28/04/2012

Leitura Espiritual para 28 Abr 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Educação


Cubra-me com seu manto de amor

Roberto Carlos


Evangelho do dia e comentário





                 Tempo de Páscoa



Evangelho: Jo 6, 60-69

60 Muitos dos Seus discípulos ouvindo isto, disseram: «Dura é esta linguagem! Quem a pode ouvir?». 61 Jesus, conhecendo em Si mesmo que os Seus discípulos murmuravam por isto, disse-lhes: «Isto escandaliza-vos? 62 Que será quando virdes subir o Filho do Homem para onde estava antes? 63 É o Espírito que vivifica; a carne para nada aproveita. As palavras que Eu vos disse são espírito e vida. 64 Mas há alguns de vós que não crêem». Com efeito Jesus sabia desde o princípio quais eram os que não acreditavam, e quem havia de O entregar. 65 Depois acrescentou: «Por isso Eu vos disse que ninguém pode vir a Mim se não lhe for concedido por Meu Pai». 66 Desde então muitos dos Seus discípulos retiraram-se e já não andavam com Ele. 67 Por isso Jesus disse aos doze: «Também vós quereis retirar-vos?». 68 Simão Pedro respondeu-Lhe: «Senhor, para quem havemos nós de ir? Tu tens palavras de vida eterna. 69 E nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus».

Comentário:

E… nós? Acreditamos?

Temos infinitamente mais ‘razões’, ‘motivos’ e ‘conhecimentos’ que os discípulos, naquela altura, tinham e, por isso mesmo não queremos «retirar-nos» como alguns o fizeram.

Não!

Queremos ficar porque, rendidos à maravilha do Inefável Milagre da Eucaristia, sabendo com fé segura e firme que é o Alimento por excelência que mais convém à nossa alma, não podemos nem queremos afastar-nos de tão excelente dádiva.

(ama, comentário sobre Jo 6, 60-69, 2012.03.27)

Tratado dos Anjos 24

Questão 56: Do conhecimento angélico dos seres imateriais.

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus

Olho para o alto, para o Céu,
e Tu dizes-me:
estou aqui, em Ti!
O amor que sentes, sou Eu!
jma

Penitência é atender os que sofrem

Textos de S. Josemaria

Esta é a receita para o teu caminho de cristão: oração, penitência, trabalho sem descanso, com um cumprimento amoroso do dever. (Forja, 65)

E se agora não te ocorre como responder concretamente aos apelos divinos que se fazem ouvir no teu coração, ouve-me bem.

Penitência é o cumprimento exacto do horário que te fixaste, mesmo que o corpo resista ou a mente pretenda evadir-se com sonhos quiméricos. Penitência é levantares-te pontualmente. E também, não deixar para mais tarde, sem motivo justificado, essa tarefa que te é mais difícil ou custosa.
A penitência está em saber compaginar as tuas obrigações relativas a Deus, aos outros e a ti próprio, exigindo-te, de modo que consigas encontrar o tempo necessário para cada coisa. És penitente quando te submetes amorosamente ao teu plano de oração, apesar de estares cansado, sem vontade ou frio. (Amigos de Deus, 138)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet