14/01/2012

Evangelho do dia e comentário













T. Comum– I Semana


Evangelho: Mc 2, 13-17

13 Foi outra vez para a beira mar. Todo o povo ia ter com Ele e Ele ensinava-os.14 Ao passar viu Levi, filho de Alfeu, sentado no banco dos cobradores de impostos, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele, levantando-se, seguiu-O. 15 Aconteceu que, estando Jesus sentado à mesa em casa dele, estavam também à mesma mesa com Jesus e os Seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos que também O seguiam. 16 Os escribas e fariseus, vendo que Jesus comia com os pecadores e publicanos, diziam aos discípulos: «Porque come e bebe o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?». 17 Ouvindo isto, Jesus disse-lhes: «Não têm necessidade de médico os sãos, mas os doentes; Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».

Comentário:

Este: “segue-me” de Jesus deveria ter tal inflexão de voz, tal profundidade de tom, tal alcance que não era possível a quem ouvia esta interpelação deixar-se ficar sem reagir de imediato.
Segue-me, talvez fosse uma interpelação comum feita pelos Mestres de Israel aos seus discípulos. Não parece contudo que se possa pôr no mesmo plano que esta convocatória de Jesus.
Aqui há uma decisão súbita, não preparada. Não houve uma apresentação prévia entre Jesus e Mateus. O Evangelista refere claramente que Jesus ia a passar e que viu Levi no seu posto de trabalho. Não cita nenhuma troca de palavras entre os dois, nem sequer um cumprimento em que ambos se dão a conhecer um ao outro.

Logo, esta interpelação de Jesus, mais que um convite, soa como que uma ordem imperativa que não admite recusa.

De facto, Levi, não tem qualquer hesitação e, levantando-se segue Jesus com tal naturalidade que, provavelmente, alguns dos circunstantes poderia ter pensado que se tratava de algo combinado previamente.
Constatamos que este seguimento de Jesus, esta correspondência pela parte de Mateus ao chamamento do Mestre, é para valer, uma decisão para toda a vida. A partir daquele momento, o cobrador de impostos tem a sua vida intimamente ligada à vida de Jesus Cristo.

Não faz a mais pequena ideia do que Cristo lhe vai pedir, nem sequer lhe pode passar pela cabeça que virá a ser um dos quatro inspirados a contar a história da salvação concentrada na narrativa da vida de Jesus na terra.
Durante o banquete percebe perfeitamente que as palavras de Jesus lhe dizem respeito, quando refere que não veio para chamar os justos mas os pecadores. E sente-se de tal forma honrado como pecador que se transforma num justo demonstrando o seu arrependimento e desejos de ressarcir o mal eventualmente praticado.

A outros, Jesus explicou os Seus planos: «farei de vós pescadores de homens», a Mateus não, deixa-o descobrir por si mesmo o que quer que faça. E, afortunadamente, Mateus, descobre a sua missão, o papel que, a partir de agora, lhe compete desempenhar na campanha do anúncio da chegada do Reino de Deus: assistir e ouvir com redobrada atenção, à actuação e palavras do Senhor para, mais tarde, as poder lavrar em livro para que a posteridade saiba, fidedignamente, o que o Salvador fez e disse.


(ama, comentário sobre Mt 2, 13-17, 2010.12.07)

Leitura Espiritual para 14 Jan 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)



Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver texto completo para hoje, clicar abaixo

Quem pode ser do Opus Dei

Venezuela 1975

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus

Não guardes no teu coração o
 rancor, o azedume.
São venenos, que te afastam da
 conversão.



jma


Tratado De Deo Trino 60

Questão 40: Das Pessoas quanto às relações ou propriedades.

Art. 4 – Se os actos nocionais se preinteligem às propriedades.

(I Sent., dist. XXVII, q. 1, a. 2; De Pot., q. 8. a. 3, ad 7; q. 10, a. 3; Compend. Theol., cap. LXIII).

O quarto discute-se assim. – Parece que os actos nocionais se preinteligem às propriedades.

1. – Pois, diz o Mestre das Sentenças, que o Pai sempre é, porque sempre gerou o Filho [1]. E assim, parece que a geração, intelectualmente, precede à paternidade.

2. Demais. – Toda relação pressupõe, no intelecto, aquilo no que se funda; p. ex., a igualdade supõe a quantidade. Ora, a paternidade é uma relação fundada na acção chamada geração. Logo, a paternidade pressupõe a geração.

3. Demais. – A geração activa está para a paternidade como a natividade, para a filiação. Ora, a filiação pressupõe a natividade, pois, o Filho o é porque nasceu. Logo, também a paternidade pressupõe a geração.

Mas, em contrário. – A geração é obra da pessoa do Pai. Ora, esta é a paternidade que a constitui. Logo, a paternidade é anterior, conceptualmente, à geração.



Para ver a solução, clicar:

A evolução do evolucionismo 14

Que precursores teve Darwin?

No mesmo ano que Darwin nasceu, (1809), Lamarck apresentou na sua Filosofia zoológica a ideia básica do transformismo: as espécies foram aparecendo dentro de um processo evolutivo no qual umas se transformam noutras. Supunha-se que o mecanismo de transformação era a herança de caracteres adquiridos pelos seres vivos no seu esforço peor adaptar-se ao meio. É clássico o exemplo da girafa, que chegaria a ter um pescoço tão comprido à base de repetidos esforços para alcançar o alimento nos ramos das árvores. Mediante esses esforços, os viventes desenvolveriam os órgãos mais utilizados, e a transmissão hereditária desse nível de desenvolvimento daria lugar a mudanças que finalmente suporiam uma nova espécie. Darwin propôs-se explicar a razão das semelhanças entre espécies apelando ao transformismo de Lamarck e a um processo de selecção natural, dentro de uma descendência ininterrupta a partir de antepassados comuns.

(jose ramón ayllón, trad. ama)


A riqueza da fé

Textos de São Josemaria Escrivá

Não sejas pessimista. – Não sabes que tudo quanto sucede ou pode suceder é para bem? – O teu optimismo será a consequência necessária da tua fé. (Caminho, 378)

No meio das limitações inseparáveis da nossa situação presente, porque o pecado ainda habita em nós de algum modo, o cristão vê com nova clareza toda a riqueza da sua filiação divina, quando se reconhece plenamente livre porque trabalha nas coisas do seu Pai, quando a sua alegria se torna constante por nada ser capaz de lhe destruir a esperança.
Pois é também nesse momento que é capaz de admirar todas as belezas e maravilhas da Terra, de apreciar toda a riqueza e toda a bondade, de amar com a inteireza e a pureza para que foi criado o coração humano.
Também é nessa altura que a dor perante o pecado não degenera num gesto amargo, desesperado ou altivo porque a compunção e o conhecimento da fraqueza humana conduzem-no a identificar-se outra vez com as ânsias redentoras de Cristo e a sentir mais profundamente a solidariedade com todos os homens. É então, finalmente, que o cristão experimenta em si com segurança a força do Espírito Santo, de tal maneira que as suas quedas pessoais não o abatem; são um convite a recomeçar e a continuar a ser testemunha fiel de Cristo em todas as encruzilhadas da Terra, apesar das misérias pessoais, que nestes casos costumam ser faltas leves, que apenas turvam a alma; e, ainda que fossem graves, acudindo ao Sacramento da Penitência com compunção, volta-se à paz de Deus e a ser de novo uma boa testemunha das suas misericórdias.
Tal é, em breve resumo que mal consegue traduzir em pobres palavras humanas a riqueza da fé, a vida do cristão, quando se deixa guiar pelo Espírito Santo. (Cristo que passa, 138

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet