29/11/2010

Boa Tarde!

Nota!


Reservando a privacidade e sob este título genérico de Boa tarde!, começam

hoje a publicar-se alguns diálogos, recados e excertos de conversas a respeito

 da Melhoria Pessoal e da Vida Interior. 

Que possam ter utilidade na reflexão sobre situações talvez bastante comuns a

quem envereda por estes caminhos.

Bom Dia! 61


Por isso os profissionais ou aqueles que de algum modo trabalham nos meios de informação têm uma enorme responsabilidade em observar um rigoroso critério pessoal e preocupada ética profissional.
Não deveria ser possível que alguém falto de sólida formação moral e social pudesse exercer essa profissão.

Não sucede assim, infelizmente e parece que tanto faz escrever ou dizer seja o que for, verdade, mentira, especulação ou, até descarada invenção, porque as consequências não preocupam minimamente quem o faz.

Por vezes a notícia é dada de forma intoleravelmente insidiosa: ''será que fulano fez isto'' e, a falta de critério de quem o faz fica bem patente, com o simples ponto de interrogação quem o fez, julga-se ao abrigo de qualquer infracção ética.

Por estes motivos a informação pública está cada vez mais descredibilizada contribuindo enormemente para uma sociedade mal ou deficientemente informada dando origem a um crescente numero de pessoas indecisas quando chamadas a escolher, nomeadamente através do voto, aquilo ou aqueles que podem ser decisivos para a vida própria, em particular e da sociedade em geral.

61


Para ver desde o início, clicar aqui: http://sextodosnove-ontiano.blogspot.com/

Textos de Reflexão para 29 de Novembro

1ª Segunda-Feira do Advento 29 de Novembro

Tema para consideração: Dispor-se interiormente

·         Purificação da alma
Perante a vinda eminente do Senhor, os homens devem dispor-se interiormente, fazer penitência dos seus pecados, rectificar a sua vida para receber a graça especial divina que traz o Messias. Tudo isso significa esse aplanar os montes, rectificar e suavizar os caminhos de que fala o Baptista. (...)
A Igreja na sua liturgia do Advento anuncia-nos todos os anos a vinda de Jesus Cristo, Salvador nosso, e exorta cada cristão a essa purificação da sua alma mediante uma renovada conversão interior. 

(Bíblia Sagrada, anotada pela Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra, Comentário, Lc 3, 4-6)

Evangelho: Mt 8, 5-11

5 Tendo entrado em Cafarnaum, aproximou-se d'Ele um centurião, e fez-Lhe uma súplica, 6 dizendo: «Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico e sofre muito». 7 Jesus disse-lhe: «Eu irei e o curarei». 8 Mas o centurião, respondeu: «Senhor, eu não sou digno de que entres na minha casa; diz, porém, uma só palavra, e o meu servo será curado. 9 Pois também eu sou um homem sujeito a outro, mas tenho soldados às minhas ordens, e digo a um: “Vai”, e ele vai; e a outro: “Vem”, e ele vem; e ao meu servo: “Faz isto”, e ele o faz». 10 Jesus, ouvindo estas palavras, admirou-Se, e disse para os que O seguiam: «Em verdade vos digo: Não achei fé tão grande em Israel. 11 Digo-vos, pois, que virão muitos do Oriente e do Ocidente, e se sentarão com Abraão, Isaac e Jacob no Reino dos Céus,



Nota:
Durante o Tempo do Advento não publicamos o costumado Comentário e/ou Meditação sobre o Evangelho do dia. Convidamos o leitor a fazê-lo e a amabilidade de o “postar) em comentários. 

Comentário:

Os maiores elogios que o Senhor faz a alguém e que constam nos Evangelhos, são feitos a propósito da Fé. Para se conseguir o que se pretende é fundamental acreditar profundamente que o Senhor pode, se quiser, fazê-lo. Não se pedem coisas como que para “experimentar” a Misericórdia do Senhor. Deus não se compadece com “experiências” ou “lágrimas de crocodilo”, atende, apenas, quem a Ele se dirige com a convicção profunda de que, Ele, ouve a petição, e, ouvindo-a, a atenderá se daí vier, de facto, um bem para quem Lhe pede. 

(ama, comentário sobre Mt 8, 5-11, 2010.10.27)

Doutrina: CCIC – 574:  Quais as dificuldades da oração?
                   CIC 2729-2733;  2754-2755

A distracção é a dificuldade habitual da nossa oração. Ela afasta da atenção a Deus e pode também revelar aquilo a que estamos apegados. O nosso coração deve então regressar humildemente ao Senhor. A oração é muitas vezes insidiada pela aridez, cuja superação, na fé, permite aderir ao Senhor, mesmo sem uma consolação sensível. A acédia é uma forma de preguiça espiritual devida ao relaxamento da vigilância e à negligência na guarda do coração.

Festa: Santo André - Apóstolo

                                                                                                                                                              Nota Histórica André, natural de Betsaida, foi primeiramente discípulo de João Baptista e depois seguiu a Cristo, a quem apresentou também seu irmão Pedro. Juntamente com Filipe introduziu à presença de Jesus uns gentios que O queriam ver, e foi ele também que indicou o rapaz que tinha os peixes e o pão. Segundo uma tradição, depois do Pentecostes pregou em diversas regiões e foi crucificado na Acaia. (SNL)

Tema para breve reflexão - 2010.11.29

Comunhão Eucarística 2

Haverá quem diga: por isso, precisamente, não comungo mais amiúde, porque me vejo frio no amor (...). E, porque te vês frio queres afastar-te do fogo? Precisamente porque sentes gelado o teu coração deves acercar-te mais amiúde deste Sacramento, sempre que alimentes desejo sincero de amor a Jesus Cristo. Acerca-te da Comunhão, mesmo quando te sintas tíbio, confiando totalmente na misericórdia divina, porque quanto mais doente alguém se encontra, tanta maior necessidade tem de médico.

(Stº Afonso Maria de Ligório, Prática do Amor a Jesus Cristo, 2)