29/01/2011

Evangelho e comentário do dia


Tempo comum - III Semana



EvangelhoMc 4, 35-41

35 Naquele mesmo dia, ao cair da tarde, disse-lhes: «Passemos à outra margem». 36 Eles, deixando a multidão, levaram-n'O consigo, assim como estava, na barca. Outras embarcações O seguiram. 37 Então levantou-se uma grande tempestade de vento, e as ondas lançavam-se sobre a barca, de tal modo que a barca se enchia de água.38 Jesus estava na popa a dormir sobre um travesseiro. Acordaram-n'O e disseram-Lhe: «Mestre, não Te importas que pereçamos?». 39 Ele levantou-Se, ameaçou o vento e disse para o mar: «Cala-te, emudece». O vento amainou e seguiu-se uma grande bonança. 40 Depois disse-lhes: «Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?». Ficaram cheios de grande temor, e diziam uns para os outros: 41 «Quem será Este, que até o vento e o mar Lhe obedecem?».
Meditação:



Porque temo, Senhor?!
Porque me parece que dormes, que não Te dás conta da tempestade que me assalta, da tormenta que me assedia.
E, na minha perturbação, oiço-te:

“Sim, Eu durmo, é verdade, a Minha humanidade que, por tua causa assumi, leva-me ao cansaço e o corpo, rendido, adormece; mas, acaso não estou no teu barco?
Como podes então supor que o vento ou o mar ou outra coisa qualquer, tem algum poder sobre Mim?! A Minha humanidade pode adormecer mas a Minha divindade permanece e, Eu, sou o Senhor de todas as coisas… não acreditas nisto?”

Ó Senhor, eu acredito, mas bem sabes como a minha fé é débil e que, sem Ti, me sinto perdido. Fica comigo, Senhor, fica no meu barco, dorme, descansa que eu fico de vela para garantir o Teu descanso.

Mas, não esqueças, Senhor: aumenta a minha pouca fé! 


(ama, meditação sobre Mc 4, 45-41, 2009.06.30)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.