18/11/2010

Bom Dia! 50



Dar a Deus porque dele nos vem tudo e, realmente, em última análise, tudo Lhe pertence.

Isto acaba por acontecer quer queiramos quer não. 
Com a nossa morte o que eventualmente estiver na nossa posse será inexoravelmente repartido.

Percebe-se que dar ou repartir de forma voluntária e consciente tem um mérito que esta última não tem.

Na famosa frase de Jesus sobre a qual estamos dissertando encerra-se um princípio natural e justo, sem dúvida, mas, sobretudo completo, ou seja, não pode ser dividido.
Dizendo de outra forma, o homem completo só de facto o é quando cumpre o princípio enunciado de forma total: 

Dar a César o que é de César e, a Deus, o que é de Deus.

50


Para ver desde o início, clicar aqui: http://sextodosnove-ontiano.blogspot.com/

Tema para breve reflexão - 2010.11.18

Tristeza 2

A tristeza exerce um efeito paralisante sobre a nossa fé.

(Tadeus Dajczer, Meditações sobre a Fé, Paulus, 4ª Ed., pg. 89)

Textos de Reflexão para 18 de Novembro

Quinta 18 Nov

Evangelho: Mt 14, 22-33

22 Imediatamente Jesus obrigou os Seus discípulos a subir para a barca e a passarem antes d'Ele à outra margem do lago, enquanto despedia a multidão. 23 Despedida esta, subiu a um monte para orar a sós. Quando chegou a noite, achava-Se ali só. 24 Entretanto a barca no meio do mar era batida pelas ondas, porque o vento era contrário.25 Ora, na quarta vigília da noite, Jesus foi ter com eles, andando sobre o mar. 26 Os discípulos, quando O viram andar sobre o mar, assustaram-se e disseram: «É um fantasma». E, com medo, começaram a gritar. 27 Mas Jesus falou-lhes imediatamente dizendo: «Tende confiança: sou Eu, não temais». 28 Pedro, tomando a palavra, disse: «Senhor, se és Tu, manda-me ir até onde estás por sobre as águas». 29 Ele disse: «Vem!». Descendo Pedro da barca, caminhava sobre as águas para ir ter com Jesus. 30 Vendo, porém, que o vento era forte, teve medo e, começando a afundar-se, gritou, dizendo: «Senhor salva-me!». 31 Imediatamente Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?». 32 Depois que subiram para a barca, o vento cessou. 33 Os que estavam na barca prostraram-se diante d'Ele, dizendo: «Verdadeiramente Tu és o Filho de Deus».

Comentário:

Jesus retira-se para orar. Retirar-se significa recolher-se, ficar a sós consigo e, neste caso, com Deus. É, sem dúvida, a melhor forma de estar com Ele. Sozinho com Deus, o homem tem a possibilidade de encontrar uma linha de diálogo serena e profícua com o Senhor. Isto é oração. Pode não haver palavras, suspiros, emoções, basta sentir-se na Sua presença e manter essas disposições da alma, do espírito, que nos vão conduzindo, serenamente, sem pressas. E então, seguramente, Deus responde com as inspirações que procuramos para saciar a secura que, por vezes, nos acicata. 

(ama, comentário sobre Mt 14, 22-23, 2009.07.07)

Tema: Novíssimos - Morte 5
«Onde está, ò morte, a tua vitória» (1 Cor 15, 55)
A morte foi vencida por Jesus Cristo na Cruz. Com Ele, n’Ele e por Ele, também nós vencemos a morte. Assim abracemos a morte como uma amiga que nos permite aceder, pela graça de Deus, à plenitude da vida. 

(jma, sobre Morte 5, 2010.10.26)

Doutrina: CCIC – 563: Como exercer a autoridade nos diferentes âmbitos
                                      da sociedade civil?
                CIC – 2234-2237; 2254

A autoridade deve ser exercida, como um serviço, respeitando os direitos fundamentais da pessoa humana, uma justa hierarquia de valores, as leis, a justiça distributiva, e o princípio de subsidiariedade. No exercício da autoridade, cada um deve procurar o interesse da comunidade em vez do próprio e deve inspirar as suas decisões na verdade acerca de Deus, do homem e do mundo.