipse. É o Anjo dos supremos combates. É o melhor guia do cristão, na hora da viagem para a eternidade. É o protector da Igreja de Deus (Apoc. 12-19).

S. Gabriel (= «Deus é a minha força») é o mensageiro da Incarnação (Dan. 9, 21-22). É o enviado das grandes embaixadas divinas: anuncia a Zacarias o nascimento do Precursor e revela a Maria o mistério da divina Maternidade. Pio XII, em 12 de Janeiro de 1951, declarou este Arcanjo patrono das telecomunicações.

         S. Rafael (= «Medicina de Deus») manifesta-se na Bíblia como diligente
         e eficaz protector duma família, que se debate para não sucumbir às
         provações. É conselheiro, companheiro de viagem, defensor e médico.
        Honrando os Anjos, cuja existência nos é abundantemente testemunhada
       pela Sagrada Escritura, nós exaltamos o poder de Deus, Criador do mundo
        visível e invisível.
             (snl)

Tema para breve reflexão - 2010.09.29

Espírito Santo 4

O dever e o direito do leigo ao apostolado deriva da sua própria união com Cristo Cabeça. Inseridos pelo Baptismo no Corpo Místico de Cristo, robustecidos pela confirmação na fortaleza do Espírito Santo, é o mesmo Senhor quem nos destina ao apostolado.

(Concílio Vaticano II, Decreto Apostolicam Actuositatem, 3)

28/09/2010

Textos de Reflexão para 28 de Setembro

Evangelho: Lc 9, 51-56

51 Aconteceu que, aproximando-se o tempo da Sua partida deste mundo, dirigiu-Se resolutamente para Jerusalém, 52 e enviou adiante de Si mensageiros, que entraram numa aldeia de samaritanos para Lhe prepararem pousada. 53 Não O receberam, por dar mostras de que ia para Jerusalém. 54 Vendo isto, os Seus discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu que os consuma?». 55 Ele, porém, voltando-Se para eles, repreendeu-os. 56 E foram para outra povoação.

Meditação:

Jesus Cristo toma a decisão de ir a Jerusalém «resolutamente» como se diz no Evangelho. Sabe muito bem o que O espera mas nem por isso tenta retardar por algum tempo que fosse esse encontro com a consumação da Sua vinda à terra.
Também não vai sub-repticiamente, mas «enviou adiante de Si mensageiros». O que vão fazer estes discípulos? Vão anunciar a todos que o Senhor estava a chegar que vinha, voluntariamente, entregar-se àqueles que procuravam destruí-lo.
Fica, assim, uma vez mais bem manifesta a vontade de Jesus Cristo em cumprir os planos da Redenção. Ninguém o compele, obriga ou força a fazer seja o que for. Ele, com a Sua vontade soberana, decide que a hora tinha chegado e vai pôr-se à disposição dos seus algozes. 

(ama, comentário sobre Lc 9, 51-56, 20010.07.30)

Tema: Eucaristia 3

A Comunhão é o remédio da nossa necessidade quotidiana

(Stº Ambrósio, Sobre os Mistérios, 4, trad do castelhano por ama)

Doutrina: CCIC – 413: Como avaliar a desigualdade entre os homens?
                   CIC – 1936-1938; 1946-1947

Há iníquas desigualdades económicas e sociais, que ferem milhões de seres humanos; elas estão em contradição aberta com o Evangelho, são contrárias à justiça, à dignidade das pessoas e à paz. Mas há também diferenças entre os homens, causadas por factores que fazem parte do plano de Deus. Com efeito, Ele quer que cada um receba dos outros aquilo de que precisa, e quer que os que dispõem de «talentos» particulares os partilhem com os outros. Tais diferenças estimulam e obrigam, muitas vezes, as pessoas à magnanimidade, à benevolência e à partilha, e incitam as culturas a enriquecerem-se umas às outras.
                                                                                                                             

Festa: São Lourenço Ruiz e companheiros mártires

                                                                                                                                                                Nota Histórica
No século XVII (1633-1637), na cidade de Nagasaki, do Japão, derramaram o seu sangue por amor de Cristo dezasseis mártires: Lourenço Ruiz e seus Companheiros. Este grupo de mártires, da Ordem de São Domingos ou a ela associados, é constituído por nove presbíteros, dois religiosos, duas virgens e três leigos, entre os quais se conta Lourenço Ruiz, chefe de família, natural das Filipinas.

       Todos eles, em tempos e circunstâncias diversas, dilataram a fé cristã
       nas Filipinas, na Formosa e no Japão, manifestando de modo admirável a
       universalidade da religião cristã e, como invencíveis missionários,
      espalharam a semente da futura cristandade com o exemplo da sua vida e
      da sua morte. Foram canonizados por João Paulo II a 18 de Outubro de
      1987. (snl)  

Tema para breve reflexão - 2010.09.28

Espírito Santo 3

Ninguém pode dizer: 'Jesus é o Senhor' a não ser pela acção do Espírito Santo" (1 Co 12, 3) A Igreja convida-nos a invocar o Espírito Santo como mestre interior da oração cristã.

(Catecismo da Igreja Católica, nr. 268)

27/09/2010

Textos de Reflexão para 27 de Setembro

Evangelho: Lc 9, 46-50

46 Começaram a discutir entre si sobre qual deles era o maior. 47 Jesus, vendo os pensamentos do seu coração, tomou pela mão uma criança, pô-la junto de Si, 48 e disse-lhes: «Aquele que receber esta criança em Meu nome, a Mim recebe; e quem Me receber, recebe Aquele que Me enviou. Porque quem de entre vós é o menor, esse é o maior». 49 João, tomando a palavra, disse: «Mestre, nós vimos um que expulsava os demónios em Teu nome e lho proibimos, porque não anda connosco». 50 Jesus respondeu-lhe: «Não lho proibais, porque quem não é contra vós é por vós».

Comentário:

Quem é o maior? Esta questão está sempre presente quando se juntam duas ou mais pessoas. Reparamos muito no outro, o que faz, o que diz, como se veste o que pensa. Julgamos até saber as suas intenções. Esta é a condição humana: competição, luta por destaque, desejo de protagonismo.
Mais uns, outros, menos, todos nós em qualquer momento das nossas vidas passamos por momentos e sentimentos semelhantes.
E, inevitavelmente, estabelecemos comparações, juízos, e, alguma vez,
críticas.
Talvez o “truque” para obviar a estas situações seja lembramo-nos que somos TODOS filhos de Deus, a cada um deu, igualmente, o sopro da vida, uma alma espiritual onde gravou a Sua imagem, uma dignidade e uns direitos absolutamente iguais em todos.
Nem por serem uns mais dotados física ou intelectualmente, ou por diferenças, até, de comportamento, deixam os homens de terem o mesmo valor perante o Criador. A diferença, quando existe, está no merecimento mas, esse, só a Deus compete julgar e decidir, nunca a nós.
(ama, comentário sobre Lc 9, 46-50, Vila do Conde, 2009.09.28)

Tema: Eucaristia 2

A Comunhão é remédio da imortalidade, antídoto contra a morte e alimento para viver sempre em Jesus Cristo. 

(Stº Inácio de Antioquia, Epístola aos Efésios, 20, trad do castelhano por ama)

Doutrina: CCIC – 412:  Em que se funda a igualdade entre os homens?
                   CIC 1934-1935; 1945
Todos os homens gozam de igual dignidade e direitos fundamentais, uma vez que, criados à imagem do Deus único e dotados duma alma racional, têm a mesma natureza e origem e são chamados, em Cristo único salvador, à mesma bem-aventurança divina.

Festa: São Vicente de Paulo

                                                                                                                                                                Nota Histórica
Nasceu na Aquitânia em 1581. Completados os estudos e ordenado sacerdote, exerceu o ministério paroquial em Paris. Fundou a Congregação da Missão, destinada à formação do clero e ao serviço dos pobres; com a ajuda de S. Luísa de Marillac instituiu também a Congregação das Filhas da Caridade. Morreu em Paris no ano 1660. (snl)                                                                                

Tema para breve reflexão - 2010.09.27

Espírito Santo 2

As missões invisíveis do Filho e do Espírito Santo na alma, não são uma simples apropriação, não são uma atribuição, mas são numa participação real da criatura espiritual nas Possessões eternas do Filho e do Espírito Santo.

(S. Tomás de aquino, Suma Teológica, I, q. 43)

26/09/2010

Textos de Reflexão para 26 de Setembro

Evangelho: Lc 16, 19-31

19 «Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e todos os dias se banqueteava esplêndidamente.20 Havia também um mendigo, chamado Lázaro, que, coberto de chagas, estava deitado à sua porta,21 desejando saciar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico, e até os cães vinham lamber-lhe as chagas.22 «Sucedeu morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico, e foi sepultado.23 Quando estava nos tormentos do inferno, levantando os olhos, viu ao longe Abraão e Lázaro no seu seio.24 Então exclamou: Pai Abraão, compadece-te de mim, e manda Lázaro que molhe em água a ponta do seu dedo para refrescar a minha língua, pois sou atormentado nestas chamas.25 Abraão disse-lhe: Filho, lembra-te que recebeste os teus bens em vida, e Lázaro, ao contrário, recebeu males; por isso ele é agora consolado e tu és atormentado.26 Além disso, há entre nós e vós um grande abismo; de maneira que os que querem passar daqui para vós não podem, nem os daí podem passar para nós.27 O rico disse: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à minha casa paterna, 28 pois tenho cinco irmãos, para que os advirta disto, e não suceda virem também eles parar a este lugar de tormentos.29 Abraão disse-lhe: Têm Moisés e os profetas; oiçam-nos.30 Ele, porém, disse: Não basta isso, pai Abraão, mas, se alguém do reino dos mortos for ter com eles, farão penitência.31 Ele disse-lhe: Se não ouvem Moisés e os profetas, também não acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos».

Comentário:

A parábola dissipa dois erros: o dos que negavam a sobrevivêncìa da alma depois da morte e, portanto, a retribuiçào ultraterrena, e o dos que interpretavam a prosperidade material nesta vida como prémio da rectidão moral, e a adversidade, pelo contrário, como castigo. Perante este duplo erro a parábola deixa claros os seguintes ensinamentos: Que imediatamente depois da morte a alma é julgada por Deus de todos os seus actos - juízo particular -, recebendo o prémio ou o castigo merecidos; que a Revelação divina é, de per si, suficiente para que os homens creiam no mais além.
Noutra ordem de ideias, a parábola ensina também a dignidade de toda a pessoa humana pelo facto de o ser, independentemente da sua posição social, económica, cul­tural, religiosa, etc. E o respeito por essa dignidade leva consigo a ajuda ao desprotegido de bens materiais ou espiri­tuais: «Vindo a conclusões práticas e mais urgentes, o Con­cílio recomenda a reverência para com o homem, de ma­neira que cada um deve considerar o próximo, sem excepção, como um outro eu, tendo em conta, antes de mais, a sua vida e os meios necessários para a levar dignamente, não imitando aquele homem rico que não fez caso algum do pobre Lázaro» (Gaudium et spes, nr. 27)
Outra consequência prática do respeito pelo homem é a correcta distribuição de bens materiais, buscando ao mesmo tempo os recursos suficientes para defender a vida do homem, inclusivamente a do que ainda não nasceu, como exortava Paulo VI diante da Assembleia Geral das Nações Unidas: «Na vossa assembleia, inclusive no que diz respeito ao problema da natalidade, é onde o respeito pela vida deve encontrar a sua mais alta profissão e a sua mais razoável defesa. A vossa tarefa é actuar de tal sorte que o pão seja sufïcientemente abundante na mesa da humanidade e não favorecer um controle artificial dos nascimentos, que seria irracional, tendo em vista diminuir o número de comensais no banquete da vida.  

(Paulo VI, Discurso nas Nações Unidas, nr. 6, trad do castelhano por ama)

Tema: Eucaristia 1

A comida material primeiro converte-se no que a come e, em consequência, restaura as suas perdas e acrescenta as suas forças vitais. A comida Espiritual, em troca, converte em si aquele que a come, e assim o efeito próprio deste Sacramento é a conversão do homem em Cristo, para que não viva ele mas sim Cristo nele; e, consequentemente, tem o duplo efeito de restaurar as perdas Espirituais causadas por pecados e deficiências, e aumentar as forças das virtudes. 

(S. Tomás de aquino, Comentário ao livro IV das Sentenças, d. 12, q. 2, a. 11, trad do castelhano por ama)

Doutrina:  CCIC – 411:  Como é que a sociedade assegura a justiça social?
                   CIC 1928-133; 1943-1944

A sociedade assegura a justiça social quando respeita a dignidade e os direitos da pessoa, que constituem o seu próprio fim. Além disso, a sociedade procura a justiça social, que está conexa ao bem comum e ao exercício da autoridade, quando realiza as condições que permitam às associações e ao indivíduo obter aquilo a que têm direito.


Nesta data: Fundação do OPUS DEI http://www.opusdei.org/

Tema para breve reflexão - 2010.09.26

Espírito Santo

Do Espírito Santo procede o conhecimento das coisas futuras, a inteligência dos mistérios, a Compreensão das verdades ocultas, a distribuição dos dons, a cidadania celeste, a conversação com os anjos. Dele a alegria que nunca termina, a perseverança em Deus, a semelhança com Deus e a coisa mais sublime que pode ser pensada - a transformação em Deus.

(S. Basilio, De Spiritu Sancto, 9, 23: NR. 32, 110)

25/09/2010

Tema para breve reflexão - 2010.09.25

Palavra

A palavra da vida não espera; se não nos apropriamos dela levá-la-á o demónio. Ele não é preguiçoso, antes tem os olhos sempre abertos e está sempre preparado para saltar, e levar consigo o Dom que vós não usais.

(Card. J. H. Newman, Sermão para o Domingo da Sexagésima: Chamadas da Graça)
Evangelho: Lc 9, 43-45
43 E todos se admiravam da grandeza de Deus. Enquanto todos admiravam as coisas que fazia, Jesus disse aos discípulos: 44 «Fixai bem estas palavras: O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens». 45 Eles, porém, não entendiam esta linguagem; era-lhes tão obscura que não a compreendiam; e tinham medo de O interrogar acerca dela.
Comentário:

Às vezes, muitas infelizmente, deixamos que a dúvida ou ignorância se instalem e não fazemos o que podemos para saber a verdade ou adquirir os conhecimentos que precisamos. Porquê? A algumas vezes por comodismo outras, talvez a maior parte, porque temos receio da verdade. Os discípulos de Jesus sabiam que Ele não se enganava nem podia enganá-los. Como lhes fala de rendição, entrega nas mãos dos Seus inimigos, eventualmente, sofrer às suas mãos preferiam adiar a pergunta, o esclarecimento, a revelação total da verdade acerca do que estava para vir.
As respostas de Jesus não mudam consoante a altura em que são feitas pelo que, é sempre um erro adiar um esclarecimento de uma dúvida. Quanto mais cedo se conhecer a Verdade melhor se pode corresponder. 

(ama, comentário sobre Lc 9, 43-45, 2010.07.30)

Tema: Família Cristã

Os cristãos não nos sentimos melhores do que os outros, nem mais virtuosos. Mas – hoje, como sempre – estamos chamados pela graça de Deus a ser sal e luz do mundo, fermento da sociedade e, portanto, para revitalizar com o amor e a verdade de Cristo os ambientes culturais e sociais. O Senhor urge-nos dia a dia a sermos exemplo para muitos que vacilam, para lhes mostrar a beleza e o atractivo da nossa fé, no sentido divino do amor humano e, como consequência, do matrimónio fiel e indissolúvel, a grandeza da vocação matrimonial como caminho de santidade, a felicidade da maternidade e da paternidade como participação da paternidade e maternidade de Deus, mediante as quais Ele enriquece e faz crescer a família humana. E quando Deus não envia filhos a um casal que os deseja vivamente, este é outro modo de abençoar, para que estejam especialmente abertos a uma maternidade e a uma paternidade espiritual muito ampla.
Os pais, se interferirem em matérias que não são plena e exclusivamente da sua incumbência – como, por exemplo, a vida espiritual dos filhos – podem causar efeitos desastrosos. Assim, obrigar os filhos a frequentar os sacramentos, pode dar lugar a que se cometam sacrilégios; proibi-los de os receber, pode conduzir a que os filhos pequem opor falta de alimento interior e de energias; pode ser extremamente prejudicial impor um confessor ou proibir a confissão com determinado sacerdote. Não se pode ir mais longe que o que a Igreja determina. Os pais têm o dever de vigiar, fomentar e ajudar os filhos desenvolver a sua vida de piedade, sobretudo durante a infância, mas não devem ultrapassar o limiar da consciência; os filhos podem confiar-se livremente aos pais, mas estes não devem e esquecer que, nos assuntos da alma, quem tem graça de estado, é o sacerdote e, nesta zona, os filhos devem manter a sua independência, pois não dependem dos pais mas de Deus, que foi Quem criou as suas almas sem ajuda de ninguém. 

(Federico Suarez, A Virgem Nossa Senhora, Éfeso, 1967, pg. 154 – 155)

Doutrina: CCIC – 410: Como é que o homem participa na promoção do bem comum?
                  CIC – 1913-1917; 1926

Cada ser humano, segundo o lugar que ocupa e o papel que desempenha, participa na promoção do bem comum respeitando as leis justas e encarregando-se de sectores de que assume a responsabilidade pessoal, como o cuidado da própria família e o empenho no seu trabalho. Para além disso, os cidadãos, na medida do possível, devem tomar parte activa na vida pública.